Banquete com os deuses

Banquete com os deuses Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Banquete com os deuses

LucAlio.CAmara 18/12/2023

Benquete dos deuses
Achei as crônicas interessantes abordando certos assuntos peculiares da época destas crônicas. São crônicas bem curtas.

Eu gosto de crônicas, mas com um certo tempo elas ficam ultrapassadas. Apesar de eu ter pouca bagagem de referências dessas crônicas do autor, eu conseguir garimpar e reconhecer algumas referências. Eu vou me esforçar e seguir a recomendação de Millôr Fernandes e procurar ler sempre primeiro os livros antigos e depois partir para os novos.

Silvinha 04/11/2022

Entendi poucas referências...
Não sei se por uma diferença de gosto ou geração, mas muitas referências usadas por LFV neste livro passaram direto por mim.
Mas ainda assim, adoro o jeito que ele tem de comparar situações e criar encontros entre personagens totalmente aleatórios.

Anderson 20/10/2022

Adoro Veríssimo, mas eu não sou o público alvo desses textos. Em todo caso, sempre uma graça ler gente que escreve bem.

Priscila.Colucci 04/08/2022

Viagem cultural
É um ótimo livro! Mas é necessário uma bagagem cultural para melhor compreensão (nada que o Google não possa te ajudar).
É engraçado, divertido e muito bem humorado. Leitura fácil e rápida.

Guilherme Alves 30/05/2021

Um bom entretenimento
Sempre gostei de Luís Fernando Caríssimo desde criança, quando li o livro da minha mãe "Comédias da Vida Privada" de uns tempos pra cá ando lendo outras obras e personagens dele, como o Analista de Bagé.
Esse ano percebi que estava fazendo algumas leituras "pesadas" com temas um pouco espinhosos, guerras, suspense, pobreza e estava procurando algo mais leve, então recorri ao livro Banquete com os Deuses, porém achei bem diferente do que estava acostumado do autor, mas foi interessante notar as referências de cinema, música e artes no geral que o moldaram na vida, saí cheio de referências e trechos sublinhados pra revisitar e conhecer.

Lucas C. 13/03/2021

Uma leitura bastante interessante. Os textos do Veríssimo nos trazem várias referências a autores, que, mesmo que a gente não conheça, acabe imerso nas obras - ou não, de repente a pessoa fique um tanto quanto frustrada; mas certamente deve ajudá-la a conhecer algumas obras. Alguns dos textos são bem divertidos, inclusive. Já de outros, eu discordei ou simplesmente não gostei da abordagem. Mas como leitor chato, devo admitir aqui a minha parcela de culpa.

Andre24 30/11/2020

Um livro de referências.
Pra ser melhor entendido deve-se conhecer a obra base que o autor comenta. Passado esse filtro, ainda há outro, concordar com a sua opinião. Por isso esse livro me divide. Amo a família Veríssimo e amo cinema e leitura e música, mas me mantive distante durante quase toda a leitura, pois esses mundos são tão grandes que nenhum dos meus gostos bate com os dele. Algumas crônicas são muito boas, mas as dos filmes antigos e do jazz já não me traziam empatia. Outras tentam ser eloquentes demais, nunca imaginei que o autor pudesse ser tão pedante. Apesar de tudo, fiz uma lista com as indicações e pretendo ver depois.

Peterson.Silva 27/02/2017

Muito bom!
Tenho que confessar que não consegui me relacionar com boa parte deste livro em razão das referências que perdi: ele fala de muitas coisas que, infelizmente, não conheço. Mas é mérito do próprio livro que, por exemplo, eu tenha tido vontade de explorar esses universos: dos filmes europeus ao jazz.
Mas das coisas que eu conheço, entendo o que ele fala e gosto muito: ganhei uma percepção mais nuançada de Pulp Fiction e Tarantino, um entendimento interessante de Hemingway, e por aí vai. Veríssimo escreve muito, muito bem: passa manteiga nas letras. Fica tudo muito gostoso, e quando vem _aquele_ insight, ou aquele texto bem construído, é maravilhoso.
Destaque para a introdução, "Federico...", "O Chaplin das crianças", "Começos", "Um grande amor", "That's it", "O tempero da vida", A introdução de "Afiando o cálamo", "Fobias", "Wilde", "A compensação", "Fazer dançar os ursos", "Sinais mortíferos", "Professor Pelé", "A Gula", "Os anônimos", "Borgianas", "Bretton Woodstock", "Lições erradas" e "A travessia".

Kaaah 25/06/2016

Tem bagagem pra esse livro?
Verissimo oferece 73 crônicas divertidas e peculiares sobre sua relação com a arte e a cultura (20 anos de cinema, literatura e música).
O livro é ótimo, mas tem que ter "bagagem" para acompanhá-lo.
Ótimo livro, divertido e cheio de incríveis referência, é realmente um banquete com os deuses!

Kerly 19/08/2014

"Banquete com os Deuses" abrange a cultura contemporânea com muita criatividade e humor, mesmo para quem não presenciou alguns episódios históricos como Woodstock acaba se identificando. Cada citação de livro ou filme que LFV fez, entrou para a minha meta leitura ou TENHO QUE (RE)VER lista de filmes.

yurigreen 17/07/2014

Excelente para os excelentíssimos
Eis aí o motivo de eu não dar cinco estrelas pra essa pérola que é o Veríssimo. O cara simplesmente tem uma bagagem cultural que não dá pra acompanhar (não eu pelo menos, não agora). Repleto de referências americanas no campo do cinema, teatro, música e literatura, o livro realmente faz juz ao nome - Banquete.

Confesso que li apenas 2/3 desta densa compilação. A última parte está totalmente relacionada à nomes do Jazz que eu nunca tive interesse em ouvir ou pesquisar. Contudo, os dois primeiros pilares que abordam literatura e cinema são fantásticos. Ainda que vez ou outra seja lançada uma referência que não tenhamos contato prévio, o texto não fica menosprezado pois o autor brinca com as palavras de um jeito tão natural que se assemelha a uma conversa tranquila num bar.

Indicado principalmente pelas crônicas riquíssimas e apresentadas de forma cômica e intelectual, com tiradas de fim de texto que caracterizam muito bem a escrita deste gaúcho sinônimo de boa qualidade literária.

@Cb.victorpi. 16/01/2014

Meu livro favorito.

Moacir11 18/11/2012

Um livro com a cara de LFV.

Crônicas curtas, poucas palavras, concisão, humor e inteligência.

Indicado para quem adora literatura, cinema e música.

Confesso que a parte musical eu não li. Ele gosta de Jazz, e eu não faço a mínima ideia de quem são as pessoas do livro.

A parte de cinema é muito boa. Grandes indicações.

Frase: "Hoje é difícil estacionar o carro, os cinemas não tem conforto, tem sempre o mesmo casal na fila de trás que não pára de falar, e ainda por cima vão passar um antigo com o Humphrey
Bogart na TV... E você trai o cinema. Calhordamente, você esquece o que ele fez por você e o abandona."

Israel145 20/09/2012

É sempre um prazer ler as crônicas do Veríssimo. Quando é um apanhado de crônicas selecionadas ao longo da carreira do escritor, tratando de assuntos que estão ligados ao mundo das artes, então o prazer é em dobro. Nesse livro, Veríssimo se derrete escrevendo sobre algumas de suas grandes paixões: o cinema, a literatura, a música e as artes no geral. Com seu costumeiro bom humor e sua genialidade, o autor se debruça revendo os clássicos e proporcionando ao leitor textos que beiram o deleite e o assombro. Assombro por conta da sua vasta erudição na qual ele não se preocupa nem um pouco em deixar jorrar uma torrente de referências. Ele sequer se preocupa em fixar-se nos assuntos específicos. Sem nenhum constrangimento, coloca numa mesa de bar um escritor e um jazzista trocando ideias em diálogos geniais.
E por falar em jazz, infelizmente não pude aproveitar o tanto quanto queria, pois minhas referências sobre o assunto não passam de um ou outro hit de Louis Armstrong e uns poucos bluesmen. Mas isso não é fator impeditivo pra deixar de ler o livro, pelo contrário, quem sabe daqui a 5 ou 10 anos o banquete seja completo.

Helen 18/09/2012

Gosto da idéia que esse livro seja um divisor de águas em minha vida. Sempre gostei de arte em geral, mas com esse livro descobri que vou passar o resto da minha vida a descobrir novas idéias, artistas...novos mundos. Admirável a cultura de Fernando Veríssimo.
O livro aborda maestralmente todas as dimensões da arte.