Conversas com quem gosta de ensinar

Conversas com quem gosta de ensinar Rubem Alves

Resenhas - Conversas Com Quem Gosta de Ensinar

Luana.Segala 23/03/2024

Conversas com quem gosta de ensinar
Esse livro, apesar de ser algo mais acadêmico, foi maravilhoso. A leitura fluiu tão bem e sem ser difícil ou maçante, fora que foi uma leitura essencial demais, abriu a minha mente com relação à educação. Eu amei como o autor fala das profissões que vão sumindo com o tempo de uma maneira tão sábia e reflexiva e como ele diferencia o professor (profissão) do educador (vocação) pois, um professor é funcionário das instituições, já um educador é um fundador de mundos, medidor de esperanças, além disso, ele faz uma analogia dessa profissão com a árvore ?

Ps: Amei a referência a Jó, da Bíblia, no final do livro

Gabryelly 04/02/2024

"Conhecimento é poder"
Rubem Alves é cirúrgico! A leitura é fluida, ainda que em algumas parte se tornem um pouco densas, ele cita vários pensadores, filósofos, sociólogos para realizar os seus embasamentos. Vale muito a pena princi para aqueles que querem ser educadores.

lauraleitora 04/01/2024

De profissão, professora! de vocação, educadora!
Apesar de sua escrita acadêmica, a qual o Rubem tentou bastante não utilizar, é um livro muito gostoso de ler. E, sim, é escrito para educadores e futuros educadores (como eu) de forma a refletirmos sobre a vida para além da academia como numa conversa descontraída com ar de seriedade absoluta. Entre sociologia, filosofia, demasiadas teorias e ciências, esse livro é uma viagem reflexiva sobre os fundamentos epistemológicos da educação.

Possui, dentre os tópicos que mais chamaram-me atenção, a importância plena de um educador, em seu lugar como intelectual que é, de usar as palavras para mudar o corpo, independentemente da classe social deste. Pois um corpo sente, independentemente, do nível em capital material que carregue. Pois, segundo Rubem Alves: "Porque são as palavras que carregam consigo as proibições, as exigências e expectativas. E é por isto que o homem não é um organismo mas este complexo lingüístico a que se dá o nome de personalidade [...]" Fazendo necessário entender que tudo que então conhecemos como professores é estruturado socialmente para tal, afinal a sociedade é um produto humano que pode ser mudado. Não somos apenas transmissores, somos educadores que nos apropriando da vida a reproduzimos passando ela adiante através de nosso alunos. Uma geração aprende com a outra.

Em resumo, levarei todas as citações desta obra para a vida de educadora e também de professora. Rubem Alves foi e será um dos maiores intelectuais desse país, tão atual de certa forma, mas que exibe justamente o porquê de - infelizmente - suas palavras serem tão atuais num país que se conforma demais marcado pelo autoritarismo.

Lerei mais vezes assim que estiver atuando pra valer em sala de aula e levarei alguma das teorias presentes na prática dos estágios supervisionados.

A nota é 4.5 (muito bom!), pois ainda acho que o mesmo ainda se prende a um caráter acadêmico.

Laysa Leitora 02/11/2023

A arte da conversação
Rubem Alves com seu carisma e gentileza intrínsecos, conversa com os seus leitores de uma maneira leve,porém reflexiva a respeito da educação. Este livro faz uma crítica social e busca despertar o senso crítico de seu público,porque esse é o primeiro passo no caminho evolutivo da educação.

Raina.Reis 01/08/2023

Acho que todo aluno de licenciatura deveria ler esse livro durante a graduação, ele não fala só sobre a educação, ele se comunica com o educador.

Tatiana455 27/05/2023

Frequentemente quando perguntamos a cientistas por que é que eles se dedicaram à ciência, respondem-nos que conhecimento é bom, que conhecimento conduz ao progresso e que ele contribui efetivamente para aliviar a miséria da existência humana?

Ma Passos 20/03/2023

Sentimentos reais
Primeiramente, preciso pontuar o quanto o primeiro capítulo me tocou, fiquei emocionada de verdade lendo e eu me senti representada no meio daquelas metáforas.

Eu só precisava ler um capítulo para o trabalho da faculdade, mas acabei lendo inteiro porque acho que todos educadores (presentes e futuros) precisam lê-lo.

Confesso que quando chegava mais perto do final mais difícil se tornava a leitura, mas mesmo assim consegui absorver várias partes e daqui um tempo, quando eu reler, provavelmente eu terei um novo e melhor entendimento.

Jana 14/10/2022

Reflexões Pertinentes
Uma leitura para aprender a enxergar além do que se vê.

Uma conversa a cerca da nossa prática no chão da escola.

Uma série de reflexões sobre o professor que somos e o professor que deveríamos ser. Um olhar questionador sobre a constituição das intuições, pesquisas, e métodos. Um passeio pela filosofia e sociologia, conduzindo ao pensar do porquê as coisas são como são e como estamos agindo e nos posicionando frente a elas.

Por fim nos deixa uma mensagem de esperança, para que possamos alcançar a tão sonhada qualidade da educação.

E sem dúvida....

"Sobra nos poder.
Falta nos sabedoria."
Rubem Alves.

A você que escolheu esse livro, boa leitura!

???

Maria.Cecilia 23/08/2022

Carismático !
Esse autor sempre me encantou. Suas ideias nos animam e nos motivam a continuar a ensinar alguém, em algum lugar.

Como professora sinto a necessidade de motivação e esta pérola é uma dessas obras que nos fazem lançar voo. Hoje estou aposentada, mas as lições que Rubem Alves me ensinou não vão se apagar.

O que é ser educador?

Os professores são habitantes de um mundo diferente?

O que tem o ensino a ver com o poder?

Esse teólogo e filósofo, eloquente e carismático, vai nos levando a refletir devagarzinho e sem pressa, para que possamos nos sentir realmente importantes para o mundo.

Baroni 09/01/2022

Pura sensibilidade
Rubem Alves dialoga não só sobre ensinar, mas desenvolve uma longa e agradável conversa com seu leitor sobre ciência, sabedoria e filosofia.

Helena 18/05/2021

"Muito se repetiu, pouco se entendeu. E a prova disto é a imensa distância que existe entre o falado e o vivido."

Miriam172 01/02/2021

Apesar de trazer temas importantes, achei a leitura difícil e bastante acadêmica. Quem sabe daqui há alguns anos, eu leia de novo e compreenda mais.

Su 12/08/2020

Rubinho
Que livro gostoso de ser lido.
Uma sabedoria sem fim, uma musicalidade poética nas páginas. O estilo de escrita me lembrou muito Paulo Freire.
Para quem quer encontrar forças para uma pedagogia crítica anti capitalista que alimente a alma e dê forças para trilhar esse mundo conturbado que é a educação brasileira, ainda mais tempos de Palpatino Presidencial (referência de Star Waars rs).
O autor crítica as estruturas das universidades, a forma que as empresas privadas estão constantemente moldando as pesquisas apenas para o lucro e não para para a emancipação humana. Uma indagação linda que ele levanta é "será que o que é bom para o sistema econômico é bom para o povo?" e ainda para acrescentar ainda mais pulgas as nossas orelhas ele diz, "confundimos expansão quantitativa com melhoraria qualitativa".
Indico com muito amor, carinho e paixão.

Su 12/08/2020

Que livro gostoso de ser lido.
Indico com muito amor, carinho e paixão.