Lembrar escrever esquecer

Lembrar escrever esquecer Jeanne Marie Gagnebin

Resenhas - Lembrar escrever esquecer

Paulo1584 06/04/2023

Escrita e memória
Lembrar escrever esquecer é certo exercício de composição. Entrelaçar textos, muitos deles originalmente apresentados na modalidade da fala, de modo a ensaiar o lugar da memória na escrita e da escrita na memória. Mais que um jogo, um exercício de composição no sentido de articular diversos temas e leituras de obras e autores distintos para pensar a escritura, Jeanne Marie Gagnebin nos convida a uma dança, a articular o corpo, a movimentar nossas ideias e sentir de certa maneira o lugar do esquecimento como parte de registro da memória, como o esculpir no mármore da lembrança, abandonando não necessariamente o excesso mas registrando aquilo que vamos esquecer para relembrar. A figura do Platão doente, ausente nos momentos finais de Sócrates, por exemplo, é retomada aqui para discutir o lugar do objetivo, de certa pretensão da filosofia em alcançar uma verdade certa. Pensando nisso, e na crítica do próprio texto platônico à escrita, é que talvez faça mais sentido o registro do esquecimento. Gosto desse diálogo que a autora faz entre filosofia-literatura e de algumas sugestões que somos levados a pensar sobre o lugar em que a escrita ocupa em nossas vidas, talvez mais que pensando na busca de uma verdade, pensando talvez a busca de um registro possível das nossas memórias. Escrever portanto. Esquecer também. Assim lembraremos outra vez.

Romeu Felix 04/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Lembrar escrever esquecer" é um livro de Jeanne Marie Gagnebin que explora a relação entre a memória, a escrita e o esquecimento na filosofia e na literatura. A autora parte do pressuposto de que a memória é um processo ativo de seleção e reconstrução do passado, e que a escrita é uma forma de fixação da memória. No entanto, ela também argumenta que o esquecimento é uma parte inevitável desse processo, e que é necessário esquecer para se lembrar.

O livro está dividido em três partes. Na primeira, a autora discute a relação entre memória e escrita, abordando filósofos como Aristóteles, Nietzsche e Walter Benjamin, bem como escritores como Proust e Virginia Woolf. Ela explora como a escrita pode servir como uma forma de registrar e preservar memórias, mas também como pode distorcê-las ou transformá-las.

Na segunda parte, Gagnebin se concentra no tema do esquecimento, discutindo sua relação com a memória e a escrita. Ela argumenta que o esquecimento não é apenas uma falha ou uma ausência de memória, mas uma parte ativa e necessária do processo de recordação. A autora também examina como o esquecimento é representado na literatura e no cinema, e como pode ser uma fonte de angústia e medo.

Finalmente, na terceira parte, Gagnebin discute a relação entre a memória, a escrita e o trauma. Ela examina como eventos traumáticos podem afetar a memória e a escrita, e como a literatura e a filosofia podem ajudar a dar sentido a essas experiências.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

the_sheeper 20/09/2021

Leitura muito boa
Em alguns momentos, a leitura se torna bem pesada e cansativa, principalmente na parte final do livro, quando a autora trabalha com a questão de autores como Paul Ricoeur. Mas, de forma geral, é um livro muito bom e muito necessário para refletir sobre as questões do mundo atual e como podemos atuar nesse mundo também.

Paloma 05/01/2021

A escrita mais bonita e encantadora que já vi. Livro sensacional e abordagem de temáticas importantíssimas acerca da memória, da elaboração do passado, do esquecimento.

Hugogpd 15/06/2011

Interessante..
Como sempre Gagnebin nos surpreende com um estudo totalmente novo, com suas peculiaridades de sempre, e com o mesma consistência habitual, contemplando diversos teóricos, descortinando e remexendo o conhecimento.
Recomendo