Um artista do mundo flutuante

Um artista do mundo flutuante Kazuo Ishiguro

Resenhas - Um Artista do Mundo Flutuante

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Claudio.Berlin 13/03/2024

Sutil e expressivo
Masuji Ono , um pintor , artista, fala de sua relação com a família, de suas atividades pré e pós segunda guerra mundial.
Rememora sua carreira , seus pensamentos, sua obstinação e seu amadurecimento profissional e pessoal.
A relação amorosa com as filhas e o neto é colocada de forma muito interessante.
Masuji reflete e tem consciência de suas atitudes positivas e negativas e suas consequências , e procura viver em paz com seu passado .
A transição de um Japão arcaico , influenciado pelos americanos, é bem colocada no relato.
O que mais me impressionou , foi a delicadeza, o respeito, a educação, nas relações interpessoais no Japão.
Os rituais diversos da rica cultura japonesa .
Esses aspectos dos costumes do Japão, foram uma grata surpresa.
Eu que sabia muito pouco da cultura do país , fiquei fascinado .
Chama a atenção, o fato de não haver uma história da forma como estamos acostumados.
São lembranças que vão se interconectando .
Acredito que esse fato possa ser tedioso para alguns .
Eu fiquei fascinado.

Renata1004 06/01/2024

Narrativa do ordinário
É uma leitura interessante! Não achei tão envolvente, mas a simplicidade me deixou um sentimento agradável.

Ono, pintor e aposentado, lutou para construir uma carreira extraordinária. Suas intenções e ambições o levaram a refletir, após a redenção do Japão na 2aGM, se suas ações foram corretas ou não durante aquele período.

A história vai acontecendo de forma ordinária porque trata de acontecimentos do seu dia a dia; a busca por um marido para sua segunda filha, a conexão com seu neto, a interação com amigos do passado, a adaptação da conjuntura política, as críticas (autocrítica, principalmente), lembranças? Enfim, acho que se trata da busca pela sua própria redenção.

O personagem me cativou, se despiu de vaidade e orgulho para contar sua história. Eu recomendaria, ainda mais por ser uma outra cultura, tem muitos detalhes interessantes.

Lusia.Nicolino 10/09/2023

Nossas escolhas norteiam nosso caminho
O artista de quem nos fala Ishiguro é Masuji Ono. Da tranquilidade de sua aposentadoria ele revê a vida e seus momentos turbulentos, como quando desafiou o pai para seguir sua vocação artística ou quando buscou espaço entre a arte tradicional japonesa para uma produção propagandística a serviço do país durante a Segunda Guerra. Com que sequelas da derrota e da reconstrução do país ele seguiu? Sua conduta, apesar de pintor renomado, interferiu nas negociações para o casamento de sua filha caçula? Que paralelo podemos traçar entre o velho artista e seu neto que esbanja referências estadunidenses? Uma viagem pelo país e pela vida do outro. Ler é poder alargar a mirada mesmo sem sair do lugar!

Quote: "Três ou quatro noites por semana, ainda me vejo descendo o caminho para o rio e a pontezinha de madeira que alguns que vivam aqui antes da guerra conhecem como a Ponte da Hesitação. Nós a chamamos assim porque até pouco tempo atrás, ao atravessá-la, você era levado ao nosso bairro do prazer, onde homens de consciência pesada – era o que diziam – podiam ser vistos vagando, hesitando entre o divertimento noturno ou voltar para suas esposas em casa. Mas se às vezes sou visto nessa ponte, pensativo, debruçado no parapeito, não estou hesitando. Simplesmente gosto de parar ali ao pôr do sol, observar minha vizinhança e as mudanças que ocorreram à minha volta."

Polliana Caetano 08/09/2023

Não deu match dessa vez!
Depois dessa leitura, deu vontade ler outras coisas desse autor, pois o livro é bem escrito, com uma leitura bastante fluida. Demorei um pouco para entender que as datas titulo dos capítulos, eram, na verdade, o momento em ele estava refletindo sobre os ocorridos, mas isso é inteiramente um problema pessoal e não da estrutura do texto.
Com relação à história em si, eu pessoalmente não gostei. NA MINHA OPINIÃO, a forma arrastada da história prejudicou a fluido natural do texto. Eu lia, lia, lia, lia e a história parecia não avançar. Os personagens também foram um problema para a minha conexão com a história, pois não consegui me envolver com nenhum dele - principalmente com o protagonista.
Particularmente acredito que comecei a ler esse autor pelo livro errado, pois goste muito de sua escrita. Infelizmente não tive match com esse livro, mas oriento que você leia e tire a sua própria conclusão.

Zeli Giovana 21/08/2023

O livro conta a história de três gerações de uma mesma família, num Japão pós segunda guerra mundial. O patriarca da família narra a história de sua vida, intermeando acontecimentos do passado e do presente. Ele revisa várias decisões de sua vida que acabaram afetando sua família no presente, bem como questiona os rumos do Japão sob dominação americana, na figura de seu neto. Livro muito interessante para conhecer esse período da história japonesa.

FerBonomo 01/08/2023

Um retrato da vida
No Artista do Mundo Flutuante, Kazuo vai nos levando pelas lembranças do senhor Ono, um artista que viveu os tempos das guerras e pós guerras e soube se adaptar aos obstáculos para seguir vivendo bem! Dentro de seu contexto histórico e cultura, é um lindo relato sobre como a vida flutua e nós temos que ir nos adaptando ao longo dos anos!
É necessário fazer um distânciamento histórico para conseguir curtir cada momento do livro; é preciso entender o tempo e a cultura em que a história vai sendo contada, senão fica difícil gostar dela, pelos olhos de hoje e do ocidente!

jamilesdutra 03/07/2023

Estava muito ansiosa para ler uma história do Kazuo Ishiguro, e um Artista do mundo flutuante é um belo cartão de entrada. A obra trata de Masuji Ono, um renomado pintor japonês que já não tem tanta certeza acerca do bem que a sua carreira trouxe a sociedade japonesa durante o período da 2ª Guerra Mundial. Os seus conflitos morais são muito bem representados e transmitem bem o sentimento do pós guerra japonês: uma geração mais velha que não quer dar o braço a torcer para o Ocidente, de frente com uma geração jovial que acredita que há mais a ganhar do que perder abrindo as portas para o resto do mundo.

Intrinsecamente, o livro é um grande estudo do mundo feito a partir dos olhos do protagonista; a fluidez entre as diferentes histórias narradas é admirável e me pareceu extremamente confortável ouvir tudo o que Ono tinha a contar, desde a sua trajetória na carreira artística até os arranjos do casamento de sua filha mais nova.

Não é exatamente perfeito, mas não sei se isso realmente importa tendo em vista todas as reflexões que essa leitura me proporcionou. Extremamente recomendado.

Anderson 30/06/2023

Slice of live no Japão pós guerra
Ono, um japonês tradicional que teve suas ações e reputação colocadas em cheque durante o processo de casamento de sua filha mais nova. Ambientado logo após a segunda guerra, temos uma descrição do Japão, e seus habitantes, pelos seus olhos.

A estória é bem monótona, sem grandes acontecimentos, mas ainda assim traz uma visão pouco conhecida no ocidente de como foi o choque de gerações logo após a segunda guerra mundial, sendo os mais velhos arredios com as mudanças causadas pela influência americana, e os mais novos com desprezo pela geração que apoiou a participação do Japão.

A narrativa é fluída, até mesmo agradável, mas sem grandes emoções.

Fabio293 26/06/2023

E não aconteceu nada
O livro é muito bem escrito mas fiquei o livro todo esperando algo acontecer. As páginas passavam e nada acontecia. É isso uma história em que nada acontece

Klelber 22/06/2023

Masuji Ono, protagonista e narrador deste primoroso romance do vencedor do prêmio Nobel de literatura, é um homem de seu tempo. Pintor de grande renome do Japão antes e durante a Segunda Guerra Mundial, ainda jovem Masuji desafiou o pai para seguir a vocação artística e, durante seu desenvolvimento criativo, lutou contra as amarras da arte tradicional japonesa para dar lugar a uma produção propagandística a serviço de seu país. Usando a influência de que gozava perante as autoridades do governo imperial, Ono buscava ajudar pessoas de bem em situações menos favorecidas do que a sua.
Ambientado nos anos imediatamente após a rendição, o romance descortina a vida de Masuji já aposentado, procurando entender as mudanças vividas pelo país e impressas na mentalidade da geração mais jovem, da qual fazem parte suas duas filhas. Ao procurar entender por que as negociações para o casamento da mais nova delas foram abruptamente interrompidas, o protagonista se vê levado a rememorar sua vida de artista e professor respeitado e a enfrentar a consequência dos próprios atos no destino de seus descendentes.
Retrato comovente de um momento histórico cujos desdobramentos se veem até os dias de hoje, Um artista do mundo flutuante é também um poderoso romance sobre a velhice, a culpa e a passagem do tempo.

bellaslivros 17/06/2023

Diferente
O livro de Kazuo Ishiguro pode enganar quem olha seus títulos e as capas pensando que podem ser histórias mais brandas. Nas verdade Ishiguro traz questões muito densas neste livro.
Nele acompanhamos os pensamentos e vida de um artista que foi de grande renome na campanha patriótica do Japão, durante segunda guerra mundial. Assim o livro passa em dois tempo do protagonista dele jovem com os seus sonhos e virtudes. E ele idoso preocupado com as ações no passado o que poderia causar problemas para a sua filha.
O livro retrata bem os conflitos internos do protagonista do que é moral ou não, se foi bom ou não.
Adorei o livro, não darei 5 estrelas por não ser algo que costumo ler, então me causou alguns momentos de insatisfação.

Juliana 04/06/2023

Leitura calma e sensível
Persisti nesta leitura, minha primeira deste autor, Nobel de Literatura. Demorei para ler, não me prendeu.
Começo arrastado, por vezes até entediante. Mas à medida que fui progredindo, fui entrando neste mundo do Japão em reconstrução cultural no pós-guerra. O personagem principal, narrador, é um pintor bastante renomado no Japão, que transmite ao leitor, de forma sensível, com acontecimentos do presente e suas memórias, toda a transformação do Japão durante esse período. Traz também reflexões sobre a velhice e conflitos de gerações. Gostei muito.

Moya2 03/06/2023

Detalhadamente raso.
Meu primeiro contato com o escritor.
Como tenho admirado a literatura japonesa, comecei com o primeiro livro desate autor e pretendo ler os demais em ordem cronológica.

O autor tem o dom de detalhar uma cena, seu ambiente e seus pormenores com maestria.

Por vezes a história se perde em devaneios do personagem principal, onde um assunto remete a outro e quando vc percebe está profundamente dentro de outro tema e se questiona:
?Como chegamos nesse assunto?!??

A história remete à época pós-guerra e relata como a estrutura familiar e os conceitos eram rígidos nesse período frente ao iminente e conturbado futuro com mudanças comportamentais e novos valores.

Nina 26/04/2023

Memória de Guerra
Kazuo Ishiguro, de forma maestral, traz um relato íntimo e singelo sobre a permanência da Segunda Guerra Mundial no aspecto ideológico da sociedade japonesa.

As lembranças, dolorosas ou saudosas, se misturam na rotina dos personagens, demonstrando a complexa e intrincada colcha de retalhos formada pela memória japonesa sobre o conflito. É interessante avaliar também o choque geracional que tal memória gera. Também é interessante observar como um grupo se exime da culpa, projetando responsabilidades em outro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5