O Minotauro Monteiro Lobato

Resenhas - O Minotauro

Fernanda3270 11/05/2021

Bem maçante...
Eu tenho plena ciência de que é um livro destinado ao público infantil, e até gostei das informações sobre a Grécia Antiga e mitologia grega, mas o enredo se perde no deslumbre de Narizinho e Dona Benta pela Atenas de Péricles, a pobre Nastácia sofrendo nas mãos de uma fera e a história se focando inteiramente nelas...passam-se longos capítulos até que lembrem-se de resgatar a coitada, fora os termos que foram usados para se referir a ela em alguns trechos ("negra beiçuda" e outros).

Fábio 01/06/2023

Lobato não subestima seu público: aqui tem uma tonelada de informações sobre a Grécia. Mas a escrita é charmosa e envolvente, e Emília tá afiadíssima. O leitor vai se lembrar por muito tempo de Péricles, do néctar e da ambrósia.

Clara 08/03/2023

Melhor livro do Monteiro Lobato!
Meu Deus, que livro MARAVILHOSO.
Amei demaiiis. Diferente do outros que li e adquiri muito conhecimento!

Mandy 21/04/2022

Gostei
Esse foi um dos que eu mais gostei, talvez seja pelo fato de eu ser apaixonada pela mitologia grega.

Beatriz1339 20/04/2023

O Minotauro
Não sou muito fã do autor, mas é um bom livro, principalmente para crianças, trás muita informação interessante.

Ãlvaro.lis 24/12/2021

O Minotauro
O Minotauro, escrito pelo Monteiro Lobato e continuação de Pica Pau Amarelo.
Neste livro sem dúvidas conseguimos aprender MUITO sobre Grécia e uma das coisas mais interessante que achei neste livro foi a questão da viagem do tempo, QUE FOI MUIIIITO BEM DESENVOLVIDA, com aspectos que realmente fazem sentido (como a constante necessidade de explicações detalhadas), as aventuras são ótimos mas uma coisa que realmente me incomodou neste livro foi o final. o final foi bom porém... Deixaram para desenrolar o fim (resgatar Tia Nastácia) nós últimos 2 CAPÍTULOS! E acabou que o Minotauro do foi citado, no resto do livro nem sinal dele, mas acho que o foco desse livro é mesmo a Grécia, o que não e ruim.

Labastie 24/04/2023

Um clássico da literatura infanto-juvenil
"O Minotauro" é um dos clássicos da literatura infantojuvenil brasileira, escrito por Monteiro Lobato em 1939. O livro conta a história das personagens do Sítio - Pedrinho, Emília, Narizinho, Dona Benta e Tia Nastácia - que decidem viajar para a Grécia e conhecer o famoso labirinto do Minotauro.

Logo no início da história, conhecemos Ariadne, uma jovem grega que está desesperada porque seu irmão foi capturado pelo Minotauro e está preso no labirinto. Ela pede ajuda aos viajantes brasileiros, que prontamente se dispõem a ajudá-la.

A partir daí, a trama se desenvolve com muita aventura, mistério e suspense. Os amigos precisam enfrentar vários desafios para conseguir chegar ao labirinto e resgatar o irmão de Ariadne. Durante a jornada, eles contam com a ajuda de um sábio centauro chamado Quíron e enfrentam criaturas mitológicas como sereias, ciclopes e o próprio Minotauro.

Basicamente, "O Minotauro" é um livro divertido e emocionante, que une aventura e mitologia em uma história que ensina valores importantes para o público infantojuvenil. Apesar de apresentar alguns estereótipos problemáticos, como alguns termos racistas, a obra é um clássico da literatura brasileira e pode ser apreciada por leitores de todas as idades.

Gláucia 17/02/2011

Meu primeiro livro de terror.
Claro que para uma criança, um ser mitológico metade gente metade touro, provavelmente capaz de devorar as pessoas perdidas no labirinto onde reside, é de meter medo.
Mas o livro é muito mais, ensina algumas histórias da mitologia e da Grécia antiga aos pequenos leitores.

Mileee 28/07/2023

Escola
Esse era obrigatório da escola e tipo não tive nem escolha aí a minha professora deu esse Para mim mais pra quem gosta dos deuses gregos talvez esse livro seja bom

clarafs 19/03/2023

O minotauro
O nome já começa errado pois o minotauro, assim como a tia Nastacia só aparecem realmente em um capitulo (sendo o motivo principal do livro), coisa que mostra o pouco caso dos personagens com a dona de casa negra, utilizam da viagem para conhecer a Grécia e ensinar sobre ela de uma maneira super didática que vale a pena acompanhar porém com isso mostram a falta de importância que a tia Nastacia tem, servindo praticamente apenas de cozinheira.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2019

Ninguém chamou mais a atenção de Dona Benta naquela festa do que um jovem de nariz feio. A sábia senhora, matriarca do Sítio do Picapau Amarelo, encontrava-se emocionada diante de ninguém menos do que o jovem Sócrates, em pessoa, o mesmo que viria a se tornar um dos maiores filósofos de todos os tempos. Enquanto a avó e sua neta Narizinho frequentavam os elegantes salões atenienses do século de Péricles; Emília, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa se envolviam numa aventura com os semideuses e as criaturas mitológicas da Grécia Antiga. Mas, afinal, o que o pessoal do Sítio estava fazendo tão longe do Vale do Paraíba e tantos milênios no passado? Óbvio! Eles foram até lá para salvar Tia Nastácia, que havia sido raptada por monstros no casamento da Branca de Neve enquanto se distraía com o cozimento de mil faisões... Será que eles vão conseguir trazê-la de volta?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525063946

Felipe Fischer 08/11/2011

aventura na Grécia antiga
Durante um casamento, em que todos do sítio do pica pau amarelo foram convidados, surgem do nada monstros ferozes, o minotauro rouba tia Nastácia,e a leva para o labirinto de creta. Então Dona Benta, Rabicó, Emília, Visconde, Pedrinho e Narizinho vão em busca dela na Grécia Antiga. Depois de procurar por todos os lugares ele consultam o oráculo, que lhes dá uma pista sem sentido, então eles acham o minotauro no labirinto de creta com tia Nastácia, salvam ela e então voltam para o mundo normal, com muitas lembranças e com tia Nastácia salva.No decorrer do livro acontecem coisas muito extraordinárias, como Dona Benta conhecer o estratego Péricles, sua mulher Aspásia e outros filósofos como Sófocles e escultores como Fídias. Pedrinho também tem o privilégio de furtar o néctar dos deuses e também um bom pedaço de ambrosia, e também de ver a terrível batalha de Hércules contra a Hidra de Lerna.

Mariana 25/09/2013

O livro fala do resgate da Tia Nastácia, que está nas mãos do terrível Minotauro. Tia Nastácia sobrevive fazendo bolinhos para o Minotauro não almoçá-la. Será que Pedrinho, Narizinho e Emília conseguirão resgatá-la nessa viagem mitológica?

Ana Mc Bairros 27/11/2017

Eu li - O Minotauro
Com ajuda do pó de pirlimpimpim e do navio Beija-flor das Ondas, a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo tem uma grande aventura a ser vivida. Dessa vez precisará atravessar um oceano e séculos e mais séculos antes de Cristo para resgatar a tia Nastácia, que fora sequestrada por uma criatura horrenda da Grécia antiga durante o casamento da Branca de Neve com o príncipe de Codadade.

Dona Benta fica encantada com a civilização tão pacífica daquela época, que prefere ficar com os saraus e reuniões de Péricles e sua esposa Aspásia, se impressionando com cada construção e obras artísticas criadas pelo tão famoso Fídias. A afirmação de ter vindo do futuro a princípio assusta os anfitriões, mas depois eles vão se acostumando e se admirando com tamanha modernidade dos dias atuais.

Dona Benta fica doida de felicidade quando conhece Sócrates pessoalmente, e até troca ideias com ele, mesmo o filósofo ainda não sendo famosos por suas ideias na época da visita dos pica-paus.

Enquanto isso, Pedrinho, Emília e Visconde seguem em busca do paradeiro da tia Nastácia. Vão até o Olimpo para provar o néctar e o manjar dos deuses, assistem a alguns dos doze trabalhos de Hércules, precisam acertar os enigmas da esfinge para entrar no oráculo de Delfos... E muitas outras aventuras divertidas dos tempos heroicos da Grécia.

Ah, como é bom reviver a infância!

Lembro-me como se fosse ontem de certa garotinha assistindo episódios aleatórios da turma do Sítio na TV Cultura, e ficando eufórica quando soube que iriam readaptar para uma versão na Globo.

Porém, apesar de viver assistindo, tive pouco contado com os livros do Monteiro Lobato, mesmo com eles enchendo a biblioteca da escola, porque na época eu não era tão leitora assim (infelizmente). Então, como nunca é tarde para ler os clássicos da nossa literatura infanto-juvenil, acabei me reencontrando com minha infância quando comprei O Minotauro, pois é uma das minhas histórias favoritas. Fiquei imensamente feliz quando consegui adquiri-lo.

Em minha opinião, Lobato escreve não apenas para as crianças, mas para os adolescentes e adultos também. Achei a linguagem bem acessível, porém, nem toda criança nos dias de hoje conseguirá interpretar algumas palavras, algumas delas eu diria que são meio antigas (mas nada que atrapalhe a leitura inteira da obra).

Outra coisa que achei interessante foram as referências à mitologia grega. O autor era fascinado, tanto que podemos ver releituras não apenas nesse livro, mas em muitas outras histórias do pessoal do Sítio.

Tudo isso e muito mais com lindas ilustrações de Odilon Moraes. Ficou um trabalho gráfico impecável de encher os olhos.

Simplesmente adorei poder reviver essa aventura, e recomendo imensamente a leitura do livro. É muito amor *-*

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2017/11/eu-li-o-minotauro.html