Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca

Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca Maurice Leblanc

Resenhas - Arsène Lupin Ladrão de Casaca

Sarah587 15/04/2024

A lá Herlock Sholmès
Um livro jovem de alguém inteligente que usa sua esperteza pro crime. O livro é bem divertido e só dele achar que colocaria o nosso querido Sherlock Holmes no chinelo já mostra a ousadia.

Livro curto e muito divertido. Recomendo.

lumefe 12/04/2024

Gostei mas não amei
Eu tava muuuuito ansiosa pra ler esse livro. Conheci a história de Lupin por conta da série da Netlifx e me encantei. Mas essa é a parte ruim de ler um livro que já virou filme e/ou série: é inevitável não comparar. Então eu fiz isso a todo tempo, o que acabou tirando um pouco a graça da história. Outro fator que atrapalhou foi a escrita. É excelente e super rebuscada mas, infelizmente, AINDA não é tão fluida pra mim, então acabei achando a leitura muito truncada, porque toda hora precisava parar para reler as frases, pesquisar palavras.. é excelente para a construção de repertório e vocabulário, mas para a história não tanto. Mas o que me deixou mais desanimada para ler os demais livros foi a comparação com a série mesmo. O Lupin da série é muito mais legal que o do livro, hahahahah

Cissa 08/04/2024

Um livro bom e rápido, história interessante e armações interessantes.
Já que é uma comparação que muitos fazem, também irei, a estética do livro é sim similar à de Sherlock Holmes, no entanto os personagens no quesito personalidade diferem muito, na vdd o que eles têm em comum é apenas a inteligência e super lógica, afinal Arsène é um personagem muito mais carismático e que usa sua cabeça para roubos. No entanto, devo falar que Sherlock Holmes têm uma escrita melhor e mais completa, ou seja, no geral eu sinto muito mais proximidade com os personagens, que para mim é um problema nesse livro, e consegue desenvolver melhor os mistérios, mas aí que entra a diferença banal, não existe um mistério em O Ladrão de casaca, pq o que deveria ser o mistério e cometido pelo personagem que nos conta a história, não que isso seja ruim, na verdade achei bem legal e tornou a leitura bastante fluída, então acho que é só necessário ter essas coisas em mente. Recomendo.

Gluplivros 08/04/2024

~Tá né...
Olha, gostaria de começar falando que quase abandonei o livro diversas vezes, não é que ele seja ruim, apenas não me pegou.

O final foi até aque divertido, as histórias não são ruins, simplesmente não me pegou, eu apenas não me senti imerso, a história não me pegou, não me conectei com o ritmo narrativo e só me dava vontade de parar.

No fim eu deixo meus 2.5 por respeito, provavelmente meu primeiro e último da saga Lupin.

Nota 2.5/5

Kaio.Vinicius 01/04/2024

O livro é interessante, várias histórias bacanas, mas eu não sei o porquê, mas esperava mais do livro.

Gab's 31/03/2024

Pontapé inicial para o nosso ladrão da casaca
A história contada apresenta um grande resumo do que é Arsene Lupin, sua origem principalmente (que é o que me foi mais interessante).
Nos faz passar um pouco por sua mente e alguns de seus feitos. Por serem histórias curtinhas deixa um gostinho de quero mais.
Me deixou curiosa e empolgada para ler os próximos, e confesso que a história é tão cativante que valeu a pena até as interrupções que tive que fazer pra pesquisar o significado de algumas palavras.

Lora Pontes 30/03/2024

Eu comecei a ler achando que era uma única história, qd na verdade, cada capítulo conta uma aventura de Lupin. Muito inteligente e engenhosa a forma como todos os roubos são elaborados.
Mas.... Eu esperava que fosse melhor, depois de ler alguns capítulos, começa a ficar mais previsível.

Cat 27/03/2024

Se tornou um de meus favoritos
A leitura de "Arsene Lupin" me surpreendeu bastante, especialmente pela sua qualidade, tom de humor e capacidade genuína de surpreender.

O livro segue as façanhas do ladrão cavalheiro Lupin, em uma narrativa não linear que oscila entre primeira e terceira pessoa. Embora essa alternância possa parecer confusa para algumas pessoas, para mim foi o principal atrativo da obra, permitindo que o autor brinque com o leitor e crie mistérios envolventes.

Arsene Lupin é um personagem incrivelmente carismático, cujo humor continua relevante e icônico até os dias de hoje. Sua inteligência e astúcia são fascinantes, e a forma como realiza seus roubos ousados é tanto interessante quanto plausível. Apesar de haver alguns momentos mais poéticos e confusos, típicos da literatura mais antiga, achei a narrativa fluida e dinâmica, tornando a leitura uma experiência envolvente e intrigante.

Hyslei.Roman 23/03/2024

Um clássico francês excelente e não me admira que tenha virado inspiração para uma série da Netflix! Para quem gosta de histórias de detetive, estar do outro lado e ver a mesma sagacidade de célebres personagens como Sherlock Holmes sendo empregada pelo caminho oposto é, sem dúvida, divertido e instigante!

Com toda certeza saímos dessa história sabendo que Lupin seria um detetive excelente, não fosse sua óbvia vocação para ser ladrão. Impressionante como Leblanc consegue explorar muitos cenários similares de formas diferentes, usando e abusando de artimanhas mecânicas, histórias familiares, associações históricas, enigmas e, é claro, zombando muito da burguesia e sua mesquinharia por posses.

Confesso que dei boas gargalhadas com as peças pregadas por Lupin e, sim, quando menos esperamos, a gente se pega afoito e torcendo para que o ladrão não seja apanhado, tamanho é o carisma dele! Arsène Lupin é um clássico capaz de agradar e de ser compreendido por leitores de todas as idades, épocas e estilos. O livro é dividido em histórias que são independentes e, ao mesmo tempo, possuem elementos que conversam entre si, sendo uma leitura excelente e fluida.

Conrado Lourenço 20/03/2024

O Gênio do Crime em Ação
A história acompanha as aventuras de Arsène Lupin, um ladrão sofisticado que desafia a polícia e a sociedade com seus roubos ousados e genialidade. Com uma mistura de humor, suspense e ação, Leblanc tece uma trama cheia de suspense enquanto Lupin enfrenta diversos adversários e desafios.

O personagem de Arsène Lupin é complexo e fascinante, retratado como um anti-herói carismático que cativa o leitor com sua inteligência e astúcia. A narrativa é habilmente construída, mantendo o leitor ansioso para descobrir os próximos passos deste mestre do crime e suas artimanhas brilhantes.

Além de ser uma história emocionante de intrigas e crimes, "Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca" também oferece uma reflexão sobre questões de identidade, moralidade e justiça.

Beatriz3345 15/03/2024

Achei meio bosta
O livro não te empolga a ler mais, comprei mais por ver na livraria e ver que era um livro mais fininho e fácil de ler, mas no final não consegui ler.

achei a escrita difícil, não dava pra entender nada de primeira, e os personagens não eram tão interessantes.

no final eu abandonei o livro. Não consegui terminar.

mas imagino que pra quem gosta de livros de mistério com escrita de época deve ser interessante ler ele.

@thereader2408 13/03/2024

O ladrão mais charmoso da França
"Arsène Lupin, O Ladrão de Casaca" de Maurice Leblanc é um clássico atemporal que apresenta aos leitores um dos personagens mais charmosos e elusivos da literatura. Publicada pela primeira vez em 1907, esta coleção de contos segue as aventuras de Arsène Lupin, um mestre ladrão com um talento para enganar tanto a lei quanto seus adversários.

No cerne do livro está Lupin, um personagem que combina elegância, sagacidade e audácia. A caracterização de Lupin por Leblanc como uma figura sofisticada e cativante é envolvente, tornando-o um protagonista que os leitores não podem deixar de admirar, apesar de seus feitos criminosos. Os esquemas astutos de Lupin e suas disfarces engenhosos adicionam camadas de intriga a cada história, mantendo os leitores adivinhando até o final.

O que diferencia Arsène Lupin é sua inteligente mistura de mistério, suspense e humor. A escrita de Leblanc é espirituosa e repleta de reviravoltas interessantes que mantêm o leitor atento. Cada história apresenta um novo desafio para Lupin, seja roubar tesouros inestimáveis, ludibriar detetives ou desvendar conspirações complexas.

Além disso, o livro oferece uma visão fascinante da França do início do século XX, com suas descrições vívidas das ruas parisienses, mansões luxuosas e reuniões da alta sociedade. A atenção aos detalhes de Leblanc dá vida ao cenário, imergindo os leitores em um mundo de opulência e intriga.

Apesar de sua idade, Arsène Lupin, continua tão cativante hoje quanto há mais de um século. Seu apelo atemporal reside em seus personagens inesquecíveis, tramas envolventes e narrativa inteligente. Se você é fã de mistérios clássicos ou simplesmente aprecia uma boa aventura, este livro é garantia de diversão e entretenimento. Altamente recomendado para qualquer pessoa em busca de uma leitura emocionante com um toque de charme do mundo antigo.

@thereader2408

Karinna.Zarro 08/03/2024

Intrigante e espirituoso. Em alguns momentos a linguagem rebuscada e algumas referências pedem um intervalo para pesquisa

Igor.Turola 07/03/2024

Lupin
Finalmente terminei esse livro, a leitura fica bem arrastada e fiquei perdido na maior parte do tempo. A série é bem melhor para assistir, já que é só baseada no livro, no geral um livro ok.

Bianca2110 07/03/2024

Arsène Lupin, o gentil ladrão de casaca
Fui motivada a ler Arsène Lupin por causa de Persona 5 Royal, o qual tem um personagem batizado com esse nome. Então, fiz essa primeira leitura e simplesmente me apaixonei!

O ladrão de casaca é composta por 9 contos em primeira pessoa, que narra as grandiosas aventuras do maior ladrão francês, Arsène Lupin.

A escolha de narrativa em primeira pessoa é, com toda certeza, um dos maiores acertos, pois o autor usa isso para brincar com a mente do leitor! Você nunca sabe ao certo quem é o narrador e isso complementa ainda mais os mistérios aos redores dos crimes feitos por Arsène.

Arsène é um personagem cativante e elegante, apesar de ser um ladrão, ainda possue honra, gentileza e nobreza em suas atitudes. Ele leva os roubos com a leveza de uma brincadeira para criança!

O foco do livro é no "como" os roubos acontecem pois o "quem" você já sabe, o que é a parte cativante, sempre jeitos mirabolantes e até simples, que seguram o leitor para tentar descobrir como aconteceu! E sempre no final trazem uma solução lógica que cativa.

Não é uma leitura simples, afinal, o livro foi escrito em 1907, tinha palavras que eu não conhecia mas nada que me atrapalhou a ler, mas pode ser um empecilho caso não tenha costume de ler livros mais antigos ou com linguagem mais rebuscada. Contudo, achei fluído e segue uma boa lógica, não atrapalhando o entendimento da obra. Vi em reviews que o livro era confuso, mas confesso que isso não me ocorreu, então pude aproveitar muito bem a leitura.

Terminei esse livro com um sorriso no rosto, é extremamente divertido ver o desenrolar dos contos e conhecer mais do ladrão, muitas coisas me pegavam desprevinida e me soltava um riso sincero! Foi uma leitura que renovou meu espírito por experimentar uma estrutura literária diferente do que estou acostumada a ler! Foi uma experiência muito boa e fico feliz que tem mais 20 livros desse para aproveitar.