Conversas Com Quem Gosta de Ensinar

Conversas Com Quem Gosta de Ensinar Rubem Alves

Resenhas - Conversas Com Quem Gosta de Ensinar

Su 12/08/2020

Rubinho
Que livro gostoso de ser lido.
Uma sabedoria sem fim, uma musicalidade poética nas páginas. O estilo de escrita me lembrou muito Paulo Freire.
Para quem quer encontrar forças para uma pedagogia crítica anti capitalista que alimente a alma e dê forças para trilhar esse mundo conturbado que é a educação brasileira, ainda mais tempos de Palpatino Presidencial (referência de Star Waars rs).
O autor crítica as estruturas das universidades, a forma que as empresas privadas estão constantemente moldando as pesquisas apenas para o lucro e não para para a emancipação humana. Uma indagação linda que ele levanta é "será que o que é bom para o sistema econômico é bom para o povo?" e ainda para acrescentar ainda mais pulgas as nossas orelhas ele diz, "confundimos expansão quantitativa com melhoraria qualitativa".
Indico com muito amor, carinho e paixão.

Aline 15/05/2020

Me parece uma missão impossível escrever a respeito de Rubens Alves. Mas vamos lá tentar né. Nesse livro ele fala de forma tranquila e aberta a respeito do amor pela educação. Ao lermos, nós professores, podemos refletir a respeito dos altos e baixos de nossa rotina e balsamizar nossos corações pq não estamos a sós.

Miriam172 01/02/2021

Apesar de trazer temas importantes, achei a leitura difícil e bastante acadêmica. Quem sabe daqui há alguns anos, eu leia de novo e compreenda mais.

Raina.Reis 01/08/2023

Acho que todo aluno de licenciatura deveria ler esse livro durante a graduação, ele não fala só sobre a educação, ele se comunica com o educador.

Helena 18/05/2021

"Muito se repetiu, pouco se entendeu. E a prova disto é a imensa distância que existe entre o falado e o vivido."

Kizzy 04/10/2013

Manual de bolso para a vida
Tenho esse livro em casa há mais de 10 anos. Era do meu pai, e acabou ficando comigo, mas até hoje, não sei por qual motivo, ainda não o tinha lido.
Hoje, depois de terminada a leitura, a pergunta que me faço é, como não tinha lido isso até hoje? A segunda indagação é: Como o Rubem Alves consegue ser TÃO atual com um texto de quase 20 anos atrás?
"Conversas com quem gosta de ensinar", é daquelas filosofias que a gente não devia ter que parar para ler, a gente devia viver isso, pensar nisso, refletir sobre tudo isso naturalmente. Devia ser um exercício natural e praticamente automático, mas com o nível de superficialidade com que todos nós temos convivido e do qual participamos ativamente, ele parece profundo e absolutamente filosófico.
Rubem Alves promove de forma simples e singela, uma discussão extremamente profunda e atual sobre o significado dos rumos pedagógicos e educacionais, provocando uma reflexão mais essencial do que nunca, sobre o caminho da ciência e da pesquisa no mundo, e sobre o verdadeiro papel da educação e do educador na sociedade.
Assim mesmo, o livro está longe de ser uma obra para educadores e professores, pelo contrário, é um manual que todos deveriam ter como prática, de como a perda da humanização, a perda dos sentidos do corpo humano, a perda da natureza em todas as suas facetas, estão nos destituindo do prazer do ser pela obsessão do simplesmente fazer.

"Cientistas são como remadores, no porão de uma galeria. Todos estão suados de tanto remar e se congratulam uns com os outros pela velocidade que conseguem imprimir ao barco. Há apenas um problema: ninguém sabe para onde vai o barco, e muitos evitam a pergunta alegando que este problema está fora da alçada de sua competência."

Luana.Segala 23/03/2024

Conversas com quem gosta de ensinar
Esse livro, apesar de ser algo mais acadêmico, foi maravilhoso. A leitura fluiu tão bem e sem ser difícil ou maçante, fora que foi uma leitura essencial demais, abriu a minha mente com relação à educação. Eu amei como o autor fala das profissões que vão sumindo com o tempo de uma maneira tão sábia e reflexiva e como ele diferencia o professor (profissão) do educador (vocação) pois, um professor é funcionário das instituições, já um educador é um fundador de mundos, medidor de esperanças, além disso, ele faz uma analogia dessa profissão com a árvore ?

Ps: Amei a referência a Jó, da Bíblia, no final do livro

Le 10/03/2020

Rubem Alves é um excelente e incomparável provocador. Nesta conversa direcionada ao educador, ele "dá um sacode" a cada página, tentando arrancá-lo do sono profundo para mostrar o poder que possui em suas mãos. Que tal romper com a estigma de que "educação e polícia tem a mesma função: controlar comportamentos", e usá-la para subverter a ordem social imposta?

Laysa Leitora 02/11/2023

A arte da conversação
Rubem Alves com seu carisma e gentileza intrínsecos, conversa com os seus leitores de uma maneira leve,porém reflexiva a respeito da educação. Este livro faz uma crítica social e busca despertar o senso crítico de seu público,porque esse é o primeiro passo no caminho evolutivo da educação.

Baroni 09/01/2022

Pura sensibilidade
Rubem Alves dialoga não só sobre ensinar, mas desenvolve uma longa e agradável conversa com seu leitor sobre ciência, sabedoria e filosofia.

Maria.Cecilia 23/08/2022

Carismático !
Esse autor sempre me encantou. Suas ideias nos animam e nos motivam a continuar a ensinar alguém, em algum lugar.

Como professora sinto a necessidade de motivação e esta pérola é uma dessas obras que nos fazem lançar voo. Hoje estou aposentada, mas as lições que Rubem Alves me ensinou não vão se apagar.

O que é ser educador?

Os professores são habitantes de um mundo diferente?

O que tem o ensino a ver com o poder?

Esse teólogo e filósofo, eloquente e carismático, vai nos levando a refletir devagarzinho e sem pressa, para que possamos nos sentir realmente importantes para o mundo.

Letícia 16/05/2020

Ouvindo quem gosta de ensinar
O livro aborda de maneira leve a educação e suas interfaces. É uma interessante leitura para quem se identifica como educador.

lauraleitora 04/01/2024

De profissão, professora! de vocação, educadora!
Apesar de sua escrita acadêmica, a qual o Rubem tentou bastante não utilizar, é um livro muito gostoso de ler. E, sim, é escrito para educadores e futuros educadores (como eu) de forma a refletirmos sobre a vida para além da academia como numa conversa descontraída com ar de seriedade absoluta. Entre sociologia, filosofia, demasiadas teorias e ciências, esse livro é uma viagem reflexiva sobre os fundamentos epistemológicos da educação.

Possui, dentre os tópicos que mais chamaram-me atenção, a importância plena de um educador, em seu lugar como intelectual que é, de usar as palavras para mudar o corpo, independentemente da classe social deste. Pois um corpo sente, independentemente, do nível em capital material que carregue. Pois, segundo Rubem Alves: "Porque são as palavras que carregam consigo as proibições, as exigências e expectativas. E é por isto que o homem não é um organismo mas este complexo lingüístico a que se dá o nome de personalidade [...]" Fazendo necessário entender que tudo que então conhecemos como professores é estruturado socialmente para tal, afinal a sociedade é um produto humano que pode ser mudado. Não somos apenas transmissores, somos educadores que nos apropriando da vida a reproduzimos passando ela adiante através de nosso alunos. Uma geração aprende com a outra.

Em resumo, levarei todas as citações desta obra para a vida de educadora e também de professora. Rubem Alves foi e será um dos maiores intelectuais desse país, tão atual de certa forma, mas que exibe justamente o porquê de - infelizmente - suas palavras serem tão atuais num país que se conforma demais marcado pelo autoritarismo.

Lerei mais vezes assim que estiver atuando pra valer em sala de aula e levarei alguma das teorias presentes na prática dos estágios supervisionados.

A nota é 4.5 (muito bom!), pois ainda acho que o mesmo ainda se prende a um caráter acadêmico.

Jana 14/10/2022

Reflexões Pertinentes
Uma leitura para aprender a enxergar além do que se vê.

Uma conversa a cerca da nossa prática no chão da escola.

Uma série de reflexões sobre o professor que somos e o professor que deveríamos ser. Um olhar questionador sobre a constituição das intuições, pesquisas, e métodos. Um passeio pela filosofia e sociologia, conduzindo ao pensar do porquê as coisas são como são e como estamos agindo e nos posicionando frente a elas.

Por fim nos deixa uma mensagem de esperança, para que possamos alcançar a tão sonhada qualidade da educação.

E sem dúvida....

"Sobra nos poder.
Falta nos sabedoria."
Rubem Alves.

A você que escolheu esse livro, boa leitura!

???

Tatiana455 27/05/2023

Frequentemente quando perguntamos a cientistas por que é que eles se dedicaram à ciência, respondem-nos que conhecimento é bom, que conhecimento conduz ao progresso e que ele contribui efetivamente para aliviar a miséria da existência humana?