Cuba para Principiantes

Cuba para Principiantes Rius

Resenhas - Cuba para Principiantes

Adriano.Soares 22/12/2020

Adorei!
Já conhecia o autor pelas suas obras publicadas nos anos 80 no Brasil, um marxista mexicano que produzia "histórias em quadrinho" sobre histórias da esquerda revolucionária, quadrinhos de Marx, Lenin, Che etc. Para minha felicidade, encontrei em um sebo da minha cidade por 6 reais. Fiquei extremamente contente com a raridade e não me decepcionei com a leitura. Achei muito boa, li em uma noite. É uma leitura tranquila, o autor se esforça para fazer um humor ácido, de certa forma
Seus cartoons são críticos e anti-imperialistas. Achei uma leitura sucinta, não é um mero "manual" político, que repete as coisas superficialmente, é um livro que lhe traz para a reflexão e de fato houve uma intensa pesquisa sobre as particularidades da revolução cubana para a construção dessa obra. Recomendo, alguns incômodos, como o fato de nenhuma mulher aparecer como ser social revolucionária, a narrativa sempre tem como central "os barbudos", a figura masculina como espectro principal do "motor da história".