Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação

Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação Walter Benjamin

Resenhas - Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação

mushroomdooms 17/11/2023

perfeitamente feito para me deixar maluca
achei que esse livro ia agregar na minha pesquisa, mas o que ele fez foi destruir tudo e construir do zero conceitos novos. estudar a sociedade adulto centrada foi uma sacada genial de benjamin, discutir pontos desse efeito na educação explodiram minha cabecinha. para além disso, o gato escreve de um jeito lúdico que vai da narrativa ao estudo, e fica flutuando num limiar história-artigo.

sensacional.

Japa 22/07/2022

Nota diferente seria injusto
Muito, muito, muito bom. De verdade.
O livro é uma coletânea de escritos do Benjamin sobre infância, pedagogia e o uso de brinquedos na educação.

Existem alguns em específico que o autor fala da pedagogia socialista, mas preponderantemente, o assunto acaba sendo a educação burguesa e as críticas tecidas à ela.

Eu gostei demais, os escritos remontam a própria juventude e infância do Walter Benjamin, de forma que fica evidente em alguns momentos que o assunto é o eu interior infantil do autor.

Me surpreendeu muito, achei que seria um livro apenas "ok", mas superou demais as minhas expectativas. Forma uma certa de sociologia da criança, sempre em uma constante alteridade em contraposição ao adulto.

É, além de tudo, mágico.

Micka 21/02/2022

Leitura bem proveitosa e um pouco chata
Os pontos centrais do livro sobre o brinquedo foram importantes demais para minha formação, pois penso igual em muitas partes. O chato do livro foi ler com uma certa preocupação com o tempo que eu tinha para terminar e também a questão da linguagem da época.

Vou apresentar um seminário na faculdade sobre esse livro essa semana, ansiosa.
Japa 01/08/2022minha estante
Vc faz faculdade de quê?

Micka 01/08/2022minha estante
Pedagogia