Juventude

Juventude Joseph Conrad

Resenhas - Juventude

Fabio Shiva 30/04/2020

O Jovem e o Mar
Li recentemente uma interessante citação a Joseph Conrad, que teria dito: “Como posso convencer a minha mulher de que, enquanto olho pela janela, estou a trabalhar?” (vide o artigo: https://esquerdaonline.com.br/2020/04/11/a-pandemia-e-o-incontido-desejo-do-tudo-pronto/).

É mesmo muito intrigante esse doce e penoso ofício de escritor, esse ser que passa tanto tempo dentro da própria cabeça. Que misteriosa vocação! Eu, que trilho essa senda com devotada gratidão, não me arrisco a querer definir o que é que move alguém a contar histórias. Só sei que escrever é tão necessário para mim quanto o ar que respiro, e acho que a maioria dos escritores sente algo parecido.

Como o próprio Joseph Conrad, que aos 38 anos abandonou a carreira de marinheiro (chegou ao posto de capitão da marinha mercante inglesa) para se dedicar exclusivamente à escrita. E seguiu firme em sua vocação literária durante os quinze anos seguintes, até finalmente obter sucesso e reconhecimento público. Não é um capricho qualquer que leva alguém a seguir caminhos como esse.

“Vocação” é a palavra. Algo que certamente não falta a Joseph Conrad, que embora tenha nascido na Ucrânia, filho de pais poloneses, é hoje considerado um dos principais autores de língua inglesa. Tenho loucura para ler “O Coração das Trevas”, seu livro mais famoso, que chegou a inspirar o filme “Apocalipse Now” de Coppola. Enquanto esse dia não chega, pude me entreter e aprender imensamente com “Juventude”, concisa e magistralmente escrita narrativa das peripécias do malfadado navio Judea, que tinha gravado na popa a divisa “Fazer ou Morrer” (provavelmente “Do or Die” no original, bem mais sonoro e expressivo). Segue um trecho para degustação:

“Não sabia até então que eu era o que se pode chamar de um homem! Lembro os rostos cansados, as figuras abatidas dos meus dois homens, lembro da minha juventude e de um sentimento que nunca mais haverá de voltar – o sentimento de que eu podia durar para sempre, mais do que o mar, do que a terra, do que todos os homens; o ilusório sentimento que nos atrai para alegrias, para perigos, para o amor, para o vão esforço – para a morte; a triunfante convicção de força, o calor da vida numa mão cheia de pó, a chama do coração que todo ano diminui, esfria, arrefece e expira – expira muito depressa, depressa demais, antes da própria vida.”

Só ao fazer essa resenha foi que tive a percepção de que muito provavelmente “Juventude” teve influência em “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway. Os livros conversam entre si.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Pavozzo 17/02/2022

De que sentimos falta? Do mar ou da juventude?
Foi um prazer acompanhar esse relato de bar em que Marlow nos conta sua primeira viagem para o oriente (ele aparecerá em outras histórias de Conrad).

Os termos náuticos atrapalham um pouco (estou pegando trauma, mas gostando ao mesmo tempo hehe), mas não de modo a tornar incompreensível o itinerário do JUDEA.

Narrado com saudosismo, Marlow se pergunta se a saudade dos homens vem do Mar ou da Juventude. Talvez não venha exatamente de nenhum dos dois: a falta que nos ocorre, que entristece o coração e nos inquieta o espírito, talvez advenha do entusiasmo daqueles tempos - quando nada se tinha a perder e tudo a ganhar...

Lucas Lobo 01/07/2023

Navegando nas palavras
Uma história bem curta, mas bem legal. Gostei bastante do enredo. Meu primeiro contato com o autor e tive uma boa impressão.

Denner.Ferreira 14/07/2021

Ainda indeciso sobre qual minha real conclusão de Juventude.
Juventude é um texto com altos e baixos (qual pretendo reler, posteriormente). Uma leitura onde se vê a invejável qualidade textual de Joseph Conrad, com uma narrativa metadiagético aplicado através de constantes analogias, digressões e metáforas, e, onde, somos arremessados numa aventura intimista com ares de grandiosidade além da vastidão dos mares desbravados pelo protagonista.

Ler Juventude não foi uma escolha impensada. Foi algo que quis fazer, justamente por ter real noção de que se tratava do trabalho de um grande contista. Mas, infelizmente, mesmo com todas suas qualidades, Juventude não me agarrou sentimentalmente, não criou um laço comigo, e, sem isso, a leitura se tornou chata e enrolada em diversos pontos da narração. Enquanto, em outros, trouxe reflexões interessantes...

Existem passagens do conto que são lindíssimas, e o fim se tornou compensador. Como eu disse, um texto com altos e baixos.

Tito 22/06/2010

Uma viagem fracassada, a primeira de Marlow ao Oriente, descrita saudosamente pelo próprio, décadas depois, como sendo a experiência determinante de sua juventude, época em que era ainda pleno desse sentimento fugaz de que “poderia durar para sempre, mais que o mar, do que a terra, do que todos os homens; o ilusório sentimento que nos atrai para alegrias, para perigos, para o amor, para o vão esforço - para a morte; a triunfante convicção de força, o calor da vida numa mão cheia de pó, a chama do coração que todo ano diminui, esfria, arrefece e expira - expira muito depressa, depressa demais, antes da própria vida”. Belo e, de certo modo, melancólico.
Claire Scorzi 23/06/2010minha estante
E eu terminei "A linha de sombra" e dando tratos à bola pra escrever uma resenha...

Marcello Ramalho 19/02/2024

Como sempre, os clássicos precisam serem colocados em contexto. A narrativa abusa de aspetos descritivos e conta uma historia de aventura no mar. Com muitas semelhanças com o Coração das Trevas, incluindo um personagem.

anjapsi 20/01/2015

Lido nos Ônibus
Superando os enjoos e verificando que é uma questão de exercitar e desejar ler, sem enjoar, sem enausear e esquecendo o trajeto [aproveitando a viagem: de ônibus ou pelo mar (semEnjoar] e resgatando a Juventude!]

gustavo.bonifacio.73 10/09/2023

O título certo
História maravilhosa em que a viagem se confunde com a vida e a ilustra. Quem sabe não é por isso a obra se chame juventude. Quem é aficionado por histórias que se passam em alto-mar não pode perder.

Silvana (@delivroemlivro) 24/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/10/juventude-joseph-conrad.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

Tks!

Carina 02/09/2016

Singrando mares
Joseph Conrad foi um autor polonês que resolveu singrar os mares do mundo, e por fim o oceano das palavras. Considerado um escritor inglês (por sua dupla cidadania, conseguida posteriormente), seus temas são majoritariamente voltados para as viagens, o mar, os navios, o mundo instável daqueles que vivem com a água sob os pés.

"Juventude" é uma pequena história, que trata principalmente do sentimento de invencibilidade dos jovens contrastado com a impotência e desânimo dos mais velhos. E, como fundo da trama, há o tema das viagens - sempre instigante.

Trechos:

"(...) porque um só é o prazer de vida, enquanto o outro é a própria vida".

"Vocês, companheiros, sabem que há viagens que parecem destinadas a ilustrar uma vida e podem ficar como símbolo de uma vida."

"Era janeiro e o tempo estava bonito - o belo tempo ensolarado de inverno que tem mais encanto do que o verão por ser inesperado e frágil, e sabemos que não irá durar muito, que não poderá durar muito. É como um presente, uma pechincha, um inesperado golpe de sorte."

"O mar estava branco como um lençol de espuma, parecia um caldeirão de leite fervendo. Não havia claridade nas nuvens, nem mesmo do tamanho da mão de um homem, que durasse mais de dez segundos. Era como se não houvesse céu, nem estrelas, nem Sol, nem Universo - nada, a não ser vagas enraivecidas e o furioso mar."

"(...) lembro da minha juventude e de um sentimento que nunca mais haverá de voltar - o sentimento de que eu podia durar para sempre, mais do que o mar, do que a terra, do que todos os homens; o ilusório sentimento que nos atrai para alegrias, para perigos, para o amor, para o vão esforço - para a morte; a triunfante convicção da força, o calor da vida numa mão cheia de pó, a chamada do coração que todo ano diminui, esfria, arrefece e expira - expira muito depressa, depressa demais, antes da própria vida."

Thiago Okan 20/10/2017

Regular
Um livro com uma narrativa simples, que dê certo modo é interessante, mas em nada surpreendente. Leitura simples para se fazer em um dia.

Canoff 14/04/2023

Um bom livro para conhecer os escritos do Joseph Conrad.
"Juventude", de Joseph Conrad, é uma história emocionante que narra as aventuras de um jovem que tinha o sonho de ser um marinheiro em um navio de alto escalão. A narração do livro é muito melódica e envolvente, o que ajuda na imaginação dos personagens ao longo da leitura. O sofrimento que eles enfrentam em busca de água, comida e ajuda é muito instigante e torturante.

O livro é narrado em primeira pessoa, o que facilita a compreensão e intensifica a compreensão da história. A linguagem não é nada complexa e as peripécias enfrentadas pelos personagens são muito bem desenvolvidas. É possível sentir-se imerso na história.

Ao final do livro, achei interessante como todo o sofrimento acaba e eles se aliam a uma frota de barcos que possuem o mesmo destino que eles. O livro recebe uma nota 4/5, pois, apesar de ser envolvente e bem desenvolvido, a narração melódica pode ser desgastante em algumas partes. No entanto, recomendo fortemente a leitura deste livro para quem gosta de histórias de aventura e dramas marítimos.

- Resenha revisada por IA.