Poética

Poética Aristóteles

Resenhas - Poética

1 | 2 | 3 | 4

Rech_ 19/03/2024

Fui toda feliz pegar disciplina nas letras e esqueci que era nas LETRAS

Mas superado o surto consegui finalizar a leitura obrigatória dois dias antes da aula :)

Espero ter compreendido minimamente o livro kkkkk

Leo 08/03/2024

Poetica
Li esse livro por influência do livro Aristóteles em nova perspectiva.
Achei interessante perceber os aspectos da "poética".
"É preferível o impossível que persuade ao possível que não persuade".

"A poesia é mais filosófica e mais nobre do que a história, pois a poesia se refere, de preferência, ao universal; a história, ao particular".

Ou seja, as poesias fazem parte da nossa formação histórica, como pessoa e imaginário e estará sempre presente nos demais diálogos.

Carine 11/01/2024

As sombras na minha caverna
A "Poética" de Aristóteles, escrita no século IV a.C., é uma obra que delineia os princípios da poesia dramática, concentrando-se principalmente na tragédia grega.

Aristóteles explora a natureza da imitação (mímesis), destacando como a arte imita a vida para proporcionar compreensão e prazer estético.

O filósofo discute a estrutura dramática, enfatizando a importância do enredo, personagens e linguagem.

Ele introduz o conceito de catarse, a purificação emocional que a audiência experimenta ao testemunhar as desventuras dos personagens trágicos.

A "Poética" de Aristóteles exerceu uma influência significativa na teoria literária ao longo dos séculos, moldando a compreensão do drama e da narrativa. Sua análise profunda dos elementos fundamentais da arte ainda é considerada uma referência valiosa para estudiosos e criadores, permanecendo relevante para a apreciação e criação de obras literárias até os dias de hoje.

Particularmente me sinto como na caverna de Platão, percebendo em minha insignificância que a realidade que vivi até o momento eram apenas sombras na minha parede.

Transformador, nunca mais verei os livros da mesma forma! ??

Wilson 31/12/2023

A primeira análise literária do ocidente
Em " a poética", Aristóteles analisa formas literárias como as tragédias, epopeias, tecendo comentários acerca destes. Não é uma das melhores leituras de Aristóteles, mas com certeza, é interessante para quem desejar conhecer um pouco sobre a literatura da época do autor.

Lucas 27/12/2023

Livro um pouco raso, no início parecia muito sobre gramática do português, mas depois fala sobre o que estava querendo e me atendeu bastante. Recomendo muito para quem gosta de filosofia.

Maria19642 12/12/2023

"logo se tornam mortais as coisas que anteriormente conheceram a imortalidade e a vida'
A poética, de Aristóteles, é um livro milenar que serve como um pequeno manual de literatura clássica. Dentro do livro, tio Ari traz conceitos famosos, acadêmicos e muito, muito curiosos.
Esse foi um dos primeiros livros teóricos que eu realmente apreciei até o fim. Não achei chato, pelo contrário, cada vez mais interessante e, como uma estudante de letras, adorei conhecer mais do pensamento de Aristóteles sobre a melhor área do meu curso (literatura).
Isso não significa, entretanto, que apenas estudantes universitários ou estudantes de letras possam ler esse livro. Pelo contrário, todo leitor pode (e deveria, na minha opinião) ler e estudar a Poética de Aristóteles, pois é ela ajuda a sistematizar os conhecimentos literários e te ajuda a conhecer melhor o que você está lendo, como, por exemplo, a catarse: que nada mais é do que um conceito que explica o porquê de você estar chorando às três da manhã por causa de um personagem que morreu (ainda te amo Túrin).
Tudo bem, a linguagem é um pouco complexa, mas eu acredito que todos podemos avançar na língua e ler livros mais densos e teóricos podem te ajudar a melhorar a sua capacidade linguística, nem que seja apenas para descobrir palavras ou livros (ele te comenta sobre algumas peças e outros poemas) novos.
Enfim, eu recomendo esse livro para quem tiver interesse na literatura e, também, recomendo a quem já leu, reler e estudar mais os conceitos nele (é o que vou fazer assim que entrar de férias).

PS: Eu achei muito errado o nome do livro ser "Poética" e não "A poética", por que todo mundo chama desse jeito (eu fiquei até surpresa quando notei a falta do artigo).

Juliana 17/10/2023

Gostei de ler esse livro para usar de argumento para minha antipatia do Aristóteles. Não gosto muito desse tom que ele usa para julgar o que é válido e o que não é para a arte. Fora umas frases absurdas de preconceituosas. Posso estar sendo anacrônica, claro, mas acho que tudo bem não sermos as pessoas mais criteriosas do mundo sempre.

biiaaa_nunesss 20/09/2023

Tive que ler pra faculdade.
Não entendi quase nada e o que eu entendi eu já esqueci. Mas esse cara era um grande fã de Homero.

Rodolfo Vilar 12/09/2023

"A Poética", escrita por Aristóteles por volta de 335 a.C., é uma das obras mais fundamentais da teoria literária e dramatúrgica da antiguidade clássica. Neste tratado, Aristóteles oferece uma análise profunda sobre a estrutura da tragédia grega, explorando os elementos que compõem uma obra dramática de sucesso.

Um dos principais conceitos introduzidos por Aristóteles em "A Poética" é o da "mimese" ou imitação. Ele argumenta que a arte, especialmente a tragédia, é uma forma de imitar a vida, mas não de forma literal. Em vez disso, a tragédia imita as ações e os personagens de forma a destacar aspectos universais da experiência humana. Isso é crucial para a compreensão da função da arte na sociedade, pois ela permite que as pessoas se identifiquem com as situações apresentadas e, assim, compreendam melhor a si mesmas e o mundo ao seu redor.

Aristóteles também discute a importância da catarse na tragédia. Ele acredita que assistir a uma tragédia permite que as emoções do espectador sejam purgadas e equilibradas, proporcionando uma experiência de alívio emocional. Isso implica que a tragédia não apenas entretém, mas também tem um propósito terapêutico para a audiência.

Outro elemento fundamental abordado por Aristóteles é a estrutura da trama. Ele define a trama como o aspecto mais importante de uma tragédia e a divide em três partes: prólogo, episódios e êxodo. A prólogo estabelece o cenário e apresenta os personagens e o conflito. Os episódios são as ações que se desenrolam, e o êxodo traz a resolução do conflito.

Além disso, Aristóteles discute a importância dos personagens trágicos. Ele argumenta que eles devem ser moralmente complexos, nem totalmente bons nem totalmente maus, de modo que os espectadores possam se identificar com suas lutas e decisões.

Assim, "A Poética" de Aristóteles não é apenas um tratado sobre teoria literária, mas também uma exploração profunda da natureza da arte e do papel que desempenha na compreensão da condição humana. Suas ideias perduram como um legado duradouro na história da crítica literária e do teatro.

Isis 04/07/2023

Entendi sua importância para os estudantes de letras, assim como eu. Já havia sido conscientizada pelo professor de que talvez me assustasse com esse tipo de escrita antiga, já que sou apenas uma caloura.

Se eu tivesse que fazer apenas análise do livro em si, iria compreender este padrão apresentado por ele. Porém, passei a leitura toda preocupada em como comparar este livro com um filme...

Anota 05/06/2023

Fundamental
Nada se pode dizer quando não se tem propriedade no assunto. Aristóteles a tem.

Que leitura! Buscar as origens, as possibilidades, as métricas, os mitos, tudo isso é fundamental para entender como os grandes gregos, mestres nas artes miméticas, transformaram os sentimentos em entretenimento.

A "Poética" é um dos tratados mais importantes do mundo ocidental e se manterá perpétuo enquanto houver necessidade de entretenimento visual, oral ou escrito por parte da espécie humana.

A edição da editora 34 é fenomenal, as notas de apoio fazem toda a diferença para o entendimento do texto, um trabalho muito atencioso por parte de toda a equipe editorial que tornam acessível o contato com o imortal Aristóteles.

booksdalaus 05/06/2023

Poética de Aristóteles
A Poética de Aristóteles procura abordar os diferentes tipos de poesia, a estrutura de um bom poema e a divisão de um poema em suas partes componentes.
O autor define a poesia como um "meio de imitação" que procura representar ou duplicar a vida por meio de caráter, emoção ou ação.

Gio Lopes 21/05/2023

Li esse livro por exigência de uma disciplina universitária e sinceramente não é a melhor leitura. Mas entendo que em outras circunstâncias eu não teria lido.

Marcos606 21/03/2023

Crítica de arte
Talvez a obra mais influente já escrita sobre crítica de arte, Aristóteles deixa claro que a arte é uma questão moral, uma vez que lida com o caráter humano. Aristóteles oferece um relato da arte poética, como o drama em verso, a poesia lírica e a épica. Os gêneros compartilham a função de mimese, ou imitação da vida, mas diferem em aspectos como ritmo musical, harmonia, métrica e melodia, bondade dos personagens e como a narrativa é apresentada. Poética se preocupa principalmente com o drama, e a análise da tragédia constitui o cerne da discussão.

1 | 2 | 3 | 4