Um Artista do Mundo Flutuante

Resenhas - Um Artista do Mundo Flutuante

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Aegla.Benevides 23/12/2021

Leitura sem muitos acontecimentos
Em ?Um artista do mundo flutuante? (1986), Masuji Ono, o protagonista, embarca em uma viagem ao passado ao negociar o casamento da filha mais nova. Ono foi, durante a Segunda Guerra Mundial, um famoso pintor que fugiu do tradicionalismo japonês e utilizou a produção propagandística a favor do seu país. Com a culpa que carrega pelos posicionamentos políticos da época, a reputação que construiu e um pouco de saudosismo, ele recria acontecimentos dos seus anos áureos em uma monótona, mas interessante narrativa.

Sem dúvida nenhuma, Ishiguro tem uma forma única de falar sobre o tempo. Embora o livro em questão não possua um clímax, a história se desenrola de maneira marcante ? palavras de quem pausou a leitura por dias diversas vezes e conseguiu retornar sem precisar ler as últimas 20 páginas para entender o que estava acontecendo. Foi uma boa e cativante primeira experiência com o autor e definitivamente pretendo conhecer mais da sua escrita.

Talia.Moniz 06/10/2021

Não sei o que achar
Esse ano a história irei "aprender" sobre o antes e depois das guerras mundiais, as suas causas e as suas consequências. Coincidemente comecei esse livro que narra a vida e as memórias de um pintor outrora conceituado, refletindo as grandes diferenças na sociedade japonesa após a 2?Guerra Mundial.

Adorei como esse tópico foi abordado. Ler as histórias destes soldados japoneses, que ao somar com a cultura japonesa de samurais, etc, cria uma narrativa única e envolvente. É muito interessante ler como os perdedores de uma guerra reagem à derrota. Porém havia algo que faltava. Assim como li numa crítica aqui do skoob, parece que a narrativa vai encaminhar para algo importante, aquele clímax da ação, um mistério que vai ser revelado mas no fim não há nada... há tantas pontas soltas que quando se termina o livro, sente-se a necessidade de entender afinal o que foi que lemos. Sinceramente, acho que nem entendi a obra como deveria ser, mas isso sou só eu. No fim, vejo essa obra como uma obra de um velho aposentado que tem muito tempo para pensar.

Ainda assim, adorei a leitura. Havia aquele sentimento de nostalgia e melancolia pelos tempos que já não voltam que me deixaram bastante refletida com a vida. Acredito que me lembrarei dessa leitura por muito tempo.

Camila.Szabo 05/09/2021

Confrontos e mudanças sutis trazidas pelo pós Segunda Guerra
Ono, o protagonista é um pintor idoso que ao tentar resolver uma questão familiar, percebe e vai assimilando mudanças no comportamento das pessoas, na geografia do Japão pós guerra, na visão que as pessoas têm dele e de seu trabalho.
Ele, ao longo do livro, vai nos contando sobre esse caso familiar e mesclando com suas memórias e suas questões em relação ao seu próprio passado.
É muito interessante observar as diferenças culturais que nós, ocidentais e latinos, temos em relação aos japoneses, principalmente ao protagonista que além de tudo é de outra geração.
Um livro bem leve e gostoso de ler.

Diego Almeida @diegoalmeida999 11/08/2021

Tive muitas reflexões sobre o tempo e o papel de cada um
ORELHA DO LIVRO: Masuji Ono, protagonista e narrador deste primoroso romance do vencedor do prêmio Nobel de literatura, é um homem de seu tempo. Pintor de grande renome do Japão antes e durante a Segunda Guerra Mundial, ainda jovem Masuji desafiou o pai para seguir a vocação artística e, durante seu desenvolvimento criativo, lutou contra as amarras da arte tradicional japonesa para dar lugar a uma produção propagandística a serviço de seu país. Usando a influência de que gozava perante as autoridades do governo imperial, Ono buscava ajudar pessoas de bem em situações menos favorecidas do que a sua.
Ambientado nos anos imediatamente após a rendição, o romance descortina a vida de Masuji já aposentado, procurando entender as mudanças vividas pelo país e impressas na mentalidade da geração mais jovem, da qual fazem parte suas duas filhas. Ao procurar entender por que as negociações para o casamento da mais nova delas foram abruptamente interrompidas, o protagonista se vê levado a rememorar sua vida de artista e professor respeitado e a enfrentar a consequência dos próprios atos no destino de seus descendentes.
Retrato comovente de um momento histórico cujos desdobramentos se veem até os dias de hoje, Um artista do mundo flutuante é também um poderoso romance sobre a velhice, a culpa e a passagem do tempo.

Karina.Satie 28/06/2021

Um livro que eu não queria acabar de ler! Favoritado da vida
Quero ler mais livros do autor, a escrita é bem fácil e eu me conectei rapidamente. Me ?perdi? várias vezes nos pensamentos do personagem e me encontrei sentada no banco no Japão com o Ono - personagem principal - escutando suas histórias. É um livro sobre memórias e a história do personagem, não é nada fantástico ou de outro mundo, mas traz vários ensinamentos que irei levar para vida. Amei! Possivelmente lerei novamente no futuro.

Giovana 11/05/2021

A leitura me cansou um pouco. Talvez pelo excesso de divagações, o que faz sentido pela narrativa e tema.

Pensei bastante sobre as situações que estamos vivendo e como pessoas acham que estão fazendo algo bom, quando na verdade estão completamente enganadas em suas ações.

Vic 04/05/2021

Uma narrativa calma e concisa
"Um Artista do Mundo Flutuante" é o tipo de obra que não oferece grandes reviravoltas e aventuras épicas. É um texto literário de ritmo calmo, sereno, que nos conduz às memórias de um artista aposentado do Japão durante os anos posteriores à segunda guerra mundial. Seus relatos mostram o impacto da guerra à ele e sua família, assim como as ideologias que marcavam a época. O protagonista nos mostra seus arrependimentos e temores, suas recordações e lembranças.
Kazuo Ishiguro fez um ótimo trabalho conduzindo a narrativa através da não-linearidade, que caracteriza o fluxo de consciência, mantendo perfeitamente a ilusão ficcional.
É uma obra para se ler com calma, sem pressa, sem o peso da expectativa por acontecimentos fantásticos e repletos de reviravoltas. Serve bem ao seu propósito. É uma leitura agradável, muito bem escrita, para leitores maduros.

Condução narrativa maravilhosa
Fantástica a forma como o Ishiguro, através do narrador, conduz nós leitores pela história de vida do protagonista e seus passados e o presente. Primeiro livro que leio do Ishiguro e já me fez coloca-lo entre os meus autores preferidos.

Fernanda.Saori 23/04/2021

Memórias
A princípio o livro me chamou atenção pelo título e capa mas a história não me conquistou tanto assim. Confesso que esperava um pouco mais considerando o prestígio do autor. (Ou talvez seja só o meu gosto literário atual)
Muito do livro se passa nas memórias e pontos de vista do narrador, tendo em contraposição alguns diálogos trocados com amigos e familiares, além de sua própria memória. Na minha opinião, hoje eu não curti muito. Talvez o releia no futuro e veja por outra perspectiva.
Todavia, alguns pontos que me encantaram foram a linguagem que é bem fluida e também há alguns termos que se mantiveram em japonês, o que me fez sentir conversando com algum parente distante.
No geral, achei uma boa leitura.

romulorocha 12/04/2021

Um artista do mundo flutuante, de Kazuo Ishiguro - Nota 9/10
Kazuo é um escritor Nipo-britânico, vencedor do Nobel de Literatura em 2017 e outros prestigiados prêmios, como o Man booker prize. Esse foi o primeiro livro que li dele, e já tenho mais dois na minha lista que estou muito curioso e ansioso para ler (O gigante enterrado e Não me abandone jamais).

Em Um artista do mundo flutuante, Masuji Ono é um artista aposentado que viveu durante a Segunda Guerra. Agora mais maduro, revisita sua história em contraste com suas preocupações familiares atuais em ter sucesso nas ?negociações de casamento? de sua filha e os pensamentos ?revolucionários? de seu filho.

É um livro super sensível ao tratar de temas como a velhice, família e valores, tais como coragem, respeito e honra, ambientados em um Japão pós-guerra.

Helena 28/03/2021

Morno
O tipo de livro que a gente lê esperando que algo aconteça, e não acontece nada.
História bem leve de um idoso contando sua vida, com a sua família e só.
Lerinha80 28/03/2021minha estante
Do Ishiguro já li os vestígios do dia, que adorei, e o gigante enterrado, que não gostei tanto, mas foi válida a leitura.

Helena 28/03/2021minha estante
Lerinha, cheguei com expectativas altas por ter lido Não Me Abandone Jamais, que eu gostei muito! Me decepcionei um pouco com esse, mas é assim mesmo né rsrsr

Lerinha80 28/03/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler não me abandone jamais. ??

Helena 28/03/2021minha estante
É muito sensível, vc vai gostar, certeza

1 | 2 | 3 | 4 | 5