Umbigo é Nosso Rei?

Umbigo é Nosso Rei? Machado de Assis...

Resenhas - Umbigo é Nosso Rei?

Rafa 05/07/2015

Encontrei essa surpresa nos saldões da Feira do Livro da minha cidade neste ano. Eu já o conhecia, mas não imaginava que iria encontrá-lo por lá.

Trata-se de uma coletânea de textos sobre o individualismo que impera no Brasil atual. Conta com grandes nomes da literatura atual como Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Fabrício Carpinejar, David Coimbra, dentre outros.

Alguns são textos que analisam o individualismo a partir dos livros, dos filmes, do teatro ou do cotidiano. Outros são textos fictícios, como o texto do David Coimbra - que aliás, recomendo, se o leitor ainda não teve a oportunidade de conhecer o trabalho deste autor - que explora o individualismo através de um conto, em que um homem "chifra" uma mulher. Outros, são opinativos e misturados.

São textos extremamente interessantes, buscando desde a origem da palavra umbigo até divagações sobre as diversas formas de manifestação desse fenômeno que assola o Brasil, e o mundo atuais.

Além dos autores que já conhecia, acabei lendo pela primeira vez outros escritos de outros escritores que também apreciei.

Eu recomendo a leitura, com fervor, para quem puder conseguir uma cópia deste livro. São textos que te fazem refletir e repensar alguns conceitos. Te tiram do lugar comum e exploram as nossas atitudes, sob o viés do individualismo.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com