Crepúsculo

Crepúsculo Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo

Viih Betricia 15/04/2024

Oh Edward...
Este livro marcou a minha adolescência.
Toda garota sonha com um romance clichê, e crepúsculo é uma obra de arte para aqueles que gostam de um amor brega e amam se enterrar nas páginas de um livro em um dia chuvoso.

A Justiceira 14/04/2024

Livro de Culto para endeusamento ao Edward
Lembro quando estava no oitavo ano do fundamental, esse livro era febre da época. Infelizmente não tinha condições de comprar, cheguei a ver o filme na casa de uma amiga, que por acaso, também achei ruim.
Mas vamos ao livro ruim que finalmente li:

Temos mais características e descrições da personalidade da Bella, sendo mais fácil de conhecê-la e tentar desvendar sua personalidade. No início é bem interessante a descrição da cidade e dos detalhes, extremamente rico. A história fica chata quando ela sai de perto dos colegas (Rola só competição por macho ali, não vi nada que possamos dizer que são definitivamente amigos), e fica atrás do Edward, o tempo todo lambendo o chão que ele pisa. O diálogo do casal principal é sempre sobre como o vampiro é lindo, perfeito, maravilhoso. Eles não possuem nada que os junte verdadeiramente por hobbies, debates ou costumes. Único diálogo diferente que vi foi quando eles falam sobre preferência musical, mas logo voltam a falar sobre como vampiro é "perfeito".
O dialogo chega a ser repetitivo, só o muda a cena e o momento. Há uma parte mais interessante perto do fim, quando ocorre a caça a Bella. A história dos lobos poderia ser mais aproveitada e desenvolvida no livro, mas acredito que nos outros deve ter algo a respeito.

Frase que o descreveria o livro: Só leia se tiver sem nada para fazer.

VelociRafito 13/04/2024

Um livro muito envolvente
A saga abre com um livro muito intrigante e com um otimo desenvolvimento de personagem.
Apesar de começar de forma dramática e melancólica, a Bela se mostra uma personagem muito complexa e interessante.

O desenvolvimento do relacionamento com o Edward tem uma decadência muito boa, e o ar de mistério estabelecido enquanto a Bela descobre mais sobre a natureza de Edward deixa a historia muito boa!

Os outros personagens da familia Cullen também são interessantes e cheios de detalhes.

erosalyssa 13/04/2024

? ? E o lobo se apaixonou pelo cordeiro? ? murmurou ele.
Virei a cara, escondendo os olhos enquanto me arrepiava com a palavra.
? Que cordeiro imbecil - suspirei.
? Que leão masoquista e doentil. ?

camila1856 13/04/2024

é um clássico, todo mundo ja ouviu a história KKK mas apesar disso, é um romance que pode nao cativar todos os publicos mas, a leitura vale super a pena

Anaxl 11/04/2024

Minha opinião
Depois de longos anos finalmente comecei a ler a saga de Crepúsculo e realmente a leitura é muito melhor!
A Bella é uma personagem que apesar de ser sem muita expressão ou de demostrar sentimentos tem personalidade e preferências notáveis que dá a ela mais profundidade. Diferente do filme ela demonstra se importar mais com Charlie e Renée, revelando um pouco de seus sentimentos em relação aos pais, sua relação com Charlie vem sendo desenvolvida e é interessante acompanhar. No entanto, as vezes a Bella demonstra ambiguidade com os amigos da escola, gosta ou não gosta, se importa ou não se importa, a questão é: ela gosta dos amigos ou só quer ter companhias? Seria interessante se isto tivesse ficado mais claro ao decorrer da leitura.
Além do mais, os sentimentos dela por Edward são... profundos e questionáveis (moralmente), o amor dela é tão intenso que quase beira a loucura, por exemplo, quando fica implícito que ela pensou em desistir da vida logo depois depois dele a deixar mas não fez isso porque Charlie precisava dela e porque a mãe iria sofrer, isso é preocupante. Embora seja um amor intenso e verdadeiro ainda é questionável devido as falas e comportamentos problemáticos do casal, esse negócio de que um morreria se perdesse o outro, de que precisam estar juntos sempre senão a vida não tem sentido (?), tudo isso faz parecer que a Bella só vive se for com e por Edward, como se ela não tivesse nem personalidade mas tudo gira em torno dele. Por mais respeitoso que ele seja com ela e amável isso ofusca um pouco esse amor "puro" devido a tanta imprudência e egoísmo dela. A Bella é uma personagem egoísta que pensa no Edward e em seu amor por ele, pouco importa os pais ou o que Charlie sente com tudo isso, pouco importa suas vontade se elas não estiverem de conformidade com Edward...
A construção da história dela, seu desenvolvimento e descobertas são interessantes e até geram algumas opiniões conflitantes, no geral o livro é bom e bastante descritivo e explicativo sobre certos pontos soltos que ficaram nos filmes.

Biemoraes 11/04/2024

O que dizer?
Crepúsculo é um clássico do romance adolescente do século atual!
Pra quem ama um romance, a leitura pode ser muito gostosa, embora clichê haha!

Bibianna.bueno 11/04/2024

Crepúsculo ?
Berries que livro maravilhoso, a escrita da autora e super fluida não tive dificuldade de ler me envolvi na leitura, e essa ideia de fazer capítulos grandes (não sou muito fã mais amei). As vezes confesso que achei a Bella meio chata mas tudo bem.
Que livro lindo.
E esse primeiro capítulo do Lua Nova nele ?
Eu já estou desesperada para ler Lua Nova
Caí no esquema de pirâmide literária novamente ?

Larissa1510 10/04/2024

Biuriful
Achei lindo demais as cenas deles se declarando um pro outro. Porém o desespero da Bella em ficar longe dele por qualquer motivo que seja me deixou um pouco constrangida, dá pra perceber que ela é CLARAMENTE dependente emocional dele do que ele é por ela. Mas em geral o livro é lindo, e me surpreendeu.

Adnerbnob 10/04/2024

Não pode ser o mesmo livro do filme...
Tinha vontade de ler a saga pq eu amo os filmes, mas me arrependo.
A narrativa é ruim, confusa, desconexa, sem graça.
Tudo que torna a história interessante no filme não tem aqui, e isso me chocou bastante. O livro é muito monótono, tudo acontece no mesmo lugar, e os acontecimentos que deveriam ser o ponto alto são passados despercebidos.

Além de que é extremamente problemático. E já que é lido majoritariamente pelo público adolescente, acho perigoso esse discurso de dependência emocional.
É o primeiro namoro de uma garota de 17 anos que não tem amigos. Parece que o fato de ele não ser humano é um jeito de tentar marscarar esse discurso de dependência (de ambas as partes), mas não colou.

Em conclusão, não vou ler o resto em respeito ao sentimento bom que eu tenho com a atmosfera dos filmes, e não indico a leitura. Escrita ruim, ruim mesmo.

Debs Vezzali 10/04/2024

A releitura é TUDO!
AAA!
Fazia anos que eu não lia ?Crepúsculo? e meus deuses! É tão legal! Uma leitura incrível para sair da ressaca literária aliás. As minhas lembranças da história eram do filme, então o livro me fez ter reações bem genuínas enquanto eu lia. Foi incrível ter essa experiência depois de tanto tempo!

Eu não lembro quando de fato eu li o livro, mas sei que foi na época do filme, acho que até li o livro antes de assistir o filme (ou vi o filme e li o livro, realmente não lembro)
Eu sou apaixonada pelo filme e lendo o livro novamente, fiquei mais apaixonada ainda.
A leitura foi simplesmente ótima e estou ansiosa para ler os próximos

Com certeza uma leitura cinco estrelas e favorita

DaaviK 10/04/2024

Melhor que o filme
Apesar de já ter assistido o filme, decidi dar uma chance ao material original, e sim, foi uma experiência muito interessante, a ambientação do livro é um dos pontos chaves em ambos os materiais, além da família de Edward, os Cullen, os quais tem um carisma diferente e em alguns, contagiante, cada momento que algum deles apareciam minha atenção ficava totalmente presa ao livro. Porém, como nem tudo são vampiros brilhando na luz do sol, o livro tem suas ressalvas, alguns momentos se prolongam em quantidades desnecessárias (porque definitivamente ninguém liga pra Jessica ou pro Mike). Apesar disso, o livro conta com bons diálogos entre o casal principal, trazendo amor junto de drama e melancolia, não exagerando em fazer diálogos absurdos entre adolescentes. Se os temas do livro realmente interessarem, certamente será uma boa experiência.

swifthing 09/04/2024

Eu amo crepúsculo desde de criança, e esse ano resolvi ler os livros, e eu amei muito, amei conhecer um pouco mais dos personagens e a história de cada um deles, esse livro esclareceu muitas coisas que eu tinha dúvidas porque nos filmes não é mostrado e eu particularmente gostei mais da bella porque lendo eu entendia tudo que ela sentia e o relacionamento dela com o edward no livro é bem mais trabalhado que nos filmes, eu amei o primeiro livro da saga e amo os filmes também, ansioso pra começar lua nova!!!
Aninha.02 09/04/2024minha estante
O primeiro beijo deles, por exemplo, no livro é mil vezes melhor que no filme

Karoline225 09/04/2024minha estante
Também amo os filmes mas nunca tinha lido os livros! Estou no segundo livro agora ??

biaandradezz 09/04/2024minha estante
O livro é tudo de bom, na verdade a saga inteira é maravilhosa

swifthing 10/04/2024minha estante
@aninha.02 o beijo deles no livro é incrível!!! eu li com um sorrisinho, amo eles, e realmente bem melhor que no filme

swifthing 10/04/2024minha estante
@Karoline225 eu tô ansioso pra começar o segundo!!! porque o segundo filme fav e certeza que o livro também será

swifthing 10/04/2024minha estante
@biaandradezz a saga crepúsculo é tudo>>>>>>

Lara 09/04/2024

Rápido e gostosinho
Eu li esse livro num piscar de olhos, a leitura é bem leve, a história e os destalhes são incríveis, os personagens bem desenvolvidos.

Beatriz 09/04/2024

I was unconditionally and irrevocably in love with him
Agradeço o fato de ter visto os filmes antes de ler pq superou completamente as minhas expectativas, os personagens tem muito mais personalidade e o Edward é maravilhoso (a Bella não é tão tonha)