Tornar-se Presente

Tornar-se Presente John Stevens

Resenhas - Tornar-se Presente

Cayo 12/04/2017

Para qualquer um
O livro é uma coletânea enorme de experimentos que John O. Stevens compilou durante parte da sua vida, experimentos que ele aplicou em grupos de vivencia. Baseado na Gestalt-terapia ele os descreve intercalados com comentários teóricos, as vezes pessoais e transcrições de experiencias feitas. O livro rico de possibilidades. Mas muitos profissionais da área costumam levantar ressalvas sobre o livro e muitas vezes desestimulam a leitura.

A questão é que — como ele mesmo fala — este livro é apenas uma ferramenta e como qualquer ferramente pode ser útil e construtiva ou inútil e destrutiva. Se você usa um martelo para pregar um prego, provavelmente alcançará exito. Já se você tenta pintar uma parede com este martelo, as coisas podem ficar bem difíceis. Mas a analogia precisa ir além. Quem lê este livro e pretende pô-lo em prática precisa estar pronto para usar este martelo para quebrar um jarro, fazer um som para chamar a atenção, um malabarismo ou até mesmo como peso de papel. Ou seja, há de se ter muita imaginação e criatividade para usar este livro.

O livro não é um tutorial, não é um manual de instruções. O livro é um compilado de experimentos que PRECISA ser visto e executados com extrema versatilidade. O livro é um gatilho, uma sugestão. Quem o utiliza precisa estar pronto para abrir mão de qualquer indicação do autor e se adaptar a realidade presente. Isto é tornar-se presente. É responder ao que está acontecendo aqui-e-agora com suas possibilidades, mas não se prender ao que está escrito. O livro deve ser usado para aumentar um repertorio de possibilidades onde quem estará organizando o grupo lançará mão do livro como uma inspiração, um indicativo e nunca como uma cartilha para ser seguida passo à passo, o livro não pode se tornar um "deverísmo" nem para o facilitador do grupo nem para o grupo. Tendo esta sensibilidade e cuidado — ao contrario do que muitos colegas psicólogos pensam — acredito que o livro possa ser usado por qualquer um e em qualquer ambiente.

Claro que quanto mais aprofundado na teoria base que o livro foi feito — a Gestalt-terapia — o facilitador dos grupos terá mais facilidade em manejar e coordenar os grupos, mas isto não é pre-requisito. O livro pode ser usado por professores, lideres de associações, clube de livros, grupo de amigos, famílias, colegas de classe e até mesmo por profissionais de psicologia.
Rafael.Giuliano 30/07/2018minha estante
Obrigado Cayo, estava em dúvida quanto à leitura mas suas resenha me despertou ainda mais curiosidade em relação ao conteúdo do livro!

=D

Fernanda2426 05/05/2021

Tornar-se presente
Tornar-se presente é um livro experiencial basicamente, constituído por vários experimentos e em vários formados (individual, com casais, com grupos). É impossível lê-lo sem em nenhum momento aplicar as experiências em si mesmo ou ao menos imaginar o impacto que isto poderia ter na sua própria vida caso o fizesse e, acredito que essa é justamente a intenção. O aqui-agora é fundamental e sem isso corre-se o risco de começar e terminar o livro sem que nada em si tenha mudado, o que aliás não é recomendado para livro nenhum. Excelente oportunidade para psicoterapeutas, em especial os Gestalt-terapeutas.

hyocha 28/12/2023

Foi muito bom fazer todos os experimentos desse livro, me ajudou bastante a compreender sobre a gestalt e ver que não é a abordagem pra mim kkkkkkk