Antologia poética

Antologia poética Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Antologia Poética

Marina 15/04/2024

E agora José?
🤬 #$%!& , Drummond é Drummond né? O homi é foda demais nem sei muito o que falar, mas tb queria comentar sobre o posfácio ser da Zélia (amo Zélia

Thabata11 06/04/2024

Antologia Poética
Nem todos os poemas nos tocam, nem todas as palavras entendemos. Mas como é maravilhoso se encontrar em um verso! Abra o livro: absorva e se deixe levar. Aprecie a mente de Drummond de Andrade, e como se mistura com a tua.

Vinícius Tyrone 17/03/2024

Eu tento gostar de poemas
Tenho muita dificuldade pra gostar de poemas. Leio sempre e me esforço pra gostar. Mas não consigo. Dessa vez tentei o maior de todos, talvez o maior escritor da língua portuguesa. Sua escrita é linda. Mas não é fácil ler 10 páginas de um poema só kkkk Os poemas curtinhos eu gostei bastante, mas pelo jeito, Carlos Drummond gostava de escrever coisas grandes e cheias de significados e referências. Gostaria de ler um romance escrito por ele.
O livro é completo e tem poemas de todos os temas, indo de política a amor. Os seus poemas mais famosos e os que são menos apreciados. É um livro perfeito pra conhecer a obra de Carlos Drummond de Andrade, onde ele mesmo escolheu e organizou seus escritos.

Lorena 16/01/2024

Meu poeta preferido
Drummond é meu poeta brasileiro preferido. Ler suas antologias são um passeio por sua mente muito afiada para observar o mundo exterior, mas também para perceber os detalhes do mundo interior.

O posfácio de Zélia Duncan nessa edição reflete tudo que sinto ao ler algo de Carlos Drummond. Também foi mantida a organização do próprio autor de suas poesias nessa antologia. Muito bom.

@brunologan7 31/12/2023

Tinha uma pedra no meio do caminho...
Este livro é uma coletânea de poemas selecionados do renomado poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, reunindo os mais significativos e marcantes, abrangendo diversas fases de sua produção literária.

A antologia apresenta uma rica variedade de temas, estilos e reflexões presentes na obra do autor. Desde poemas que exploram o cotidiano, o amor, a política, até reflexões mais existenciais.

Foi um desafio, para mim, ler um livro deste gênero pela primeira vez.

?Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão.?

LS.Reis 21/12/2023

Não há criação nem morte perante a poesia.
Carlos Drummond de Andrade é um acontecimento na vida de todos que ama e admira poesia.
O que falar desse livro e desse homem? E qualquer elogios seria pouco para ele e o tamanho do seu acontecimento na vida de todos os leitores.
A sua poesia é tão admirável, suas palavras encantadoras e que nos fazem sentir.
Ouso falar também que meus poemas favoritos são: procura da poesia, oficina irritada, poema-orelha e elegia.
Eu acho que Carlos foi e é um dos melhores poetas do Brasil.

brunaentrelivros 21/12/2023

Dias drummondianos
Alguns anos separam a primeira leitura que fiz desse livro para a atual releitura e é incrível como Drummond toca a gente como se fosse a primeira vez.
Essa antologia é uma boa síntese das obras do poeta, vale a pena cada minuto da leitura.

joaoggur 20/12/2023

É para sempre.
Eu já li, reli, li de novo? a edição da editora José Olímpio chega a estar surrada. Talvez esta edição seja o livro que mais li em toda a minha vida. Fico refletindo quantas noites já me deliciei com as palavras de Drummnond. Temos aqui o píncaro da poesia brasileira.

BJekyll0 19/11/2023

"O mundo não vale o mundo, Meu bem."
Sempre acho difícil fazer uma resenha de um livro de poemas, principalmente ao tratar de uma antologia poética.
Então escrevo de forma vazia para se encaixar numa pseudo resenha:
O primeiro livro de poesia lançado do Drummond foi em 1930, (inclusive um dos títulos que mais me abraçou foi "o brejo das almas")pois bem, a primeira edição DESTA antologia poética é de 1962. É incrível como a obra perdura, emociona, arrepia, apaixona e se mostra tão atemporal - terna, eterna - Drummond é isso, é todo o peso das palavras equilibrados em sutilezas que permeiam o tempo.
O livro é dividido em 9 seções, sendo impossível dizer qual o critério, por vezes estão os poemas mais notórios e outros que servem como um respiro. 1. Um eu todo retorcido; 2. Uma província: esta; 3. A família que me dei; 4. Cantar de amigos; 5. Na praça de convites; 6. Amar-amaro; 7. Poesia contemplada; 8. Uma, duas argolinhas e 9. Tentativa de exploração e de interpretação do estar-no-mundo.
Se você é como eu, prepare-se, você vai rechear seu livro com marcadores.

Pedralto 18/10/2023

Maior poeta brasileiro do século XX
Acredito que todos os brasileiros que passaram pelo ensino médio conheçam pelo menos um poema de Carlos Drummond de Andrade (Quem nunca leu E agora, José? em alguma aula de língua portuguesa?). Mas é impossível ter noção da magnitude de sua obra até lê-la de fato.

A Antologia Poética é uma excelente porta de entrada para a obra de Drummond. É uma antologia excelente, organizada pelo próprio autor. Os poemas aqui são organizados por temas, como o amor, o estranhamento do indivíduo ou a própria poesia. O estilo do autor é muito variado, indo de versos livres até sonetos perfeitamente metrificados. Drummond é extremamente versátil, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa.

Recomendo a leitura a todos, é impossível que após ler esse livro nem ao menos um poema te marque para sempre.

lila 29/08/2023

Quanto mais dele leio, mais vou me apaixonando por essa escrita sobrenatural de tão real e poética que o Drummond tem! Mesmo tendo agora acabado o livro, sei que esse é uma daquelas obras que a gente vai sempre revisitando ao longo do tempo, degustando as palavras cada vez com uma nota diferente.

Cindy 29/08/2023

Poesia moderna
Acho um livro muito importante para quem tá apreendendo sobre o modernismo no Brasil, até porque Carlos Drummond foi um grande autor desse movimento, então recomendo que leiam. Acho que recomendaria a qualquer pessoa que queira aprender mais da literatura brasileira. Em geral eu não sou chegado muito a poesia mas Drummond escrevia muito sobre crise existências e isso me faz me identificar com vários de seus textos.

caiquepessoa 24/08/2023

Versos da alma
Com uma habilidade única de capturar o cotidiano e transformá-lo em versos profundos, Carlos Drummond de Andrade nos brinda com sua visão única do mundo. Sua escrita, repleta de sentimentos e reflexões, cativa e emociona o leitor, convidando-o a se perder nas entrelinhas e nas nuances de suas palavras.

"Antologia Poética" é uma leitura obrigatória para os amantes da poesia e para aqueles que buscam mergulhar nas profundezas da alma humana através das palavras cuidadosamente tecidas por um dos mestres da literatura brasileira.

As poesias que mais gostei são:
- Poema de sete faces
- Poema patético
- A bruxa
- A flor e a náusea
- Idade madura
- O enterrado vivo
- Ode no cinquentenário do poeta brasileiro
- A mão
- O lutador
- O relógio

Lu F. 13/08/2023

Interessante
?Meu Deus, por que me abandonastes
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco?

Todo mundo conhece Carlos Drummond de Andrade. Um dos grandes poetas brasileiros, um clássico da nossa literatura.

E eu nunca havia parado para ler de verdade suas poesias. Por isso escolhi ler essa antologia poética e, posso afirmar, que experiência interessante.

Dividido em seções, o livro explora diferentes temas abordados por Drummond. Minha seção favorita foi a primeira, a seção ?Um Eu Todo Retorcido?.

No poema ?A Bruxa? tem a minha passagem preferida do livro, que escrevo abaixo:

?Estou cercado de olhos,
de mãos, afetos, procuras.
Mas se tento comunicar-me,
o que há é apenas a noite
e uma espantosa solidão.?

Ana Flávia 12/08/2023

Drummond encanta o poeta
Terminei essa obra e não sei bem o que dizer. Sei que existe a Ana antes de ler Drummond e a Ana depois de ler Drummond.
Poesia nunca foi meu forte, não gostava muito e sempre achei meio desleixado a forma como as pessoas consideravam a poesia. Mas esse livro me fez pensar diferente. Tive dificuldade com a leitura, pois a escrita de Carlos é singular, mas me encantei com a criatividade e vocabulário.
Pelo menos uma vez na vida compre um livro de poesia e leia sem pressa, aprecie a escrita e se encante com o poder que a poesia tem de tocar a sua alma e ensinar novas coisas.