Antologia Poética

Antologia Poética Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Antologia Poética

Gabi 28/08/2010

Antologia Poética - Drummond
Só uma coisa a dizer: minha vida seria um pouquinho mais sem graça se eu nunca tivesse lido Drummond. Perderia a sensação desse poema que sai do papel e invade a gente, encontra o centro de nossas aflições. Único!

joaoggur 20/12/2023

É para sempre.
Eu já li, reli, li de novo? a edição da editora José Olímpio chega a estar surrada. Talvez esta edição seja o livro que mais li em toda a minha vida. Fico refletindo quantas noites já me deliciei com as palavras de Drummnond. Temos aqui o píncaro da poesia brasileira.

Brito 24/03/2021

Carlos Drummond de Andrade- Antologia poética
Algumas características ressaltam a uma primeira leitura: simplicidade, brevidade, inovação, originalidade e leveza.
Sem alardes, Carlos Drummond apresenta uma paleta de temas surpreendente na sua poesia: pobreza, morte, tempo que passa, alienação, impotência perante os valores impessoais da vida moderna, o outro, e muitos outros temas que trata de forma muito pessoal, original, umas vezes pessimista, outras irónica, e outras, ainda, em que defende um mundo mais justo e fraterno, mas sempre de um ponto de vista especial, diferente, quotidiano, afectuoso, usando uma lente estreita, reduzida, pequena, para a partir daí ver maior.

A sua poesia vai directa ao olho do furacão, não está lá para cantar palavras a mais, está a dizer-nos venho só para dizer isto porque isto é o que sei dizer, o que quero dizer, o que sinto devo dizer, diz e deixa vazia a grande casa do poema. E isso nota-se no seu poema breve, simbólico, sintético, há uma espécie de anunciação, ainda agora chegou e já vai anunciando a sua despedida, a sua partida, é só para dizer isto, diz com uma certa humildade, ou apenas leveza, não quer de modo nenhum salientar a importância do que vem trazer ali, e muito menos ser aborrecido; venho só para dizer esta pequena coisinha que trago aqui - parece dizer-, e o que faz é pegar num assunto pela milésima vez tratado, pegar-lhe por um pequeno ponto original, inovador, sentido, autêntico, franco: perdi o bonde e a esperança (…), Que barulho é essa na escada? (…), Amor é bicho instruído (..), e agora José?
Um grande poeta simples que escreveu poemas dignos de figurar nas coisas da vida que ficam por aí como casas e estradas e rochas, não é impossível que por trás de uma pedra se encontre um poema de Carlos Drummond, ou num comboio, num edifício público, num banco de jardim, não é nada improvável darmos com um poema de Carlos Drummond aí no quotidiano da vida à nossa espera.

Alberto 18/06/2022

Coletânea de ensinamentos
Os poemas são muito reflexivos e tratam de diversos temas, como os amigos, a terra natal, a família e o conhecimento amoroso. Uma boa parte me interessou e achei que tinha a ver comigo; outra me chamou a atenção por me lembrar de outras pessoas que talvez gostassem, mesmo não sendo muito do meu interesse; e apenas alguns não me chamaram a atenção, ao menos no momento ? imagino como será na próxima vez que eu ler esta antologia.

Gleison Marques 28/02/2022

O melhor do melhor
Fico feliz de finalizar mais um livro desse ser humano profundo e que sabe dar as palavras tons variados de sentimentos e sensações. A poesia de Drummond me inspira a viver melhor, consola meu coração atormentado, mesmo que ainda bagunce minha mente. Leitura indispensável para apaixonados por poesia!

Ana Salafica 18/04/2022

Foi o primeiro livro de poesia que li, e apesar de sair totalmente da minha zona de conforto, gostei da experiência. Por ser uma leitora de prosa, acredito que precisarei de leituras futuras para extrair mais da obra. Mesmo não tendo conseguido entender 100% dos poemas, meu livro ficou cheio de marcações, o que imagino ser um bom sinal.

Larissa Guimarães 06/02/2021

Adorei!
Não tenho o costume de ler livros de poesia, apesar de gostar bastante. Foi meu primeiro contato com uma obra de Drummond e resumiria o livro em: acalento para a alma!
Experiência literária incrível, recomendo, bem como pretendo ler outras obras do autor.

joaoggur 28/04/2023

Maior poeta do Brasil.
?Vamos, não chores
A infância está perdida
A mocidade está perdida
Mas a vida não se perdeu

O primeiro amor passou
O segundo amor passou
O terceiro amor passou
Mas o coração continua [?]?

Li uma resenha sobre este livro que terei de parafrasear; questiono-me como seria minha vida sem Drummond. Incompleta, inexata, angustiada? Nunca saberei. Esta antologia poética é um deleite para qualquer apreciador da mais bela poesia. Um acalento para almas perdidas.

Estefani 22/12/2020

Achei quase detestável. Normalmente gosto mais de poemas simples e com rimas, e isso é o oposto do encontrado neste livro. Somente alguns poemas tem rimas, e poucos são entendíveis. São histórias que não dão para compreender, e o problema não é só a linguagem antiga, muitas vezes me parece que ele escreveu poemas onde só ele entende e de coisas muito específicas. Não gostei e não conseguiu me preender.

Lucikelly.Oliveira 11/11/2021

Visão geral da criação de Carlos Drummond de Andrad
Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
por isso me grito,
por isso freqüento os jornais, me exponho
cruamente nas livrarias:
preciso de todos.

Arsenio Meira 25/08/2012

O POETA MAIOR.

Hofschneider 13/10/2020

tudo é um poema de drummond
tudo é um poema de drummond, tamanha influencia artística que tem no mundo, desconfio que ele escreveu sobre meu nascimento antes mesmo de eu ter nascido.

achei perfeita a antologia dele, nunca me identifiquei tanto com os versos de alguém, não adianta ler poesia e achar que não gosta sem nem ao menos ter lido os modernistas, ou drummond.

Ângelo Von Clemente 16/05/2020

2:48 da manhã de 16/05/2020
Não constava em meus planos ler esse livro em menos de vinte e quatro horas. Estou um tanto quanto surpreso, admito, pois que dificilmente um livro tem conseguido muito da minha atenção ultimamente (por mais interessante que me seja o tema ou o autor)

Senti falta de "Meninos suicidas." Não sei se é posterior a publicação dessa antologia, que foi de 65, não? Mas dentre todas as poesias de Drummond que eu já conhecia e admirava antes, essa foi de fato a única que ficou faltando cá, dentre as minhas prediletas. (Me lembro que tinha 13 anos pela primeira vez que li Drummond. O engraçado é ter uma impressão semelhante a daquela época.)

vefaria 08/09/2020

Sensacional
Não há quem não se encante com Drummond, incrível compilação.

Carol Bazanini 15/05/2022

Uma coletânea dos melhores poemas do que, na minha opinião, é um dos maiores poetas brasileiros.
Amo drummond e é sempre um prazer ler seus textos, depois de ter um contato maior com outros autores fica impossível não reconhecer a potência inigualável que sua obra carrega.
Meu poeta favorito!!