Vestido de Noiva

Vestido de Noiva Nelson Rodrigues

Resenhas - Vestido de Noiva

Mika 20/03/2024

É uma boa peça
Aquele clássico incesto misturado com talaricagem de algumas peças. Ela tem o mesmo tema de a serpente mas de um jeito um tanto diferente

TalesVR 24/02/2024

SINISTRO
A leitura da peça Vestido de Noiva foi, para mim, uma experiência assustadora que aflorou todo tipo de sentimento. Nelson Rodrigues com toda sua canalhice leva o leitor/espectador para a casa da insanidade. Isso aqui não é uma simples historinha de traição, é um roteiro que chega a dar MEDO, ser uma coisa ruim, macabra, sei lá o que que foi isso.

Ah, tem um porém que é óbvio e pode não ser também. Não sei como são outras edições, eu li uma que era só o roteiro na íntegra e aí isso pode ser beeeeem confuso para um leitor não familiarizado. É um toma lá da cá constante, a trama acontece em vários planos reais e irreais ao mesmo tempo, personagens vão e vem muito rápido. Ainda não vi ela sendo encenada, mas dá pra perceber que exige uma produção e empenho grandes.
Renata_ Pandora 28/02/2024minha estante
Ah acho que já li esse, ele tem um fetiche em ver as noivas mortas é isso?

TalesVR 28/02/2024minha estante
Não, mas não duvido nem um pouco que pudesse ter existido algo assim do Nelson Rodrigues mesmo kkkkkkkkkk nesse aí duas mulheres mortas ficam relembrando suas mortes sem saber que já partiram, elas tomam consciência disso no final. E uma que é a principal estava envolvida num triângulo amoroso com a própria irmã que planejava matar ela e ficar com o marido. Acabou que ela morreu de acidente de carro aleatoriamente e isso mudou tudo.

No final tem bastante a ver com noivas mortas sim, só que sem a parte do fetiche kkk

Renata_ Pandora 28/02/2024minha estante
Entendi, eu li alguns dele, ele tem um fascínio sexual pela morte nos que eu li. ?

Gabriela 31/01/2024

Li depois de assistir a peça e agora quero assistir de novo rs?.
Foi bem esclarecedor ler depois de assistir, porque é bem confuso, se fosse ler de primeira acho que não teria entendido nada, porque ja vendo a peça foi difícil acompanhar os 3 planos kkkkk, mas o conjunto dos dois foi perfeito?

Viviane.Lopes.Costa 25/01/2024

Peça perfeita de Nelson Rodrigues que aborda o conflito entre duas irmãs e o triângulo amoroso delas com Pedro?
Como sempre, perfeito!
Tive a oportunidade de ver a montagem da peça no último final de semana e fiquei apaixonada!
Recomendadíssimo!

JosA225 30/12/2023

Vestido de Noiva
A peça que inaugurou o moderno teatro brasileiro. Nelson Rodrigues, o nosso Shakespeare. nessa peça temos a estória de irmã que rouba o namorado da irmã mas um dia morre atropelada. Tudo é possível para o nosso dramaturgo traumático favorito.

Laví 23/12/2023

Eu não dava nada para este livro. Por ser um roteiro e por ter um sinopse nada chamativa. Mas a forma que é contada é muito legal, imagino isso numa peça de teatro ao vivo. O autor fez uma cena em q a personagem n se lembrava do que acontecia então essa mesma cena é repetida várias vezes só que de formas diferentes cada vez mais detalhada a medida que a personagem lembra o que houve. É muito doido, mas recomendo pra quem gosta de teatro

maryelli0 22/12/2023

Leitura rápida, mas um pouco confusa. Tem que estar bem atento na história pra não se perder.
Gostei muito de ler depois de ter aulas sobre o livro, e já conhecer um pouco do autor.

O modelo de roteiro de peça teatral faz com que a imaginação fiquei ainda mais rica, quero muito ver a peça. Deve ser ainda mais divertida!

Sjapa019 12/11/2023

O livro é bem confuso, teve partes que demorei para entender.
A Alaíde rouba o namorado da irmã e as duas ficam brigando por causa de homem.

Tati.Lima 08/11/2023

Vamos por partes, o livro é interessante e uma leitura realmente rápida.  A história é narrada como se fosse uma peça de teatro em 3 atos. Acho que como peça deva ser muito melhor de acompanhar, e mais fácil de compreender do q como livro. Vendo no palco é uma coisa, ler seu roteiro é outra completamente diferente. Confesso que tive certa dificuldade para entender tudo que estava acontecendo e em algumas passagens tive que voltar e reler alguns dos trechos. Mesmo com um final muito bom, achei q algumas coisas menores não ficaram muito bem esclarecidas, principalmente no q dizia respeito a divisão do q era loucura, o q era memória e o q era realidade. Enfim, com todo o respeito a genialidade de Nelson Rodrigues, não funcionou tão bem assim comigo.

Lilian 28/08/2023

Teatro
A peça é inovadora para a época, mas bastante datada. Vale a importância histórica que tem para o teatro brasileiro

Natalia.Tamaio 21/08/2023

E segue genial...
?Um morto é bom, porque a gente deixa num lugar e quando volta ele está na mesma posição.? (Alaíde)
Apesar da frase acima parecer cômica, Vestido de Noiva é uma peça teatral de Nelson Rodrigues que é tragi-funebre. A obra foi um marco na história da dramaturgia brasileira, principalmente por ter sido escrita de maneira tão crua em uma sociedade ainda conservadora ? 1943, e ler esse enredo em livro foi uma volta aos meus tempos de colegial, onde me apaixonei pelas histórias rodrigueanas que queriam mostrar ?A Vida como Ela é?.
Vestido de Noiva começa com um atropelamento e então nos apresenta Alaíde, uma mulher casada que é quem acabou de sofrer o acidente, porém seu enredo no palco é encenado em três planos: o plano da Alucinação, o plano da Memória e o plano da Realidade ? e sim, eu sigo achando isso GENIAL. No plano da Realidade Alaíde passa por uma cirurgia e está entre a vida e a morte. Acompanhamos então a protagonista tentando entender quem a atropelou, alucinando sobre se ela também matou alguém, e criando neste mesmo plano da Alucinação um encontro com Madame Clessi, uma prostituta antiga que foi assassinada e cuja história virou objeto de admiração de Alaíde, que acabou lendo seu diário ao descobrir que sua família estava morando na casa que era de Clessi. No plano da Memória, vemos Alaíde recordando momentos com a Mulher de Véu e com Pedro, seu marido, conflito que dá dicas de que fatos culminaram no atropelamento de Alaíde.
Como é impossível contar muito da história sem dar spoiler, o enredo fica parecendo simples, mas repito: ele é GENIAL. É incrível perceber como o plano da Alucinação dá, na verdade, pistas de como Alaíde se sentia em vida, coisas que talvez ela gostaria que estivessem no plano da Memória, e a ponte que Nelson faz entre duas mulheres que buscavam ser livres ? Alaíde e Madame Clessi ? e o quanto o amor na verdade foi o motivo da morte de ambas.
Eu amo essa história e a genialidade do Nelson atravessa décadas e séculos. O autor começou a trabalhar aos 13 anos de idade como repórter em um jornal do pai retratando os acontecidos na seção policial, e daí pode ter vindo a inspiração de uma tragédia como Vestido de Noiva.