Luzia-Homem

Luzia-Homem Domingos Olímpio...




Resenhas - Luzia-Homem


35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Maiane.Alves 01/02/2024

Luzia é uma mulher especial. Não tem medo de nada. Trabalha como um homem mas encanta todos com seu jeito amável de ser.
comentários(0)comente



Dante 05/12/2009

Inesquecivel!
Caramba... sem palavras pra descrever um livro tão bacana!
Narrativa inesquecivel, personagens marcantes, cenário deslumbrante! Sem dúvidas Domingos Olímpio deve ter acordado super inspirado quando escreveu esse livro! Nossa... é aquele tipo de livro que podem passar mil anos, mas você não consegue esquecer a história!

Luzia Homem, protagonista da obra, é uma personagem que foge dos padrões românticos da época e que, justamente por isso, marca a obra como um todo!
Sem dúvidas GENIAL!
laura 08/10/2011minha estante
Concordo com você esse livro é genial.




Cayo.Fellype 27/12/2021

Li esse também para fazer um trabalho da faculdade, ótimo livro em que retratava a realidade de retirantes. O que tenho observado sempre que leio algum livro literário é que geralmente vai haver um ?triângulo amoroso? se pudermos dizer assim, e também contém um final trágico na obra.
comentários(0)comente



Andréa 13/07/2012

Amadurecimento, amor e vingança
Li Luiza-Homem sem nenhuma preocupação em encontrar traços do romantismo, naturalismo ou qualquer outra classificação literária, li Luiza me deixando levar pelo cenário, pela seca, pela simplicidade dos habitantes de Sobral no Ceará e foi por isso que achei o livro extremamente envolvente. Domingos Olímpio cria em seu livro um triângulo amoroso entre a jovem Luiza-Homem, apelido recebido desde pequena por ter sido criada na lida bruta como se fosse homem; Alexandre, o jovem simples e trabalhador apaixonado por Luiza; e Crapiúna, soldado cruel que vê em Luiza não um amor, mas um desafio para seu poder de conquista e sedução. Em em meio a esse triângulo o amadurecimento de Luiza como mulher, o sofrimento de Alexandre preso acusado por um crime que não cometeu e todo o ódio de Crapiúna, homem vingativo que não mede consequencias para conseguir o que quer. Mas diferende do que se espera, não é Luiza realmente a heroína que salva o moço injustiçado, mas sim Terezinha, jovem largada no mundo que demostra que grandeza não se mede pela riqueza, por títulos ou patentes. Apesar do final não ter sido o que desejava, o autor faz de seus personagens mais do que marcantes, ele cria personagens inesquecíveis.
comentários(0)comente



Aurora75 09/06/2023

Montanha russa
Foi muito maçante ao início; penei pra completar a leitura. acredito que ao total levei por volta de 6 meses? isso porque era extremamente chato e complicado ter que voltar ao dicionário por conta desse vocábulo o qual, além de antigo, é regionalista. porém, ao longo do livro, "peguei o jeito" de lê-lo e acabou por se tornar uma leitura extremamente agradável, ao final.
falando em final... QUE FINAL TOSCO! todo o sentimento agradável que cultivei dissipou-se depois deste desastre. seu problema foi ser repentino e sem pé nem cabeça! não havia razão para tal acontecer. qual é a moral dessa história? já é sabido que os retirantes sofriam uma condição semelhante a de animais sedentos, não precisava-se retornar a prática tão vulgar de... para fazer um statement.
sei lá, achei vazio. e fiquei desolada por conta disso
comentários(0)comente



Carlos Nunes 18/01/2020

LUZIA-HOMEM, de Domingos Olympio
Clássico hoje menos conhecido do regionalismo brasileiro e do ciclo das secas, LUZIA-HOMEM é uma obra naturalista mas ainda com fortes traços românticos, especialmente na composição dos personagens. Luzia é uma jovem retirante quem devido à sua extraordinária força física, trabalha em pé de igualdade com os homens em um campo de trabalho na cidade de Sobral, no Ceará, em 1887. Disputada por dois homens, o violento Crapiúna e o gentil e correto Alexandre, Luzia, auxiliada por sua única amiga, a ex-prostituta Terezinha, se vê envolvida em uma trama de traição e injustiça. Livrinho curto, de leitura bastante agradável, mas com uma certa dificuldade por conta dos termos regionalistas. Cenas fortes e narradas com crueza. O final, apesar de muita gente considerar forçado, é coerente com a trama e a natureza naturalista da obra. Maiores detalhes no vídeo (link abaixo)

site: https://youtu.be/-gGfjCzLZ4c
comentários(0)comente



Marcel.Trocado 15/08/2023

LUZIA-FORTE

Ao contrário do que sugere seu apelido, Luzia-Homem não é robusta e grosseira, mas sim de formas esbeltas e graciosas como as morenas do sertão. Ela surpreende pela força física que emprega no trabalho braçal, no qual poucos homem se equivalem.

No ano de 1878, a história inicia com a protagonista, em meio a alguns homens, trabalhando na construção do presídio do Curral do Açougue no Ceará. A destreza e força de Luzia descendem do seu passado na lida com o gado, na época que seu pai era vivo. Após o falecimento dele, a vida não será nem de longe fácil, com a mãe enferma e sem posses, Luzia é vista pelas mulheres como bruta, porém não deixa de ser notada por dois homens completamente diferentes: o honesto e trabalhador Alexandre, e o temido Crapiúna, um soldado insolente.

O cenário de fundo é de miséria, num sertão castigado pela seca histórica de 1877-78. O Ceará foi o que mais pereceu neste período, sendo dessa forma um território de constante fluxo de retirantes em busca de melhores condições de vida. Domingos Olímpio, autor deste livro, para além desse fato marcante, descreve o sofrimento de Luzia diante do amor de Alexandre, do qual não é correspondido, e as perseguições de Crapiúna.

Luzia não fora feita para amar, pois sua preferência é dedicar sua vida a mãe enferma, seu destino também era penar no trabalho e por isso é considerada máscula, estigmatizada pela sociedade da época. Sua trajetória irá concluir num fim trágico e por essa e outras características trata-se de um romance naturalista, sem a pretensão de defender ou protestar a situação vivida, apenas mostrar o Brasil nos seus mais variados aspectos.
Guilherme Felix 20/12/2023minha estante
A perspectiva de gênero se constrói não só pela forma, mas também por outros fatores sociais, como o trabalho que exercia, ambiente em que vivia e outros fatores. No livro, ela relata que ajudava o pai a tanger o gado, desde criança, o que tipicamente é feito por homens. Por isso, o porte físico é apenas um dos elementos. Além disso, em uma terra de pessoas em inanição e anorexia, uma mulher forte pode parece mais máscula do que alguns homens.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Betânia 17/09/2021

Luzia-Homem
Luzia-Homem é uma obra de fácil leitura, com uma história simples e ao mesmo tempo forte, de desfecho surpreendente. A protagonista é uma mulher resistente e cativante que marca o leitor. Com uma narrativa regionalista, é um clássico que vale muito a leitura.
comentários(0)comente



Debi 20/09/2023

Luzia-Homem
Li esse livro pq preciso dele pra um trabalho escolar e pq plafetam tanto como um livro de romance? O casal nem fica junto e a melhor amiga dela tem uma história tão mais bonita e acaba sendo tão mais cativante que o parceiro romântico da luzia
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafael1906 06/01/2023

Luzia-Homem, mulher nordestina, sim senhor!
Luzia-Homem, uma das grandes obras do movimento naturalista regionalista, traz a narrativa de uma mulher forte e trabalhadora, de beleza peculiar e porte físico que chega a se assemelhar ao masculino. Luzia trabalhava com o pai tal qual fosse um menino. Após o falecimento dele, que enfrentar dificuldades constantes para sustentar a mãe enferma. Com uma linguagem característica do movimento regionalista, Domingos Olímpio escreve acerca de uma nordestina e suas batalhas pela sobrevivência, o amor de Alexandre e as perseguições do repugnante Crapiúna. Uma leitura essencial para entender o que parece ser um fardo eterno, e dificil de sustentar, o de ser mulher nesse país.
comentários(0)comente



Francielly 11/06/2016

Nosso sertão brasileiro!
Forte, independente, é assim que descrevo, Luzia, uma mulher pra deixar muito homem no chinelo! Vivendo em um sertão do Ceará, cuidando de sua mãe enferma, trabalhando como um homem, sem medo, com fé no coração e garra, e ainda tendo que aturar o impertinente Crapiúna.
A vida simples, a seca no sertão, os amigos, um admirador e amigo, a esperança, a fé, as crendices...uma história pra ver como é o sertão brasileiro, um pedaço do nosso país com personagens marcantes e inesquecíveis.

comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR