O Coração Disparado

O Coração Disparado Adélia Prado

Resenhas - O Coração Disparado

geovana 13/03/2024

Da vida quero a paixão.
Mais um livro nacional que eu li sem saber muito sobre o que era mas estou amando a escrita dos livros nacionais e os assuntos, a sensibilidade é incrível.
Quero começar a fazer mais resenhas pra lembrar melhor dos livros e deixar anotado aqui.

?O que é entristecível continuará, o que é risível, deleitoso, também.
Continuará a vida, repetitiva.
Novíssima continuará a vida.
Só vida. Nua. Vida.?

Ricardo Tavares 06/01/2024

O coração disparado
Primeiro livro de Adélia Prado que li. Porém, infelizmente, o coração não disparou. Os poemas não me fisgaram. Achei os poemas confusos. A maioria não entendi. Li até o final de pura teimosia, pensando, vai que melhora. Como a minha lista de livros é imensa, tão cedo não retornarei aos poemas de Adélia. Ainda prefiro Drummond, Vinícius e Manoel de Barros, dos clássicos. Dos contemporâneos, Carpinejar, Allan Dias Castro e outros que me parecem menos confusos.

AnajuVitorino 13/11/2023

Simplesmente, Adélia.
Adelinha é visceral. Com suas palavras simples e de fácil entendimento, mas de tão difícil mastigação! Adélia escreve com a alma, com o corpo, com tudo que ela possui. Ler Adélia me renova, me traz para perto de Deus e para perto de mim mesma. Alguém disse que só Literatura faz voar. Tenho certeza dessas palavras quando leio a poesia nua, crua e bela de Adélia. Adélia, Adélia, Adélia, minha amiga de alma, seu nome deveria ser um adjetivo.

Nina 13/03/2023

Tudo é casa da poesia
Meu primeiro contato com Adélia foi através do primeiro livro, Bagagem. Desde ali eu vejo uma poesia embebida pela epifania tendo como palco o cotidiano. Em O Coração disparado, nós temos o mesmo modo poético de poemas aproximando o sacro e o profano em uma existência complexa dentro do cotidiano, com um eu-lirico que tem corpo e habita os espaços do dia a dia maravilhada com Deus.

Apesar de ter poemas que levarei para a vida, em comparação com a experiência que tive com Babagem, o coração disparado fica um pouco para atrás mas não deixa de ser incrível e cheio de beleza.

Raysa 09/03/2023

Nostalgia, desejo e fé
Decidi ler poesia todos os dias, e acabei escolhendo este livro para começar depois de achar alguns poemas de Adélia Prado pela internet e ficar bastante curiosa com sua escrita. É difícil compreender bem todos os poemas, alguns eu não entendi mas outros eu consegui sentir de forma bem clara.
O livro é dividido em quatro partes, com alguns temas que perpassam toda a obra, como o cotidiano de dona de casa, a experiência de ser mulher, amar, desejar e envelhecer e os mistérios da morte e a fé. Alguns destes temas, porém, vão ficando mais em evidência em cada parte do livro.
Na primeira, "qualquer coisa é a casa da poesia", a autora fala bastante de sua infância e de sua família, fala também sobre linhagem, a bagagem que carregamos de nossos ancestrais, o peso da idade e o próprio fazer poético. É um começo bem nostálgico e com trechos muito bonitos.
A segunda parte, "O coração disparado e a língua seca", é bem curta e fala muito sobre paixão, amor, desejo e sexo.
A terceira, "Esta sede excessiva" parece bem menos focada em um tema específico mas me chamou atenção a forma como traz a vastidão do mundo em contraponto com a provinciana vida no Brasil e em Minas.
A última parte, "Tudo que eu sinto esbarra e Deus", transborda religiosidade, trazendo símbolos e imagens católicas de uma forma muito interessante, a autora ressignifica experiências do cotidiano em experiências espirituais e sagradas.
É uma leitura muito rica, fiquei confusa em vários momentos, pensativa em outros e bastante tocada. A escrita da autora parece simples e sofisticada, tem algo duro e pragmático no seu estilo, mas isso torna as partes mais líricas, doces ou românticas ainda mais destacadas.
?O QUE ACHEI? Muito bom
??RECOMENDO? Sim

Rita 05/02/2023

Adélia é sempre adorável. Sua escrita é como estar sentada na calçada de casa, ouvindo a missa, esperando namorado. Gosto como ela transita sobre as várias faces do ser feminino: o sagrado, o pudor, o sexo, o dia a dia, a rotina. Há um certo jogo de cintura entre tantas esferas da vida. Me sinto mais mulher quando leio Adélia, me sinto mais humana também. É uma leitura prazerosa, rápida. Como um cafezinho preto de tardezinha!

Bebel.Aroeira 26/09/2022

Adélia Prado surpreende com sua visão de mundo sagaz e sua poesia repleta de simplicidade, espiritualidade e sexualidade ao mesmo tempo.

Maju 21/07/2022

Paixão
Vivi um apaixonamento por Adélia: sua poesia do dia-a-dia, da rua, da casa, da mãe, da mulher e de Deus tocam a gente. É também poesia de paixão.

Patrícia Brito 28/02/2022

O coração disparado
O coração disparado é um livro com poemas que retratam com maestria o dia a dia e as coisas simples da vida.

Me identifiquei mais com a autora nesse título do que com o livro Bagagem.

"Olha o céu que se estende sobre nós
Seu manto cor de anil,
Sua capa de veludo negro
Cravejado de estrelas.
A flor de maio, a cravina
Viçam na terra estercada."

Adélia Prado.

Suellen 08/10/2021

Mais um livro de poesias pra conta!
São poesias bem leves (embora as vezes os temas não sejam), bem fluidos, e que traz muitas referências cristãs.

Que livro incrível! E que escrita incrível que a Adélia traz que me faz querer conhecer ainda mais de suas obras.

Everton Vidal 27/08/2021

Para quem deseja sentir o teor do livro antes de o ler, recomendo dois poemas: "Corridinho" e "Moça na sua cama".

Adélia apareceu com "Bagagem" em 1976. Mineira interiorana, quarentona, casada e mãe de cinco filhos, ela surpreendeu logo de cara principalmente por duas características: a forma natural como trata a sexualidade e o seu catolicismo.

Ela foi uma erupção que renovou totalmente a poesia brasileira com um precioso balance entre juventude e maturidade, pudor e despudor, afronta e reverência, numa voz muito própria. Esse influxo ressoou nos seus seguintes livros: Coração Disparado e Terra de Santa Cruz, que com o primeiro formam a sua "santíssima trindade".

Neles permanece o mesmo ar de confidência íntima e familiar, de reflexão sobre o cotidiano e resgate de memorias que passa ao leitor a sensação de estar ouvindo "causos" ao mesmo tempo em que medita sobre aqueles velhos temas humanos, como a morte, a fé e o sentido do existir.

mari 23/04/2021

adélia
Adélia é um ícone da literatura feminina nacional e sua importância histórica deveria ser mais divulgada no cenário literário.
"O Coração Disparado" foi um achado, eu queria ler algo da literatura mineira feita por mulheres e encontrei esse livro. Não vou dizer que é ruim, mas não me agradou. A escritora é extremamente talentosa, evidencia seu regionalismo, sua fé, sua rotina... mas não me cativou. Achei algumas partes monótonas e cansativas. "Linhagem", "Flores", "Roça" e "Desenredo" foram os poemas que mais me cativaram.
"No mesmo prato
o menino, o cachorro e o gato.
Come a infância do mundo."

Renan 10/10/2020

Primeiro livro que leio de Adélia Prado.
Vi algumas entrevistas que ela deu no programa Roda Viva e fiquei com vontade de lê-la.
Muito bom o livro, amei os poemas.
Os mais belos são os primeiros.

Geian.Tregelles 29/04/2020

Maior poetisa brasileira!
Esse, sem dúvidas é o melhor livro da Adélia. Alguns poderiam contradizer afirmando ser "bagagem", mas neste volume encontramos poemas que nos retratam a infância da autora e seus mais profundos dilemas e sentimentos da vida. É simplesmente genial, você se pega o tempo todo como se estivesse no interior de Minas gerais dos anos 40. Sou suspeito de falar, mas de fato, é a grande poetisa brasileira! Leiam Adélia, leiam a realidade! Leiam um pedacinho do Brasil mineiro!

Gigio 05/04/2020

O meu disparou!
Ler Adélia é um deleite para nossa alma.
Mais uma obra que prolonguei ao máximo pra curtir por mais tempo.