O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Andresa.Lima 17/08/2020

Estimula a formação de conexões entre mulheres
Este livro é importantíssimo para o debate sobre a igualdade de gênero.

Detalha a construção do mito da beleza, através da demonstração que o valor do trabalho da mulher foi vinculado a qualidades do mercado matrimonial, tornando a exigência da beleza uma estratégia política.

- (...) a jurisprudência foi se formando em silêncio. Em 1971, um juiz sentenciou uma mulher a perder 1,5 quilo por semana ou ser presa. Em 1972, foi estabelecido que a "beleza" era algo que podia, sob o ponto de vista legal, fazer com que as mulheres ganhassem ou perdessem um emprego.

Logo depois, uma provocação: nunca houve o estabelecimento de um padrão de beleza semelhante para o corpo masculino.

A competição entre mulheres também é esmiuçada:

- O envelhecimento na mulher é "feio" porque as mulheres, com o passar do tempo, adquirem poder e porque os elos entre as gerações de mulheres devem sempre ser rompidos. As mulheres mais velhas temem as jovens, as jovens temem as velhas, e o mito da beleza mutila o curso da vida de todas. E o que é mais instigante, nossa identidade deve ter como base nossa "beleza", de tal forma que permaneçamos vulneráveis à aprovação externa, trazendo nossa autoestima, esse órgão sensível e vital, exposto a todos.

A leitura estimula a formação de conexões entre mulheres.

Rosangela Max 04/11/2020

Gostei.
A leitura foi um pouco cansativa pq o livro está recheado de dados e informações de pesquisas que a autora fez, mas os assuntos abordados são bem interessantes e nos faz refletir.
Danic.Coelho 27/12/2020minha estante
Eu sinto tbm esse cansaço que dá . Achei bem técnico. Mas estou tentando termina-lo.

Lara.Homerich 09/09/2021

Me fez refletir sobre muita coisa, mas deve ser lido com cautela, a autora faz uso de estudos sem embasamento e manipula as informações pra serem congruentes com o exposto na obra. Poderia ter feito um livro sólido, mas preferiu provar seu ponto. Apesar disso, o exposto no livro agrega muito a visão feminina sobre a feminilidade, o patriarcado e o capitalismo.

Thamires.Ohtsubo 17/04/2021

Acredito que toda mulher - aliás, todas as pessoas - deveriam ler esse livro. Embora ele tenha sido escrito há vários anos, ele segue sendo absolutamente atual. A cada capítulo, meus olhos eram abertos para coisas que eu nunca havia pensado, mesmo me considerando feminista há um bom tempo. Mesmo diante da atual postura da autora - que vai contra coisas que eu penso em determinados assuntos - é um livro que vou indicar e presentear pessoas à minha volta. Me dói perceber que o alerta dela não foi suficiente e que continuamos caminhando para o lado que prende, absorve e tira das mulheres a atenção do que realmente importa. Temos tanto poder, tanta capacidade, tanta força e devemos usá-la a nosso favor, e não deixar que que nos aprisionem, nos culpem e empurrem coisas que não nos são necessárias apenas para que não usemos toda a força de mudança que nós mulheres temos! É um livro um pouco pesado, com muita informação, e que precisa de uma leitura mais atenta. Mesmo marcando o livro, lendo e relendo partes importantes, vou reler sem a menor dúvida, pois sei que tem muito mais a ser absorvido e aprendido por mim.

Minha única ressalva é que tem muitos números e pesquisas que são citados, mas não bem explicados, deixando certa dúvida da importância e da veracidade de alguns dados - pois poderiam ser rebatidos com certa facilidade e outras pesquisas com percentuais diferentes de estudo. Mesmo assim, me interessei por ler diversos livros e artigos citados pela autora ao longo da obra.

Sem dúvida, leitura obrigatória!

Samira_santos 11/05/2021

O grande mito
O mito da beleza é uma Obra, com O maiúsculo mesmo. Eu fui lendo aos poucos, tentando absorver, destrinchar a temática. E sinceramente, se eu tiver conseguido absorver pelo menos um terço do que Naomi Woolf expôs, já sou uma mulher com uma bagagem de conhecimento muito maior do que em relação a antes de ler este livro.
É um livro riquíssimo, composto por dados, explicações, exemplos. Me fez ver a questão da beleza por uma nova perspectiva, é algo que sempre me incomodou e inquietou. De modo que as coisas que li em O mito da beleza, são pontuações que fazem total sentido.
Enfim, confesso que em alguns momentos não entendi bem uma parte ou outra, talvez eu não esteja pronta para entender todo um livro, tão denso que é, de uma vez só. Mas os aprendizados que consegui tirar, com certeza fizeram a leitura valer a pena.
Lia 11/05/2021minha estante
Concordo plenamente. Tive que ler alguns trechos inúmeras vezes pra entendê-los. O livro me transformou, enxergo a mim e a todas outras mulheres de forma diferente. Me sinto mais leve.

Samira_santos 11/05/2021minha estante
??????

Fer Paimel 13/05/2022

A quem pertence o corpo feminino?
Leitura bastante enriquecedora, permite várias reflexões. São vários os pontos positivos que me fazem recomendar a leitura desse livro, mas talvez o principal deles seja a forma acessível com que a autora conseguiu expor seu ponto de vista. Embora seja reconhecida como uma das obras principais da 3ª onde feminista - o que me fez presumir que seria uma leitura super técnica - Naomi Wolf foi extremamente clara em sua fala, de modo que a leitura se torna mais fluida, conquanto seja de uma temática difícil de digerir.
É incrível pensar nas formas de controle a que as mulheres são submetidas rotineira e, muitas vezes, imperceptivelmente. Com relação ao corpo feminino, há pouco tempo tido como livre, pela leitura conseguimos perceber que não é tão livre assim e que mesmo o livro tendo sido escrito em 1991, os problemas trazidos pela escritora ainda são assustadoramente atuais, mais de 30 anos depois.
Alguns dos pontos que eu discordei um pouco da autora foi que eu achei que ela adotou uma conotação um pouco "conspiratória", em algumas partes, atribuindo esse caráter de "nós x eles" que me incomoda, por parecer reducionista. Justamente por isso eu gostaria que a obra tivesse abordado mais sobre como e quem se beneficia com o "Mito da Beleza", para além da descrição do que consiste o mito, como ele surgiu e como ele afeta as mulheres. Outro ponto que me incomodou durante a leitura foi a forma como as referências foram organizadas, pois foram apenas elencadas no final, não havendo um link direto entre o que a autora dizia e a fonte daquela informação.
Ainda assim, foi uma abordagem rica e bem elaborada. Merece o destaque que tem! Espero que as pessoas continuem procurando esse livro para entender como esse fenômeno da exploração da imagem do corpo feminino afeta toda a sociedade.

Suzanie 18/07/2021

O mito da beleza como controle social
Esse livro não é de leitura fácil, muitas vezes incomoda ou podemos achar radical. Certo é que em algum momento toda leitora se identificará com algo que lhe causava estranhamento ou dor, e não sabia exatamente como nomear ou explicar, algo maior que um mero incômodo pessoal, maior que cada uma individualmente.

Acredito que sua leitura seja um divisor de águas, pois a partir dela somos capazes de melhor reconhecer o mito da beleza ao nosso redor, e mesmo interiorizado em nós.

Selecionei alguns trechos do último capítulo:

O mito da beleza combateu as novas liberdades das mulheres transpondo diretamente para nosso corpo e nosso rosto os limites sociais impostos à vida da mulher. Em consequência disso, precisamos agora nos fazer as perguntas sobre nosso lugar no nosso corpo, da mesma forma que as mulheres da geração passada questionaram sobre seu lugar na sociedade.
(?)
Nós mulheres ja confirmamos não haver nada de inferior com nossa mente. Será que nosso corpo é mesmo inferior?
(?)
O mito da beleza propôs às mulheres uma falsa escolha. O que eu serei, sexy ou séria? Precisamos rejeitar esse dilema falso e forçado.
(?)
Se rejeitarmos a afirmação insistente de que a aparência de uma mulher é seu discurso, se ouvirmos umas às outras fora dos limites do mito da beleza, isso já será um passo político à frente.
(?)
Não teremos tudo isso enquanto não nos identificarmos com os interesses das outras mulheres, e não permitirmos que nossa solidariedade natural supere os obstáculos à organização originados pela rivalidade e competição provocadas artificialmente em nós pela reação do sistema contra o feminismo.
(?)
A mudança mais difícil, porém mais necessária, não virá dos homens nem da mídia, mas das mulheres - da forma pela qual encaramos as outras mulheres e nos comportamos em relação a elas.

Recomendo muito a leitura a todos, homens e mulheres.

juliapassos14 13/01/2021

Em "O mito da beleza", Naomi Wolf discute sob aspectos de trabalho, cultura, religião, sexo, fome e violência esse mecanismo de controle das mulheres que é tão cruel e foi criado pela nossa sociedade após a segunda onda do feminismo.

Uma leitura densa, com muita coisa pra absorver, mas absolutamente necessaria.

"Não esta em questão o que é 'natural' ou 'não natural'. A verdadeira luta é entre a dor e o prazer, a liberdade e a obrigação."

Cristiane 27/01/2023

O mito da beleza
Entrei em contato com este livro por meio do grupo de leituras feministas organizado pela Carolina Desoler. Participar deste grupo foi uma grande descoberta de 2022.
O livro é impactante. Eu me identifiquei com muitas questões: principalmente com a questão do corpo ideal, pois eu sou gorda, passei a minha infância, adolescência, juventude e parte da vida adulta sofrendo para emagrecer. E hoje, percebo que fui vítima de uma indústria... Sempre me culpei porque não sou o tipo de mulher que cuida da pele, sabe se maquiar (apesar de gastar com estes produtos). Ler o livro abriu meus olhos para muita coisa.
É claro que ele não esgota o assunto, não aborda a questão da beleza da mulher negra e a forma como a sexualidade da mulher negra é deturpada. Mas é muito difícil um livro abordar tudo. Creio que as pessoas falam de seu lugar.
Os dois últimos capítulos foram mais difíceis de ler.
Recomendo. Nós mulheres precisamos nos libertar deste sistema opressor e o conhecimento é uma das armas para vencermos a opressão.

skuser02844 30/04/2023

O mito da beleza
Em todas as épocas e contextos sociais, o sistema patriarcal se utiliza de todos os mecanismos possíveis para invalidar e impedir que mulheres se emancipem intelectual, sexual e economicamente. Em o mito da beleza, a autora discorre como esse ideal de beleza e sua função opressora se manifesta no ?lar e no trabalho, na literatura e na mídia, nas relações entre homens e mulheres e entre mulheres e mulheres.? Problematiza a indústria da beleza e a responsabiliza pelo crescente número de distúrbios alimentadores, cirurgias plásticas e até da pornografia. É uma leitura extremamente necessária e difícil. Difícil porque escancara a violência com que mulheres são tratadas nesse sistema opressor em que vivemos. E o que assusta é ver que esse sistema só tem se sofisticado anos após anos, causando o esvaziamento de tudo que se refere a luta das mulheres. Mas, se tem uma coisa que me conforta é saber que a quarta onda vem, e que vem forte! Recomendo demais a leitura!

Bcarol95 15/04/2022

Interessante!
Eu tentei gostar desse livro, mas não consegui. Fico feliz em ter pago um valor muito baixo, visto que este não é um livro barato. E já adianto, não vale o preço.

A autora não apresenta fontes/referencias bibliográficas das pesquisas em que ela cita e a "falta" desse embasamento cientifico atrapalha muito na leitura.

Teve algo que me incomodou muito e não sei se fui a única que notei isso, mas este livro não tem recorte racial nenhum, eu como mulher negra não me senti representada porque é um livro que foi escrito SOBRE e PARA a mulher branca. E inclusive, somente mulheres brancas que me indicaram e gostaram do livro.

As ultimas declarações da Naomi na época da pandemia me influenciaram um pouco, e sem dúvida me deixou mais cética e até mesmo critica com a leitura, até porque é muito difícil respeitar antivax.
leia 21/05/2022minha estante
EXATO! eu tambem notei isso!

louiseatthie 31/05/2020

NECESSÁRIO!
Mulheres, leiam esse livro!

Apesar de se tratar de um recorte bem específico da população (mulheres brancas, de classe média dos Estados Unidos), esse livro tem MUITO a nos ensinar, abre nossos olhos pra muitas coisas.

Essa leitura me fez entender de onde vem o ódio que nós, mulheres, costumamos sentir por nossos corpos. Entendi a quem esse ódio serve e o porquê do padrão de beleza existir.

Precisamos nos libertar desse padrão e só vamos conseguir isso estudando, entendendo mais e falando sobre o assunto. Ler esse livro é um excelente começo pra essa jornada.
Jaqueline Lima 01/06/2020minha estante
Vou anotar essa dica!

ananezes 12/01/2021

Instigante e esclarecedor
Tenho iniciado estudos em literatura feminista de não-ficção e, com frequência, me deparo com referências a O Mito da Beleza. Após a leitura, entendo o quanto essa obra foi e ainda é revolucionária, de leitura fundamental principalmente para mulheres.
Ao decorrer da obra, Naomi Wolf desmistifica a beleza em esferas como trabalho, cultura e religião, e como o mito se molda a cada uma delas.
Apesar de ter sido lançado em 1991, suas provocações são de extrema atualidade e possíveis de serem traduzidas para o processo cada vez mais acelerado de digitalização dos meios de comunicação e principalmente de consumo.
É possível entender como e porque somos tão impactadas pelo mito da beleza, além das consequências trágicas que isso traz para nossa saúde e felicidade, além de tornar frágeis todas as conquistas alcançadas pelas mulheres até hoje. Diante disso, a autora nos chama a nos unirmos contra o mito da beleza e seus efeitos, pois apenas com a união feminina poderemos fazer frente a tal mito.

"De alguma forma, alguém em algum lugar deve ter imaginado que elas comprarão mais se mantidas no estado de ódio a si mesmas, de fracasso constante, de fome e insegurança sexual em que vivem como aspirantes à beleza."

Geórgia 14/03/2021

Na minha cidade existe uma professora de redação muito famosa que sugere aos alunos o uso de citações como base para argumentação, tendo inclusive criado uma lista de citações de filósofos aplicáveis à qualquer tema. Essa metodologia é muito criticada por outros docentes daqui por incentivar a criação de falácias, porém, os alunos dela costumam ter ótimas notas nos vestibulares. Textos rasos com palavras bonitas e frases de efeito. Foi essa a sensação que tive ao ler ?O mito da beleza?. Naomi Wolf mistura dados com opiniões pessoais criando premissas vazias. A tese principal do livro é interessantíssima, traz várias considerações importantes até hoje, como o boom das cirurgias plásticas e o vício em pornografia. Acho a leitura válida por criar um desconforto (algumas passagens falam de situações bem comuns da vida), gerar identificação e estimular o pensamento crítico à cerca da realidade, mas deve ser uma leitura crítica e cuidadosa, sem esquecer que foi escrito há 30 anos atrás (apesar de ser assustadoramente atual).
Jana 16/03/2021minha estante
Vc viu que ela é antivacina e negacionista da pandemia e deu razão a bolsonaro? Eu tava quase terminando a leitura quando descobri, só não larguei pq não queria desperdiçar o tempo que tinha investido kkkkkk. Vi uma feminista falando que o livro é "puro achismo", sem embasamento científico

Geórgia 16/03/2021minha estante
Sim! Só não larguei pelo mesmo motivo kkkk, vi até que ela justificou esse livro com o signo. Sem condições de usar como referência.

Isadora1232 14/11/2021minha estante
Falou tudo!! Meu Deus, pra mim tá sendo uma tortura acabar a leitura pelos mesmos motivos! Mas já cheguei longe demais pra desistir agora kk e ela se repete nas mesmas ideias, sem muito embasamento.. detesto ter que falar isso mas vou precisar acabar o livro na força do ódio (Vim aqui na seção de comentários justamente procurar estímulo pra continuar a leitura mas n tive muito sucesso kkkk)

Geórgia 15/11/2021minha estante
Terminei de ler na força do ódio mesmo! Kkkk

Gabi 18/03/2021

Escrito nos anos 90, O Mito da Beleza continua tão atual - se não mais - quanto na época. Naomi Wolf aborda como os ideais de beleza substituíram as outras prisões as quais as mulheres eram submetidas, resultando por fim na mesma coisa: a falta de liberdade feminina. E provavelmente de uma forma pior, já que o mito da beleza nos faz acreditar que temos alguma escolha. Gostei muito dessa leitura, acho extremamente importante para nos ajudar a entender que não existe uma definição específica de beleza, mas como não somos ensinados isso, crescemos e acreditamos no contrário e é NOSSA responsabilidade se reeducar. Recomendo muito essa leitura.