Porque Lulu Bergantim não Atravessou o Rubicon

Porque Lulu Bergantim não Atravessou o Rubicon José Cândido de Carvalho

Resenhas - Porque Lulu Bergantim não Atravessou o Rubicon

Paty 10/04/2014

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK e qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência!

Marta Skoober 01/12/2012

Porque Lulu Bergantim não Atravessou o Rubicon
Contados, astuciados, sucedidos e acontecidos do povinho do Brasil
O título por si só já chama a atenção Porque Lulu Bergantim não Atravessou o Rubicon e quando vi a resenha da Gláucia, não resisti, comprei o livro que por um tempo virou mais um na pilha. Mas, ela fala tão bem dele, que meses atrás acabei resgatando o livro das prateleiras e eis que tive a primeira decepção:Lulu Bergantim não era mulher e não era uma menina. Não sei porque cargas d'água pensei que fosse, eu comecei a ler o livro pelo final. E o primeiro pensamento foi: então é isto... :-(
Aí Gláucia me disse que eu poderia ler os continhos aleatoriamente e comecei voltando a conto a conto. Parei...
E então, quando terminei o Pickwick (também indicado pela Gláucia e muito, muito bom), resolvi encarar Lulu Bergantim. E me ENCANTEI, o livro é divertidíssimo. E não sei como ainda "não poquei de rir" (como diz o personagem de Olha para o céu Frederico, do mesmo autor, livro que quero ler muito brevemente. E advinha quem indicou?).
Você acha que Quem nasceu para polca não chega a tango argentino?Ou que a vírgula não foi feita para humilhar ninguém? Ah! Talvez você pense que Uisque de velho é coalhada... Mas, eu? Eu penso que Revólver de mágico é pombo.
Recomendadíssimo! ;- )

E só para você não esquecer: isto não é uma resenha!
(rs)

Gláucia 05/12/2012minha estante
Muito bom que tenha gostado Marta. Adorei como fez a "resenha" usando os títulos dos contos que, proporcionalmente são quase do tamanho dos próprios contos.

DIRCE 09/12/2012minha estante
Martita,
Estou precisando dar umas boas risadas.
Vou incluí-lo na minha Estante. Quem sabe eu 2013 eu tenha algo a dizer sobre ele.
beijocas.

Marta Skoober 10/12/2012minha estante
Dirce o livro é muito divertido, acho que você vai gostar.

Renata CCS 04/04/2014minha estante
Uma leitura divertida? Bom para mim!

Gláucia 09/06/2011

Porque Lulu Bergantim não Atravessou o Rubicon - José Cândido de Carvalho
Um dos livros mais divertidos que li. Composto de inúmeras pequenas histórias que parecem ser contadas numa mesa de boteco por seus frequentadores.
Personagens bizarros e muito engraçados vivem situações insólitas e tudo é contado numa peculiar liguagem regional do interior. Os títulos das historietas já chamam a atenção e podem dar uma ideia do que se vai encontrar: Viúva em Quatro Maridos, O Virilhista, Ferreira Alves & Cia Vai Para o Céu, Como Subir na Vida Pela Escada do Revólver, Se Escapar do Médico Morre na Farmácia, Rogaciano Mota Descobre a Vocação: Sem-Vergonha, etc, etc, etc.
Marta Skoober 20/05/2012minha estante
Mais um para a minha pilha?

Rubens 29/11/2011

Era uma vez uma onça pintada, escrita e filmada
Era uma vez um Brasil. Nele a população rural era bem maior que a urbana, patentes militares da Guarda Nacional compradas, matar onça-pintada sinal de coragem, mostrar as canelas uma sem-vergonhice, o catolicismo cânone e o correio se fazia por cartas e telegramas. O contraste com o contemporâneo beira o inacreditável; hoje a população urbana é superior a 80% do total, as Forças Armadas completamente profissionalizadas, a onça-pintada ameaçada de extinção e caçá-la covardia ecológica além de crime, sem-vergonhice virou apenas exemplo de hífen na língua portuguesa, o catolicismo não é a religião que mais cresce no país e todos escrevem e-mails ou mails...

Ambientado no regional, naquele mundo provinciano e interiorano, José Cândido de Carvalho plantou a sua literatura contista de "Porque Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon", uma seleção da coluna "O Impossível acontece" da finada revista O Cruzeiro. Uma delícia de leitura.

A sua genialidade inventiva e deformadora das palavras, por exemplo [palmatória] confessativa, pormenorizagem, falatinado, capacitismo, brincancista, etc e sobretudo das expressões idiomáticas só encontra rival na poesia, porém nele a alteração é sempre cômica e representa o esforço do interiorano no falar difícil de quem quando não sabe inventa. Inexiste o palavrão no texto, pois afinal nesse mundo o obsceno é pecado. Mas por trás do conservadorismo de fachada, os desejos estão lá; o adultério distribuído equitativamente, a vigarice sob mil formas, o alcoolismo cachaceiro em uma época que desconhecia as drogas, a atração pela beleza da juventude, a corrupção pública e o poder de uma elite agrária. Diante disso José Cândido de Carvalho escreve contos anedóticos e fantásticos. Alguns temas são recorrentes, mas sempre há uma expressão hilária, no mínimo curiosa e pequenas variações que compensam a perda de originalidade - problema comum aos textos inicialmente publicados em colunas de jornais, mesmo em autores do quilate do próprio JCC e Nelson Rodrigues. São centenas e até milhares de textos e é inevitável o esgotamento do autor e a repetição involuntária. Para o leitor aparece a sensação de déjà-vu.

Verter a obra de JCC para outros idiomas deve ser uma proeza em virtude da brasilidade e particularidades da escrita, entretanto não é esse o motivo para que uma busca nas páginas das livrarias amazon.com e da Barnes & Noble pelo autor de "O Coronel e o Lobisomem", que já emplacou mais de cinquenta edições em português, não retornarem um único livro traduzido dele - minto, encontrei uma edição com três exemplares à venda nos sebos coligados à amazon.com francesa, outra com um número maior na amazon.com alemã e nada em inglês (exceto em coletâneas de autores brasileiros). A realidade é o desprestígio da nossa cultura no exterior.
Por aqui o romance obra-prima "O Coronel e o Lobisomem" possui adaptações para o cinema, a televisão e o teatro, indicadores da sua força criativa, entretanto aparentemente nenhum conto foi aproveitado de "Porque Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon", editado pela José Olympio Editora.

José Cândido de Carvalho foi membro da Academia Brasileira de Letras.
Bruno Oliveira 23/04/2016minha estante
Ótima resenha.

Egídio Pizarro 30/04/2016

Divertidíssimo
"Porque Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon" traz uma série de "causos" no estilo inconfundível de José Cândido de Carvalho, recheados de bom humor e surpresas. Lembra, de certas formas, livros como "Casos do Romualdo" de João Simões Lopes Neto e crônicas de Luís Fernando Verissimo e Chico Anisio.

Vale muito a pena.

Fátima Lopes 22/01/2013

Causos
Pequenas histórias do Brasil de outros tempos escritas em linguagem peculiar e divertida.

Loba 01/03/2021

Porque Lulu...
Apesarde não ser bem o estilo de leitura que aprecio, acabei gostando!

O livro traz várias histórias engraçadas (embora não achei tão engraçadas assim) e retrata muito bem a imagens dos interiores do Brasil.