Antes de Morrer

Antes de Morrer Jenny Downham

Resenhas - Antes de Morrer

Hannah 29/12/2020

Extremamente emocionante
Este livro me tocou profundamente, amo demais a história desde que assisti ao filme anos antes. A história é linda, o romance é fofo, shippo muito o casal. A Tessa é meio doidinha, mas é uma peculiaridade particular dela e que me faz amá-la ainda mais.
Acompanhar toda a sua história de vida, sua família e a realização de sua lista de desejos é emocionante e torcia por cada um deles.
Sofri horrores com o final, mesmo já sabendo o que aconteceria. Chorei nas últimas 100 páginas, mas não me arrependo, pois o livro faz pensar em como estamos gastando o nosso tempo e, acredito que só vale a pena, se fizermos apenas coisas que realmente desejamos.

Nalu 18/12/2020

Já ouvi essa história
Não chega a ser clichê, mas é um tipo de história muito repetida na literatura "pop" da última década e, o pior, sem muita criatividade na escrita.

Paula Aono 01/12/2019

Não vou me ater a sinopse do livro, é inquestionável o quão triste é essa história, e nem preciso dizer que chorei um rio e meio, afinal sou uma manteiga derretida mesmo!

É impossível não se emocionar com o relato dos últimos dias de Tessa, porem o que não me fez favoritar essa história (apesar de ser o estilo de livro que eu gosto) foi justamente a protagonista!

Sim, eu entendo que ela tem todo o direito de estar brava, e raivosa pelo fato de estar morrendo, mas ela não tem o direito de ser cruel e egoísta do jeito que ela é, Tess é extremamente mimada, e quer que o mundo gire ao seu redor, usa sua condição para manipular as pessoas, ninguém pode lhe negar nada que ela joga na cara o fato de estar morrendo, e o que mais me incomodou foi sem duvida a relação dela com o pai.

Na boa, o pai dela é um fofo, faz das tripas coração para se manter forte por ela, emana amor, e é evidente o quão exausto ele está física e psicologicamente e mesmo assim Tess exige cada vez mais dele, ela despreza ele e seus esforços, e por vezes diz que o odeia, não sei se é porque tenho um laço muito grande com meu pai, mas toda a agressividade da Tessa com ele me irritou profundamente!

Acho que depois dessa resenha, a amiga que me indicou esse livro vai me dar dois tapas na cara, então Migs, Cinticha linda do meu coração, eu gostei muitooooo da historia, da escrita da autora, mas eu odiei a protagonista na mesma proporção, ne desculpa, não desista de mim, vamos ficar de bem de dedinho?

Menina com Livros 28/01/2018

“Palavras são essenciais para alma de um leitor e, ainda assim, há livros tão impactantes que dispensam quaisquer uma delas. ”
Depois que li este livro, fiquei por algum tempo tentando encontrar uma palavra para descrever o impacto que ele me deixou. Não conseguir.
Pode me chamar de sentimentalista e romântica, de fato eu sou.
Mas Jenny Downham trata com sensibilidade incrível o tema abordado e te faz pensar: Com uma “sentença de morte” decretada, o que eu faria antes de morrer?
É desta forma que Tessa Scott de 16 anos, diagnosticada com leucemia, experimenta a dura realidade da proximidade da morte.
Em busca do tempo que se esgota, ela inicia um pequeno projeto: organiza uma lista com as dez coisas mais importantes que gostaria de fazer antes de morrer.
Tessa quer viver mais do que tudo, quer abraçar o mundo e ao mesmo tempo ser eterna, e para isso vai testar todos os seus limites.
Confesso que no início, achei a personagem um tanto irritante, mas depois me lembrei do que significa ter 16 anos com todas as perspectivas, sonhos, projetos a realizar.... Enfim, uma vida inteira pela frente, e de repente... Bumm.... Seu mundo desmoronar, pois você não sabe se estará vivo para ver o dia seguinte...
O livro traz personagens realmente cativantes e humanos, com destaques para o pai e irmão da heroína, e o Adam, do qual eu não tenho palavras para descrevê-lo...
Escrito com delicadeza e afeto, Antes de Morrer, é uma daquelas histórias impactantes, tal como a personagem Tessa, que ficará guardada para sempre na memória do leitor.
-x-
Siga-me no Instagram, Facebook e Goodreads: @meninacomlivros

site: https://www.facebook.com/meninacomlivros/

Sarah.Constant 15/08/2017

Tocante e inspirador <3
Antes do Livro eu já avia visto o Filme, Não é perfeito, talvez ate romantizado demais para a nossa realidade, mas a historia em si tem algo que me marcou, fazendo revela sempre. Quando descobri o livro, pirei e no mesmo dia fui ler-lo pela Internet e como já de se esperar fui a loucura com cada pagina.

A historia passa se por Tessa, uma menina adolescente que é portadora de um tipo de leucemia rara, Sem mais delongas e conformada com seu estado, ela resolve fazer uma lista de coisas para fazer ''Antes de morrer'', ela vive com o Pai e o Irmão, separados da mãe que mora a alguns quarteirões, o que Tessa não incluía erra se apaixonar, ainda mas por seu vizinho, Adam.

Resolvi fazer um resumo rápido da historia e não falar sobre as personalidades e grandes coisas assim, mas por mim mesma, muito das pessoas falaram que Tessa era grossa, fútil, má entre outras coisas, mas me identifiquei, não tenho uma doença em fase terminal graças aos céus, mas o humor, forma de pensar e até mesmo agir, pude sentir a ansiedade e teimosia e sentir um pouco da agonia que é de alguém ser basicamente forçada a partir e ela não é uma garota fácil de aceitar, ainda mais isso. É uma jornada, mas simples se pensar bem, Janny Downham encarnou nos personagens, detalhes e na narradora, todo o ambiente ate a baía da praia descrita é algo que me tocou, as ultimas palavras de seu pai '' Me leve com você'' fez me chorar, não com uma historia de uma garota com Leucemia, mas muito mais que isso, intenso e vibrante. Quanto o livro e o filme eu Amo faz anos que vejo e releio, ate a trilha sonora instrumental tocou-me e escuto. significante demais.

Paola 31/01/2017

Antes de Morrer
Sem dúvida é uma história triste, mas faz refletir sobre como estamos usando o tempo que temos, enquanto somos jovens e saudáveis. Ir deixando as coisas para depois não funciona se a vida for interrompida, então o melhor é cumprir todos os desejos enquanto é possível, sem perder tempo. É uma narrativa de força extraordinária, e muito emocionante, recomendo a todos, e preparem-se para as lágrimas, porque elas virão.

site: http://uma-leitora.blogspot.com.br/2011/06/antes-de-morrer.html

Meninas que Leem 20/12/2016

Blog As meninas que leem livros
Emocionante...

Tessa é tão comum e ao mesmo tempo única...Desde o começo do livro ela sabe que vai morrer mas não desiste da vida...Quer tudo o que pode ter mas ás vezes tem ataques de raivas ou cai em depressão.

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2010/01/antes-de-morrer-jenny-downham-normal-0.html

Viviane 01/08/2016

Uma versão da culpa é das estrelas
Tirando alguns detalhes, o livro tem o mesmo enredo, praticamente mesmas situações. Confesso que a beleza que vi foi no final do livro.
As últimas 30 páginas são de emocionar realmente.
Boa leitura.
vaneperola 25/04/2019minha estante
Esse livro foi escrito antes de a culpa das estrelas. Mas realmente os dois possuem semelhanças.

Sarah 05/06/2016

“Nossa vida é uma série de momentos. Desapegue-se.”
Todo mundo está cansado de clichês, romances onde um dos envolvidos tem uma doença terminal e afins. Não obstante, este livro nos trás uma nova perspectiva sobre tal assunto.
Nesse livro, acompanhamos a história de Tessa, uma garota com um tipo de câncer, que decide abandonar seu tratamento e viver o tempo que lhe resta. Ela faz uma lista de coisas que quer fazer antes de morrer, compartilhando apenas com a melhor amiga, Zoey, e depois, juntando-se as duas, o mais novo vizinho de Tessa, Adam. E assim começa uma correria para fazer tudo que ela puder, o mais rápido possível.
A narrativa de Jenny Downham é bem desenvolvida, embora pouco dinâmica não é cansativa. Em cada parágrafo, até mesmo em cada frase, a autora consegue emocionar o leitor. Os últimos capítulos são os mais difíceis, não por sua escrita, mas pela sobrecarga de sentimentos, é nesse momento entra em desidratação, de tantas lágrimas que são derramas. Downham consegue tratar de um assusto sério, como a aceitação da morte, e ser tão jovem para tal, de uma maneira leve e nem um pouco usual.
Tessa é o tipo de personagem que nos faz acreditar que coisas ruins acontecem por um motivo, que não são aleatórias. Apesar de estar bem próxima de seus últimos dias, Tessa não desiste de sua felicidade, mesmo sabendo que ela não será o tempo que espera. Enfrentando seu problemas de saúde e lutando para aproveitar todos os seus dias, ela ainda guarda um tempinho para lidar com o problema que envolve a personagem Zoey.

Eu Conto Um Conto 28/07/2015

Imagine você, uma adolescente de 16 anos. Começando a viver. Cheia de sonhos e planos. Cheia de inseguranças e incertezas. Que desejava ter um namorado. Sair por aí com as amigas. Entrar numa universidade. Fazer coisas normais, como qualquer garota de sua idade. Com uma única diferença. Estar condenada a morrer.

Essa é a história de Tessa Scott. Uma garota de 16 anos, com uma grave doença, que apenas desejava ser como a maioria das meninas. Porém, sua realidade a deixava cada vez mais distante de levar a vida como gostaria. Percebendo que corria contra o relógio, Tessa monta um projeto. Ela organiza uma lista de coisas que gostaria de fazer antes de morrer. Perder a virgindade, desrespeitar a lei, fumar cigarro, entre outras coisas. Zoey, sua melhor amiga, a ajuda em seu projeto de vida, que depois passa a contar com a colaboração de Adam, seu vizinho, por quem ela vem a se apaixonar. Amargurada e ciente do fim cada vez mais próximo, Tessa quer viver tudo intensamente, mesmo que isso traga consequências e afetem as pessoas mais próximas a ela. E nem sempre o que desejamos acontece da maneira que gostaríamos. As experiências podem gerar frustrações e magoar as pessoas que verdadeiramente nos amam.

Antes de morrer é um livro sobre família, amizade, sobre dar valor às pequenas coisas da vida. Sobre amar, hoje e agora, mesmo sabendo que o amanhã pode não existir. O livro nos traz reflexões sobre a efemeridade da vida e o quanto devemos aproveitar cada momento, cada oportunidade, sem nos esquecermos daqueles que se importam conosco. Passamos a ter uma breve ideia dos medos e anseios de quem está próximo da morte, mas que não quer morrer.

Recomendo esse livro para aqueles que amam romances e histórias que te fazem chorar e emocionar. Mesmo seis anos depois que li, ainda é meu livro preferido.

A adaptação para o cinema não me agradou muito, mas quem quiser conferir, o filme chama-se Agora é Para Sempre.

site: http://eucontoumcontoblog.blogspot.com.br/2015/06/resenha-antes-de-morrer.html

Aline.Silva 25/07/2015

Resenha livro antes de morrer
Antes de morrer conta a historia de Tessa uma garota de 16 anos que sofre de leucemia , depois de quatro anos lutando contra a doença chegou o momento em que o inevitável finalmente se aproxima , e os médicos alegaram de que ela teria pouco tempo de vida.

Ciente disso Tessa resolve criar uma lista de coisas que gostaria de fazer antes de morrer . “ Fazer sexo, usar drogas, infringir a lei eram uns dos tais itens.”

Conforme o enredo vai se desenrolando temos uma perspectiva de como ela lida com a doença, conflitos familiares e o medo da morte , afinal que tipo de pessoa esta preparada para morrer sendo ainda tão jovem com tantas coisas para viver e sonhos para se realizarem, ela ainda se encontra numa situação que não esperava “Se apaixonar”. Adam é um cara fofo e sua presença desempenha um grande papel na vida da garota.

Talvez seja o fato de não ter me identificado com a personagem ,ou talvez não esteja num momento muito emotiva , a questão é este não foi um livro que despertasse aquela sensação de “ah acabou não sei o que farei agora”. Só consegui realmente me interessar quando já estava quase no final e ai sim fiquei muito comovida e emocionada.

E para aqueles que não conhecem existe uma adaptação do livro para filme chamado Agora e Para Sempre , eu já assisti e posso dizer que ele foi muito fiel captando a essência que é transmitida na história,mantendo as características dos personagens , explorando muito bem o lado emotivo, relatando o drama de Tessa de uma forma muito comovente.

site: http://colecionadora-de-frases.blogspot.com.br/2015/07/resenha-livro-antes-de-morrer.html

eurodrigoalves 22/07/2015

Emocionante
A História de Tessa é tocante, real, sincera, verdadeira e crua. O livro conta de forma envolvente todo o drama de uma menina - mulher com sede de vida. Uma menina que descobre o amor verdadeiro, que corre atrás de seus sonhos, que deseja viver o pouco que lhe resta de forma intensa.

Renata 20/06/2015

Sobre a vida, a morte e o tempo que nos é destinado
A história de Tessa, uma adolescente na reta final de sua longa trajetória de luta contra o câncer.
Alguém por aqui me chamou atenção para a existência de um gênero de literatura classificado como sick lit, acredito que 'Antes de morrer' se enquadre.

Logo no início do livro fazemos uma associação com o filme 'Antes de partir' (The bucket list), com Jack Nicholson e Morgan Freeman. A trama do livro e do filme gira em torno da lista dos últimos desejos de pessoas que têm seus dias contados.

A semelhança para por aí, no filme a morte ameaça dois homens que viveram a maior parte da vida, trabalharam, casaram, tiveram filhos, enfim, desfrutaram dos maiores acontecimentos da vida.

A situação de Tessa é bem diferente, diagnosticada aos 12 anos, aos dezesseis não frequenta mais a escola, nunca teve um namorado, não aproveita nada da vida de uma adolescente e nem mesmo tem o direito de sonhar com o futuro.

Tessa chega a uma fase de sua doença em que tudo é uma questão de tempo e isso a move a desejar, desejar e lutar por realizar objetivos que se transformam na lista que começa com fazer sexo e prossegue com simples atos de rememoração e mesmo transgressões que a exaurem e a seu pai também.

Junto à Tessa está seu pai, seu irmão e sua amiga Zoey, sua maior cúmplice. E o bacana da história é abordar a dificuldade das relações quando sofrem com um longo período de uma doença grave e da perspectiva da morte. É interessante ver que a autora não fez de Tessa uma garota transcendental ou sei lá o que por conta de sua doença, ela é uma adolescente, com desejos da idade, com a rebeldia da idade, tudo potencializado pela consciência da morte.

Um livro juvenil bacana, com boas reflexões.
A edição é da Agir, boa diagramacão, papel lisinho, sem porosidade, gostoso de ler, mas faltou uma revisāo melhor, alguns errinhos e letras comidas, pena.

Anna Rebeca S.A. 16/11/2014

Emocionante e intrigante
Emocionante, é um título meio idiota, mas é a definição é exatamente o que significa, a Tessa a personagem principal é uma idiota, ela magoa, deixa as pessoas desconfortaveis, e se diverte com isso como se tudo fosse um grande show de stand up, em que ela está preste a contar a ultima piada sombria do show, que vai deixar todo mundo se perguntando, "o que está acontecendo?"
"Antes de Morrer" é uma obra verdadeira sobre o retrato de uma paciente de câncer, porque afinal morrer não é bonito. E viver é menos ainda.