Bases Para Sua Conduta

Bases Para Sua Conduta González Pecotche

Resenhas - Bases Para Sua Conduta

Naty194 04/04/2023

Definidamente esse livro não é para mim. O livro possui uma escrita difícil e por conta disso, deixa a leitura pesada e cansativa. No começo do livro passa uma mensagem muito boa, mas no final do livro me pegou muito falando sobre o papel da mulher. Sim, eu sei que o livro tem 17 anos, mas como eu falei esse livro não é para mim.

Ália 17/06/2009

aprendendo a aprender
Foi lendo este livro e tentado por em pratica o que ele me ensinava que consegui me tornar consciente em todos os momentos do quanto é importante ter o controle das coisas e ser fiel a si mesmo estando principalmente comprometido com aquilo me fara melhor naquilo que desejo ser. Como o nome sugere são apenas bases eu darei a direção acredito que ainda estou dando.

Jessica 16/11/2012

Ultrapassado em sua conduta
O livro começou bem... Logo nas primeiras páginas dava a impressão que de que o livro foi feito de um pai para um filho, como herança... Até bem bonito...

Mas chegou na p. 43 e desandou por completo.

O livro tem MESMO. O caráter "de pai pra fiho"... deu várias boas dicas de conduta, mas começou com uma história de como deve ser a mulher/esposa que se escolhe:

"No dia que decidires construir um lar, cuida que esse lar seja o mais íntimo possível; que jamais se converta em um lugar de reuniões, propício à liberdade de teus amigos. (...) A mulher que escolheres para esposa deverá saber todas estas coisas; do contrário faça-a conhecê-las. Se não as escuta ou não as leva em conta, em tempo a corrigirás, ajudando-a a compreender. Se se obstina em contrariar teu conselho, serás enérgico e lhe mostrarás a gravidade de sua conduta. Se, apesar disso, ainda se empenha em não lhe dar importância, então não demores em compreender que essa sua mulher não é digna de teu carinho nem de teu respeito. Mostra-te, por esse motivo, profundamente afetado; censura inexoravelmente sua falta de afeto, de tato, e seu desrespeito, fazendo-a sentir o rigor da sua indiferença. Se após isso, ela não cumprir com os deveres que lhe impõe sua qualidade de esposa, não te restará outro remédio que separar-te legalmente em resguardo de teu nome e de tua tranqüilidade."

Enfim, uma doideira! Fui então descobrir que o autor do livro fala de uma ciência chamada Logosofia e que, embora tenha coisas interessantes, perdeu meu crédito depois desse parágrafo.

O que ficou para mim é que essa é uma conduta ultrapassada, em que os pais ainda aconselhavam os filhos a amar suas mulheres, enquanto elas lhes fossem obedientes. É uma pena que isso esteja no livro, pois algumas "bases" poderiam ser aproveitadas ainda hoje. Mas depois desta, em específico, me desfaço do livro sem pesar.

Elimar.Bezerra 02/10/2020

Um estudo do autoconhecimento
Carlos Bernardo G. Pecotche é um autor argentino conhecido também pelo pseudônimo de Raumsol, sendo considerado o fundador da logosofia (simploriamente o "estudo do autoconhecimento"). Em “bases para sua conduta” o autor apresenta um livro cheio de indagações e lições de vida que objetivam levar o leitor ao conhecimento de si mesmo, de suas crenças, de seus semelhantes e de sua vida em sua sociedade. A obra é uma narrativa em que o próprio Carlos Pecotche escreve ao seu filho, dando-lhe valiosas lições para que este tenha uma vida correta, íntegra e feliz.

Valfloripa 10/04/2011

Retorno da Luz.

Um bom livro, indicado por uma amiga, por sinal uma ótima indicação.
“Bases para sua conduta” é um livro gostoso e rápido de ler, mas ao decorrer da leitura as suas falas são bem profundas, pois descreve algo que há muito tempo, os seres humanos buscam: felicidade, respeito, triunfo, ajudar ao próximo, esforço, dignidade, paciência, tolerância e destaca figura de Deus.
É um livro que serve para uma reflexão e analise critica sobre a própria conduta do ser humano,em relação a vida e como queremos ser!

Muito obrigada e tenham uma ótima leitura

Kammler 26/10/2020

Necessário
Um bom livro da logosofia. Ganhei no meu aniversário de 18 anos e sou extremamente grata.

Simples, rápido e encorajador. Mais um dos livros que estará presente nas estantes dos meus filhos!

padova.n 08/06/2022

Lixo literário
Não existe um livro mais arcaico que este. Só li porque fui obrigada, se não, não teria saído nem das primeiras páginas.
Sem utilidade nenhuma pra sociedade atual.

Arlene.Carvalho 08/07/2015

Achei muito singelo. Não exatamente é um livro doutrinário.Para quem como eu queria conhecer mais sobre a Logosofia, esse não é o livro mais indicado.

Fernanda 01/10/2015

Resenha: Bases para sua conduta
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/10/resenha-bases-para-sua-conduta-carlos.html

Gustavo 07/08/2018

Bases para sua conduta, do escritor argentino e fundador da Logosofia Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol), trata-se de uma compilação de cartas escritas a seu filho, daí o caráter paternal que permeia todos os conselhos contidos no livro.

Confesso que após uma experiência não muito produtiva que tive anteriormente com a Logosofia, iniciei a leitura sem muitas expectativas, o que se desconstruiu à medida que o livro avançada e os conhecimentos iam chegando até mim. Alguns, inclusive, de cunho eminentemente prático e organizacional, os quais já estou aplicando em minha rotina.

Em alguns momentos, os conselhos dados tomam moldes conservadores, como por exemplo, quando aborda a relação do homem com a sua esposa, puritana, obediente e do lar. Apesar disso, não vejo maldade, apenas reflete o pensamento da época.

Ademais, compartilho um parágrafo que achei de beleza ímpar:
“ ... você compreenderá o que significa haver sido batizado com o fogo das experiências, na religião do trabalho que fecunda e dignifica a vida; na religião do sacrifício, que permite compreender o grande drama humano; nessa religião que levanta dentro de cada um seu altar, diante do qual se confessa a sua própria consciência e oferece, feliz, o sublime ritual que a alma humana eleva, respeitosa e agradecida, ao Criador de sua existência. É nesse altar onde, em íntima comunhão, se conciliam os erros da carne com os acertos do espírito; onde o arrependimento derrama suas lágrimas verdadeiras, fertilizando a árvore da vida; onde o homem faz a si mesmo a promessa, que encarna todo um ideal de perfeição, de voltar a cada dia mais limpo das contaminações do mundo, e onde recebe de sua consciência o consolo piedoso da esperança, da fé profunda, consciente, sublime, que lhe anuncia o cumprimento dessa promessa.”

Mylena 08/05/2020

Bases para sua conduta
Um livro maravilhoso com conselhos e direcionamentos para vida em qualquer idade em todas as páginas!

RicXand 06/04/2021

Este livro contém vários conselhos bons a serem seguidos para ter uma vida boa e tranquila.
Ótimos conselhos de um pai para seu filho jovem.