Os Poemas Possíveis

Os Poemas Possíveis José Saramago

Resenhas - Os Poemas Possíveis

Everton Vidal 07/09/2020

A poesia desse livro de Samarago não tem aquela dimensão inovadora dos seus romances (ninguém é obrigado a ser revolucionário em tudo, rs), mas é interessante. Em termos de formas, ao contrário do romancista que rompe esquemas, o poeta transita mais entre padrões tradicionais (com poemas curtos de versos em sua maioria decassílabos). Com respeito à temática, é diversa, mas em linhas gerais problematiza o sofrimento humano sob várias nuances e é ideologicamente engajada.

A terceira das cinco partes do livro foi a que mais gostei, se chama Mitologia e se centra no aspecto religioso da condição humana. Deus é um grande vazio (e isso poderia ser um elo com seus romances), um vazio que precisa ser substituído pela ação humana.
Depois o livro se centra no amor e no erotismo, com interleituras interessantes na quarta parte .

Os poemas que mais gostei:

Taxidermia, ou poeticamente hipócrita.
"Posso falar de morte enquanto vivo?"

Epitáfio para Luís de Camões
"Que sabemos de ti se só deixaste versos...?"

Há-de haver
"Há-de haver uma cor por descobrir"

Salmo 136
"Têm os povos a música que merecem."

Demissão
"Este mundo não presta, venha outro.
Já por tempo demais aqui andamos"

E o poema que talvez resuma o livro:

Criação
"Deus não existe ainda, nem sei quando
Sequer o esboço, a cor se afirmará
No desenho confuso da passagem
De gerações inúmeras nesta esfera.

Nenhum gesto se perde, nenhum traço.
Que o sentido da vida é este só :
Fazer da Terra um Deus que nos mereça,
E dar ao Universo o Deus que espera."

Comentário muito muito pessoal: Se aprende muito sobre Deus lendo Saramago, apesar do que possa parecer.

Bruno 05/06/2020

Amém, Saramago
De saudades, melancolia, lembranças e cansaços, militância e desencanto, aos mitos e deuses, aos amores rasgados e revelados. Os poemas possíveis sintetizam o poeta e apresenta sua vida por um prisma que resvala por todos os lados do viver.

Saramago torna os poemas possíveis possíveis mais uma vez. Mestre em sua arte, nos pavimenta um caminho de possibilidades e aprendizado, num livro que todos deveriam ler.

"Mas quando nos julgarem bem seguros,
Cercados de bastões e fortalezas,
Hão-de cair em estrondo os altos muros
E chegará o dia das surpresas."

Amém, Saramago. Amém.

HonorLu 14/01/2021

Primeira leitura do ano
Leitura orientada pela cadeira de Tópicos em Literatura Portuguesa, descobri a poesia de Saramago com tamanho espanto e encantamento que não vi a hora de seguir suas leituras, dedicadas ao mês de janeiro. Em Os Poemas Possíveis, podemos constatar o que o autor declara no prefácio dessa segunda edição: podemos presenciar o surgimento das intenções, obsessões e a "coluna vertebral" do que viria a ser e a guiar a poética do autor em seus magníficos romances. Quero destacar em meio aos poemas aqueles que fazem parte do recorte intitulado de "Mitologia", no qual percebemos traços conceptistas.

Indico demais.

Winne.Cardoso 25/07/2023

Opção
Antes arder ao vento como archote
Num deserto de sombras e de medos
Que ser a dócil rima do teu mote
Um morrão de cigarro nos teus dedos

ps.: não costumo ler poemas, mas Saramago me encanta

manu 19/11/2022

Saramago sempre me interessou muito (graças ao meu MARAVILHOSO professor de literatura), mas até hoje eu não tinha lido um livro completo dele, resolvi mudar essa situação enquanto viajo ?
De acordo com os comentários esse não é exatamente o livro mais revolucionário dele, mas me despertou um interesse para conhecer mais, acho que o próximo seria Ensaio Sobre a Cegueira?
Veremos ?

Veri 27/08/2023

Saramago Poeta
Este foi o primeiro livro do Saramago publicado. Não foi o primeiro escrito, este foi Claraboia, mas Claraboia ficou engavetado por anos?

A segunda edição foi publicada 16 anos depois da primeira, e Saramago então já era um escritor bem diferente. Na nota ele escreve:

?Poesia datada? Sem dúvida. Toda a criação cultural há-de ter logo a sua data, a que lhe é imposta pelo tempo que a produz. Mas outras datas leva sempre também, anteriores, as dos materiais herdados [?], e, de longe em longe, aquela impalpável data ainda por vir, aquele sentir, aquele ver e experimentar só futuro ainda. Porém, essas entrevisões são coisa apenas para gênios, e, obviamente, não é deles que se trata aqui.?

Discordo sobre não se tratar de um gênio?

Poemas Possíveis tem sim poesia datada, tem poema que eu entendi lhufas, mas tem também poemas que são verdadeiras preciosidades como De mim à estrela, Enigma, Adivinha, Declaração, e Integral.

annaviker 09/01/2023

"Água que á água torna, de luz franjada,
Abre-se a vaga em espuma.
Movimento perpétuo, arco perfeito,
Que se ergue, retomba e reflui,
Onda do mar que o mesmo mar sustenta,
Amor que de si próprio se alimenta."

"Amor, se o há, com pouco se conforma"

"Eu fui. Mas o que fui já não me lembra"

"Volto as costas ao mar que já entendo,
Á minha humanidade me regresso,
E quanto há no mar eu surpreendo
Na pequenez que sou e reconheço."

"Esse mundo não presta, venha outro.
Já por tempo de mais aqui andamos
A fingir de razões suficientes.
Sejamos cães do cão: sabemos de tudo
De morder os mais fracos, se mandarmos
E de lamber as mãos, se dependentes."

"Em mim te perco, insisto, em mim te fujo
Em mim cristais se fundem, se estilhaçam,
Mas quando o corpo quebra cansado
Em te me venço e salvo, me encontro em ti."