O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

megacombo 16/01/2009

Muito bom, recomendo para todo mundo... Me dei conta de muitas coisas que nunca tinha imaginado... Toda mulher deveria ler. Não é uma leitura leve, verdade, mas também não chega a ser um livro científico. Pena que não encontro para comprar...
Maree 15/08/2011minha estante
eu achei pra vender na estante virtual!

Ellen 03/03/2021minha estante
Comprei na americanas

Kari 05/03/2021minha estante
Tem na Amazon

V4mp 01/08/2021minha estante
Tem na amazon

Jessy Silva 31/03/2024minha estante
Eu vou começar agora, pedi pela Amazon

Duda 28/01/2024

???
Uau! Livro incrível e uma Bíblia das feministas pra 3 onde eu diria kkkkk.
Peguei várias frases deles e fiz muitass anotações porque achei pontos precisos e verdadeiros (infelizmente), olho com uma perspectiva diferente as mulheres e a mim, nós devemos ser tratadas com mais carinho
Recomendo!
leiila 28/01/2024minha estante
cara eu quero MUITO ler esse livro ta na minha meta a tempos, sua resenha me deixou ainda mais ansiosa

nay.gba 28/01/2024minha estante
Toda adolescente devia ter esse livro! Mulheres leiam

Nascimento.Nayane 28/01/2024minha estante
Tenho o físico a bastante tempo e nunca li. Sua resenha me fez querer ler logo!!

Mel Brito 28/06/2021

Todas(os) deveriam ler
Esse livro realmente mudou minha percepção sobre algumas coisas em mim mesma e me rendeu discussões maravilhosas com as pessoas à minha volta. Eu realmente gostaria de dar um exemplar para cada amiga e familiar minha. A leitura é muito fácil e fluída, qualquer um consegue ler e todos deveriam!

Vênus_Alice 09/02/2023

O mito da beleza
No início pensei ser um livro que falava de vários assuntos que são bem discutidos nos debates feministas de hoje em dia, e que poderia ter sido a gênese deles, mas aos poucos foi mostrando relatos, porcentagens e casos mais absurdos de como nos EUA e na Europa tratava as mulheres.

O livro é incrível e atemporal, mesmo escrito a décadas, traz assuntos que até hoie são problemáticos e ou que retrocederam.

Hoje a beleza é tratada como primordial e carteira de identidade na sociedade, a gente se vê cada vez mais dentro disso e não prestamos atenção em como isso nos afeta, nos limita e faz com que limitamos o outro.

É sempre bom refletir quando a mídia ou alguém fica sempre apontando características nossas como defeitos a serem concertados, não estamos doentes ou danicadas.

Quem se beneficia? Quem determina? Quem lucra com isso? Qual o contexto?

Temos que parar de usar a aparência como línguagem, valor ou agressão.

Isadora1232 31/01/2022

Livro importante, mas cansativo e de fundamentação duvidosa
Na minha opinião, o maior problema de "o mito da beleza" é se propor a ser um livro teórico. Não tem como levar a sério uma tese que se baseia em dados e pesquisas sem referências.

Até a estrutura do livro dificulta: a ausência de notas de rodapé e a escolha por colocar as notas explicativas somente ao final do livro, sem qualquer indicação de nota de fim no curso do texto, somam para o sentimento de que se está diante de um amontoado de ideias pessoais despreocupado com o embasamento teórico. Com todo o respeito, mas qualquer um de nós que tentasse passar uma tese com tamanha carência de fundamentos seria execrado pela banca avaliadora...

As ideias da autora, no entanto, são boas e merecem atenção. Apesar de algumas forçadas de barra e superinterpretações que passam desde a Bíblia até o movimento punk, a autora chega em conclusões acertadas e que podem ser verificadas por qualquer mulher minimamente alerta e consciente.
É por isso que digo que esse livro funcionaria melhor como manifesto, como ensaio, a fim de conscientizar meninas e mulheres que o mito da beleza é sim mais um sedativo político utilizado pra nos aprisionar.

Além disso, a leitura deve ser feita de forma criteriosa e atenta ao lugar e realidade da autora, que faz poucos recortes de raça e classe (é claramente um exemplar do feminismo liberal).

O livro traz reflexões interessantes, às quais eu gostaria de ter sido apresentada ainda na escola. Em especial os primeiros capitulos, que na minha opinião são os melhores.

Hoje, no entanto, em 2022, com quase 30 anos nas costas, e tendo acesso a muitos outros materiais de teoria feminista que fazem levar à mesma conclusão, "o mito da beleza" me pareceu um compilado de ideias repetitivas, de leitura cansativa e fundamentação duvidosa, em 490 páginas que poderiam ter sido muito melhor aproveitadas.

Sei que essa percepção é muito individual e não ignoro o fato de que vivo em uma bolha onde grande parte das mulheres já estão abertas a rever os padrões de beleza e pensar em por que agimos da forma como agimos (com tanto ódio e violência contra nossos corpos). Também não ignoro a importância histórica do livro quando foi escrito, nos anos 90.

Por isso mesmo, "o mito da beleza" continua atual e sua leitura é válida (desde que você tenha atenção e paciência para tanto).
Isadora1232 31/01/2022minha estante
A quem interessar possa: algumas indicações que recebi de livros que vc pode ler pra compreender o histórico do mito da beleza e como mulheres são socializadas para serem belas, recatadas e do lar:
- O segundo sexo, Simone de Beauvoir
- Minha história das mulheres, Michelle Perrot
- História da beleza no Brasil, Denise Bernuzzi

Ana Sá 31/01/2022minha estante
Nossa guerreirinha!! Foi até o fim!! ?

Isadora1232 31/01/2022minha estante
Kkkkkkkk finalmente, missão cumprida, Ana ?

Alexia 31/01/2022minha estante
Dicas anotadas, Isadora!

Ingryd 02/02/2022minha estante
Eu tô achando interessante alguns pontos do livro mas fiquei bem decepcionada quando descobri que a escritora é negacionista e antivacina.

Isadora1232 02/02/2022minha estante
Ainda tem isso, Ingryd. Quando descobri essas polêmicas sobre ela, foi um balde de água fria na minha leitura. Passei quase um ano pra conseguir terminar... um ranço enorme

Isabelle 29/09/2022

O Mito da Beleza
Este é um livro que TODAS AS MULHERES deveriam ler. Sem sombras de dúvidas. Escrito nos anos 90 mas com tantas pontuações atuais, tantas previsões que se concretizaram, tantos assuntos abordados que continuam sendo discutidos até hoje. Uma obra prima da Naomi Wolf. Muito bem pesquisado, muito bem estruturado, com muitas fontes incríveis.

Só possuo algumas ressalvas: capítulos MUITO longos deixaram a leitura bem densa e cansativa. Demorei muito pra finalizar a leitura por conta disso. E o único motivo pra eu não dar 5 estrelas é a concentração de referências, informações e dados somente vindos somente dos EUA e de alguns países da Europa. Quase não são citadas pesquisas nos demais locais do mundo. Isso empobrece um pouco a obra já que o mito da beleza acomete todas as mulheres e de todas as etnias e nacionalidades. Faltou mais diversidade regional nos dados apresentados.

Tirando isso, é um livro incrível. Um livro pra te dar um choque de realidade e te mostrar o quanto o sistema e a sociedade patriarcal nos controla a todo custo.

Naiara 11/08/2023

É um livro muito interessante, desseca tudo que rodeia a vida de uma mulher, mostra de onde veio, como evoluiu nossas crenças, porque chegamos onde chegamos e onde vamos parar..

Depois de ler a sensaçao foi de que realmente nao faz sentido, tanda dor, tantos procedimentos esteticos, gastos com cirurgias que podem nos mastar, mas que esta tudo bem ja que é melhor morrer do que viver sendo o que somos..

Doi para nos mulheres, doi para os homens que sao obrigados a assistir seus amores se pintar, se cortar, se multilar e se transformar em qualquer outras coisa que nao sao elas mesmas..

No fim, é ruim para ambos os sexos e nos todos estamos em uma roda sociel que pesa mais para um lado...

Homens, cuidem de suas mulheres porque estamos muitas vezes cegas por tudo que achamos que devemos representar.

É um livro nescessario e nao diria que é feminista.
Beatriz.Soares 30/08/2023minha estante
Pq não é feminista?

Naiara 31/08/2023minha estante
nao é fiminista da forma que o feministo é visto pra quem nao conhece a essencia dele.. Hoje tu fala que algo é feminista e assusta quem acha que feminismo é colocar a mulher no controle e pisar nos homens, porem nao é isso, entao quis dizer que nao é feminista nesse ponto pra quem nao conhece tanto.. fui mesmo infeliz em comentar desse jeito rs

Gabriela 10/06/2020

obra-prima
Sensacional, político e esclarecedor. Não tenho habilidade necessária para fazer uma resenha de um livro com um tema tão denso e ao mesmo tempo uma leitura tão fácil!

Kiki 21/01/2022

Apesar de você...
Apesar dos caminhos duvidosos que a autora escolheu trilhar na vida, o livro é muito bom.
Trás reflexões importantes sobre ser mulher nessa sociedade patriarcal tão injusta.
Foi uma ótima leitura, apesar de tudo.
Danny 22/01/2022minha estante
O que aconteceu na vida da autora? ?

Ingryd 02/02/2022minha estante
Aparentemente a autora é negacionista e antivacina =(

Kiki 02/02/2022minha estante
Além da postura antivacina, anticiencia e teorias conspiratórias, o último livro que ela iria lançar estava cheio de erros e fontes erradas...

Danny 02/02/2022minha estante
Minha nossa, nem acredito :(

Natasha Fontan 12/05/2022

Uma leitura que foi capaz de mudar bruscamente a minha percepção sobre a vida das mulheres e o mundo de forma geral. Através desse livro, pude consolidar muitos argumentos que explicam a discrepância entre a vida que os homens levam e a vida que as mulheres levam. No decorrer da história, muitas das mudanças que ocorreram em nosso benefício, como o direito ao voto e a inserção no mercado de trabalho, foram sabotadas com a inclusão de outras desigualdades, sempre a nos manter em condição de desvantagem. É sensato e razoável dizer que uma reparação histórica é necessária! São muitas as influências externas que moldam o nosso comportamento e nos fazem, inconscientemente, agir para que as mulheres continuem submissas em detrimento da máxima satisfação masculina. Tomar consciência das coisas que fazemos e que mantém a roda girando sempre nesse mesmo sentido (no sentido de manter o poder do mundo nas mãos dos homens e normalizar o sofrimento das mulheres), na minha opinião, pode realmente acarretar numa mudança de enormes proporções, mudança essa capaz de destruir e reconstruir toda a estrutura desse mundo de desigualdade que vivemos!

Renata 10/06/2021

Tem como dar nota acima de mil? Eu queria simplesmente que todas as minhas amigas lessem esse livro duas ou três vezes. É necessário e espetacular. É norteador e eficiente.

thay | @thaysavaldevino 22/12/2020

[...] Talvez aguardemos o envelhecimento de nosso rosto com expectativa positiva e nos tornemos incapazes de considerar nosso corpo um monte de imperfeições, já que não há nada em nós que não nos seja precioso. Pode ser que não queiramos mais ser a mulher do “depois”. Por onde começar? Vamos perder a vergonha. Ser vorazes. Procurar o prazer. Evitar a dor. Vestir, tocar, beber e comer o que tivermos vontade. Ser tolerantes com as escolhas das outras mulheres. Procurar o sexo que quisermos e lutar ferozmente contra o que não quisermos. Escolher nossas próprias causas. E, depois de superarmos e transformarmos as regras de tal forma que nosso sentido da beleza não possa ser abalado, vamos cantar essa beleza, enfeitá-la, exibi-la e nos deleitar com ela. Numa política sensual, ser mulher é bonito."

Paula 21/05/2021

Não vou fazer uma resenha pq nada que eu disser vai ser o suficiente pra falar sobre esse livro.
Todas as mulheres precisam ler ele urgente!!!

Rosangela Max 04/11/2020

Gostei.
A leitura foi um pouco cansativa pq o livro está recheado de dados e informações de pesquisas que a autora fez, mas os assuntos abordados são bem interessantes e nos faz refletir.
Danic.Coelho 27/12/2020minha estante
Eu sinto tbm esse cansaço que dá . Achei bem técnico. Mas estou tentando termina-lo.

Samira_santos 11/05/2021

O grande mito
O mito da beleza é uma Obra, com O maiúsculo mesmo. Eu fui lendo aos poucos, tentando absorver, destrinchar a temática. E sinceramente, se eu tiver conseguido absorver pelo menos um terço do que Naomi Woolf expôs, já sou uma mulher com uma bagagem de conhecimento muito maior do que em relação a antes de ler este livro.
É um livro riquíssimo, composto por dados, explicações, exemplos. Me fez ver a questão da beleza por uma nova perspectiva, é algo que sempre me incomodou e inquietou. De modo que as coisas que li em O mito da beleza, são pontuações que fazem total sentido.
Enfim, confesso que em alguns momentos não entendi bem uma parte ou outra, talvez eu não esteja pronta para entender todo um livro, tão denso que é, de uma vez só. Mas os aprendizados que consegui tirar, com certeza fizeram a leitura valer a pena.
Lia 11/05/2021minha estante
Concordo plenamente. Tive que ler alguns trechos inúmeras vezes pra entendê-los. O livro me transformou, enxergo a mim e a todas outras mulheres de forma diferente. Me sinto mais leve.

Samira_santos 11/05/2021minha estante
??????