O Trivium

O Trivium Irmã Miriam Joseph

Resenhas - O Trivium

Raomi1 14/02/2024

Um pouco maçante, mas muito sintético
A obra carrega um jargão um pouco denso, pelo menos na minha interpretação, e que não tem a pretensão de ser algo fluído, muito menos um livro que se pode absorver o conteúdo em apenas uma passada de olhos.

O leitor é guiado pelos principais tópicos das artes liberais de maneira progressiva, tratando de aspectos mais grosseiros como a gramática propriamente dita, o desencadeamento estrutural que proporcionam coerência e coesão, para enfim introduzir ao elemento que ao meu ver foi muito bem explorado: a lógica. A partir disso que a obra consegue pegar os melhores modelos e exemplos para ensinar dadas as definições usadas em tópicos como silogismos, falácias, proposições e demais pontos essenciais para argumentação e construção de um desencadeamento de ideias conciso.

Essa foi a primeira leitura que fiz da obra, não será a última e acredito que esse livro é algo a ser mantido para consultas posteriores.

Zenaildo 31/12/2023

Trivium
Livro sensacional explica as artes da idade média para era moderna já e te ensina como pensar com lógica como a como ter uma retórica e como desenvolver a gramática é um livro clássico e muito importante para o aprendizado ou a educação clássica.

Romeu Felix 29/05/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Introdução:
"O Trivium: As Artes Liberais da Lógica, Gramática e Retórica", escrito por Irmã Miriam Joseph e publicado em 2015, apresenta uma abordagem detalhada e abrangente das três artes liberais clássicas: lógica, gramática e retórica. Nesta obra, a autora explora a importância dessas disciplinas como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico, comunicação efetiva e compreensão profunda da linguagem.

Resumo do conteúdo:
O livro se divide em três partes, cada uma abordando uma das artes liberais: lógica, gramática e retórica.

Lógica: A autora explora os princípios e técnicas da lógica, fornecendo uma introdução detalhada ao raciocínio dedutivo e indutivo. Ela aborda conceitos como proposições, termos, silogismos e falácias, oferecendo exemplos e exercícios práticos para desenvolver habilidades de pensamento crítico.

Gramática: Nesta parte, Irmã Miriam Joseph explora a estrutura e o funcionamento da língua, fornecendo uma visão abrangente da gramática. Ela aborda elementos como fonética, morfologia, sintaxe e semântica, além de discutir a importância do estudo da gramática para a compreensão e expressão adequada da linguagem.

Retórica: A autora explora os princípios da retórica, que dizem respeito à arte da persuasão e da comunicação efetiva. Ela discute os diferentes tipos de discurso, técnicas de argumentação, figuras de linguagem e o papel da retórica na construção de um discurso persuasivo e convincente.

Conclusão:
"O Trivium: As Artes Liberais da Lógica, Gramática e Retórica", escrito por Irmã Miriam Joseph, é uma obra essencial para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos nas artes liberais clássicas. Com 320 páginas e escrito em português, o livro oferece uma visão detalhada e abrangente da lógica, gramática e retórica, destacando a importância dessas disciplinas como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico, comunicação efetiva e compreensão profunda da linguagem. A autora apresenta os conceitos de forma clara e acessível, fornecendo exemplos e exercícios práticos para a aplicação dos conhecimentos adquiridos. "O Trivium" é uma leitura recomendada para estudantes, professores e entusiastas da linguagem, que desejam aprimorar suas habilidades de pensamento, comunicação e análise linguística.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
Gessyca.Libny 11/02/2024minha estante
Obrigada por compartilhar! Agora sei que está alinhado às minhas expectativas.

Valesi 10/10/2022

Denso
Livro bom e completo, mas muito denso, de leitura difícil.
É preciso muita atenção, releituras e um caderno de notas para apreender mais dele.
Não é uma leitura para passar o tempo.

Filipe378 08/06/2022

Esse livro realmente consegue nos mostrar o que é a verdadeira educação. Com o conhecimento contido aqui estamos prontos para nos educarmos de forma autonoma. Mas a verdade é que só com esse livro não se pode aprender todo o conteúdo que ele contém. Ele é insuficiente para tal, pois trata dos assuntos de forma muito breve e sem aprofundamento; epenas pincela os conteúdos.
Porém, como uma bússola, ele nos aponta para o caminho certo e nos dá um vislumbre do que precisamos saber.
Essa leitura foi mt prazerosa e pude absorver mt conteúdo também. Recomendo para todos.

Igor13 16/05/2022

Abandonei logo no início e não teria nem condição de avaliar a qualidade técnica do livro, mas vale uma obsevação...
que percebi logo na introdução que demonstra um certo descasamento da realidade de certos grupos, nesse caso, religiosos da Igreja Católica.

Sim, o cristianismo, tanto instituições católicas, que são diversas e não se restrigem ao Vaticano, tiveram papel central na manutenção do conhecimento acumulado após a queda de Roma, além de ajudarem, e muito no, desenvolvimento da cultural Ocidental. Como disse, de várias instituições, como monastérios, universidades etc.

Após as divisões 'protestantes', a coisa ficou mais plural e da flexibilização da censura, a ciência e possibilidade de discussão de novas ideias nos trouxeram para o mundo atual. Nem sempre por caminhos tranquilos, mas é inegável que estamos em outro nível tecnológico e intelectal superior. Quem discorda, não sabe como era a vida há 500, 1000 anos atrás.

Nesse ponto é que me chamou a atenção a introdução desta obra. Um desabafo até agressivo contra o 'secularismo', sistema de ensino e organização estatal modernos. Bem, dá pra escrever livros sobre problemas na educação em massa modernos, sistema estatal e hipocrisias, modismos, vitimismos e assim por diante. Porém, esperava muito mais de um material que se propõe a trazer as melhores técnicas de lógica, gramática e oratória.

Não, as críticas são mais desabafos de esquina, de papo de buteco, amadores, e não de professores, doutores. Como disse, há espaço, e muito, para críticas, e posso indicar alguns materiais sobre isso. Mas da forma de entrada desse livro, não dá. Falam da "verdade" do evangêlio, mas vejo recalque e doutrinação.

Sim, nossa sociedade atual está muito longe da ideal - seja lá o que seja isso -, mas a medieval estava mais ainda. Até porque não era costume aceitar críticas ou se procurar a verdade física, factual, mas doutrinária de interesse do grupo no poder. Afinal de contas, não se contesta a autoridade da 'Bíblia' e a interepretação exclusiva da Igreja Católica. Contra a 'autoridade' de Simão, 'a Pedra' - então Pedro -, não há argumentos, lógica, ou fatos contrários. A verdade é argumento de autoridade e ponto.

Bem, se o leitor gosta desse 'estilo', e gostaria de viver numa sociedade assim - desde que no topo - é claro, intocável -, então desconsidere minhas palavras e viva na ilusão da 'verdade'.

Confesso que até gostaria de ler um livro mais sério sobre a evolução do sistema educacional ocidental na era medieval. Sim, muitas, muitas coisas são dignas de respeito e admiração. Doutrinação, não.
OshoTemRazao 24/12/2022minha estante
Se você não leu o livro, então tua resenha vale o que você exige da leitura.

Pamela 13/01/2023minha estante
Procure pelos livros A Inveja dos Anjos do C. Stephen Jaeger e História da Educação na Idade Média do Ruy Afonso da Costa Nunes.

Igor13 01/03/2023minha estante
Obrigado, Pamela, consegui baixar o livro do Ruy Afonso e vi que possui outros sobre a evolução da educação.

tiagonbraz 17/11/2021

O Trivium, de Irmã Miriam Joseph
"As artes utilitárias ou servis permitem que alguém sirva - a outrem, ao estado, a uma corporação, a uma profissão - e que ganhe a vida. As artes liberais, em contraste, ensinam como viver; elas treinam uma pessoa a erguer-se acima de seu ambiente natural para viver uma vida intelectual e racional, e, portanto, a viver uma vida conquistando a verdade."

O Trivium é baseado nas Sete Artes Liberais, que eram ensinadas aos jovens estudantes da Idade Média. Começava-se por meio da Gramática, Lógica e Retórica - O Trivium, do qual trata este livro. A introdução, de José Monir Nasser e Carlos Nougué, enfatizam a importância deste livro e das Artes Liberais para a educação como um todo; e mostram, ainda, os problemas atuais no contexto de nosso país: a educação como mero instrumento de ascensão social, e não a educação como um fim.
De fato, é visível que a esmagadora maioria das pessoas estuda somente para passar em algum concurso público ou vestibular, e depois deixa de fazê-lo. Não que isso seja errado - afinal, é como o sistema funciona. Mas serve de reflexão: a quantidade de pessoas que tem o desenvolvimento intelectual como objetivo é ínfima. Diante disso, há cada vez mais super-especialistas. Cada pessoa vê o mundo com a lente míope de sua subespecialidade; não há mais a visão universal.
O Trivium tenta mudar esse cenário, voltando às bases da educação liberal. Ora, não se pode avançar em qualquer outro assunto se a linguagem não for completamente (ou quase) dominada; de outro modo, será dificílimo entender e ser entendido. Por isso, o livro traz bases de Gramática, Lógica e Retórica, não do português - mas de forma universal. Qualquer língua do planeta deve obedecer a essas regras para que haja uma comunicação eficaz.
Certas passagens do livro são maçantes, especialmente a Lógica, e principalmente para um leitor não acostumado a este tipo de leitura (como eu). No entanto, há passagens valiosíssimas, que para alguém interessado no assunto e disposto a melhorar sua escrita e comunicação, são imprescindíveis.

Diogo.Zimmermann 17/08/2021

Leitura mais do que essencial
Veja bem, O Trivium é uma leitura essencial não pelo fato de que deveríamos voltar ao ensino medieval. No entanto, o livro traz assuntos mais do que pertinentes na área da Gramática e principalmente da Lógica.

Para quem está querendo começar a adentrar e aprender sobre Lógica, O Trivium é essencial. Contando com exercícios sobre as diferentes definições, a obra vai, após uma leitura boa e aprofundada, lhe dar uma boa base para iniciar.

Ana Letícia 12/08/2021

d'O Trivium
"Na verdadeira educação liberal, (...) a atividade essencial do estudante é relacionar os fatos aprendidos num todo unificado e orgânico, assimilando-os tal como um corpo assimila alimento, ou, ainda, como a rosa assimila nutrientes do solo e daí cresce em tamanho, vitalidade e beleza." Irmã Miriam Joseph - O Trivium

O Trivium é um daqueles livros que, após a leitura, te faz sentir como o Super Homem, imbatível e preparado para qualquer tipo de desafio literário; ler esse livro foi com certeza um drama gratificante! Estudo complexo e compacto, porém ao mesmo tempo bem resumido e bem explicado. Cada página desse livro é sem dúvidas um pote de ouro! O modo como a Irmã Miriam consegue traçar uma linha contínua e interligar tão intimamente e de modo tão sutil cada um dos três tópicos do trivium é simplesmente sem igual. Livro repleto da filosofia de Aristóteles, e que me pegou de surpresa no trecho de gramática geral, onde vi com mais clareza que nunca a amplitude do estudo da gramática e seus modos de aplicação a linguagem. Superar os capítulos de proposições e silogismo foi doído, mas engrandecedor! E nas últimas páginas, foi ótimo ter um panorama sobre enredos. Estudá-lo foi uma jornada que ao fim me deixou com vontade de mais um pouco; e como o dito pela própria Irmã, o intuito da educação liberal trata-se justamente disso, de incentivar a avidez pelo saber, de fazer florescer em cada um a busca pelo conhecimento. Um livro completo, precioso e necessário, é tanto aprendizado que não há nem mesmo palavras para resumir! Com toda a certeza, vale o estudo minucioso.

Carolina Del Puppo 14/05/2021

Até que enfim acabei
Confesso que pensei que nunca ia acabar esse livro, pensei em o abandonar milhares de vezes.

Pedro 20/08/2019

Merece uma releitura
O livro é demasiadamente interessante. Porém é bastante difícil, assim que deverei relê-lo. Gostei bastante do livro.

Hildeberto 02/11/2018

Este é o tipo de livro que todos, sem exceção, deveriam ler. Ele vai ao âmago da linguagem e das estruturas de pensamento e os desvenda para nós, leigos. Durante a leitura, me surpreendi com a atemporalidade de suas lições. Muitas coisas nebulosas ficaram claras. Finalizo a leitura considerando-me melhor do que quando iniciei. De tão importante, vou ficha-lo e lê-lo uma segunda vez . Tenho indicado para todos que eu conheço, e reafirmo que é um livro que todos os usuários iriam achar de muito proveito. Um pouco desafiador, mas com um efeito extraordinário.
Jorge 02/11/2018minha estante
Essa sensação de leitura transformadora é bom demais.

Jorge 02/11/2018minha estante
Essa sensação de leitura transformadora é boa demais.

leitorDedicado 05/07/2017

Um Excelente Livro de Estudo.
Classifico os livros em 03 tipos: Livros de entretenimento, livros de estudo e livros mistos.
Livros de entretenimento são aqueles que lemos corridamente, às vezes em uma "tacada" só, na maioria das vezes é uma boa história e fim, já os livros de estudo quando você o termina não é a mesma pessoa que começou a ler, sobe um grau de aprendizado e cultura, e os livros mistos é uma mistura dos dois tipos, o Trivium é um livro de estudo que te deixa dois degraus acima da maioria.