O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas - O Primo Basílio

Luciana 09/06/2022

Não há mulheres más, minha rica senhora, há maus homens...
Publicado pela primeira vez em 1878 por Eçá de Queirós, o Primo Basílio é uma das obras mais importantes do realismo português.

Neste livro, o autor faz um panorama da sociedade portuguesa da época e suas críticas à burguesia e aos atos humanos são expostas por meio da análise psicológica de seus personagens, dos estereótipos e comportamentos.

Queirós retrata uma sociedade decadente que ainda ses acha grande, ao mesmo tempo que explora todas as camadas hipócritas da classe burguesa da qual Jorge e Luísa (personagens principais) fazem parte ao lado de Basílio.
Achei a obra incrível, parabéns ao autor. Reconheço sua grandiosidade. Mas me irritou demais entender para onde a história de Luísa caminhava.

Foi muito real e muito injusto. Luísa pagou por tudo. Sofreu sozinha. Carregou o peso calada, por medo do marido e da sociedade. O marido que provavelmente a traiu.

Tudo isso enquanto Basílio fugia. No final, o infeliz ainda termina o livro rindo de Luísa, fazendo troça da mesma, a comparando a própria decadência que repudiava em Lisboa. Se esse livro teve um vilão, Basílio foi o maior deles.

"? E vai fazer isso por mim, Sebastião, por mim, que fui tão má mulher...
Sebastião corou, respondeu encolhendo os ombros: ? Não há más mulheres, minha rica senhora, há maus homens, é o que há!"

Sebastião melhor personagem. Soltou, na minha opinião, a frase que melhor resumiu este livro.

Dei três estrelas porque me irritei com o destino de Luísa, do contrário, merecia mais.

duda 24/05/2022

Um clássico
O Primo Basílio escancara a sociedade portuguesa da época. A burguesa recatada, as vizinhas fofoqueiras, os criados, o amante devasso e o marido chefe da casa.

A começar pela minha personagem favorita: Juliana. Ela usou dos únicos meios que viu pra conseguir um pouco de dignidade pra sua vida. Ela só queria descansar da vida de trabalhos puxados e doenças. Ela tinha consciência de que, como ser humano, merecia mais do que aquilo que lhe era dado.

Outro ponto importante: Luísa foi massacrada pelo adultério, enquanto Basílio seguia sua vida na maior naturalidade. Nem se comenta sobre a reputação dele. Até hoje isso não mudou muito.

É um clássico. Um retrato histórico e crítico de uma sociedade.

Shirley 21/05/2022

Entediante
Tive que ler qdo estava na faculdade pela primeira vez e qdo fui ler novamente achei entediante. Isso não quer dizer q não gostei, só achei que poderia ser melhor pelo fato de ser esse grande autor. ?

Yuminie 19/05/2022

Lembrava de ter gostado bastante deste livro na adolescência, apesar de ter sido uma leitura obrigatória para os vestibulares. Por isso, resolvi reler agora com mais idade para saber se o sentimento era o mesmo.
E sim, gostei bastante novamente.
O livro é um pouco devagar, mas com um pouco de paciência é possível verificar a trama interessante que Eça de Queiroz montou.
Recomendo!

Wanessa Rastoldo 11/05/2022

fazia muito tempo que eu pensava em ler esse livro mas, por ter um certo preconceito com o eça sempre enrolei muuuito! até que um professor me incentivou tanto a ler que fiquei curiosa!

realmente gostei MUITO da trama e da história. tem um ar meio teatral que é muito interessante e deixa a história mais engraçada até! a juliana é uma personagem incrível e eu fiquei triste até pela forma que ela foi mal trabalhada nesse final? esperava algo maior! mas, entendo que talvez seja por ser um clássico e por ser o estilo do autor. ficou mais teatral esse final dela e da luisa.

fora isso, amei a discussão que a patroa trabalha para a empregada! achei genial! ainda mais pela época! Eça foi muito perspicaz nisso aqui! PORÉM, eu ODIEI o final! o fato das DUAS morrerem e o VAGABUNDO o Basílio simplesmente abandonar a Luísa e CAGAR pra morte dela só mostra que tudo o que ela passou (o que não foi tão sofrido mas por uma burguesa foi um horror) foi ATOA! sinceramente? que ÓDIO desse Basílio!

MAS, até nisso o livro se mostra atual! os homens se dando bem, enquanto quem se ferra em toda a história, são as mulheres. que livro, meus amigos.

Ale 08/05/2022

Mds, quase que não termino esses caps nada curtos. Achei legal a crítica que Eça faz para a burguesia, mas a intriga não fluiu muito para mim, quem sabe numa releitura melhore.

Camila 19/04/2022

Romance água com açúcar
Romance século XVIII, bem água com açúcar, leitura não muito fluida, podia ter umas páginas a mesma, porém retrata a Lisboa de sua época.

Emilly 19/04/2022

É bom
Não gostei de nenhum dos personagens. Quis bater em todos. Contudo, a história é muito bem construída, parecendo tão palpável que sinto como se fosse um relato real.
Todo mundo deveria ler.

renata1004 19/04/2022

Incrivelmente, uma das únicas obras da literatura portuguesa que eu gostei de verdade. Algumas partes me irritaram um pouco porque senti que eram descrições cansativas, mas talvez tenha sido problema com a edição. De toda forma, gostei de como Eça traz as críticas e a hipocrisia da sociedade da época tanto ao falar sobre traição quanto sobre crença em Deus e diversos outros assuntos. Meu único problema foi com Juliana, a mulher negra, ser considerada a vilã e sempre ser retratada como feia/grosseira, enquanto as mulheres brancas eram tratadas como "angelicais". No momento dessa primeira leitura, não sei ainda se isso foi uma forma de crítica ou apenas racismo não muito velado. Talvez mais tarde, depois de alguns textos teóricos, eu saiba distinguir.

13marcioricardo 16/04/2022

Traição e Consequências..
O primo Basílio conta a estória de Luiza. Esta cresce e vive uma paixão por seu primo. Mas Basílio parte para o Brasil e deixa Luísa em Lisboa. A distância e o tempo acabam com a relação.

Sem outros parentes, Luísa casa com um engenheiro chamado Jorge. Após alguns anos de casados, Jorge vai passar uns meses ao Alentejo em trabalho e Basílio reaparece na vida de Luísa.

A obra de Eça de Queiroz fala do adultério e trata da sociedade portuguesa, em especial a burguesia. O livro é bom apesar de um pouco prolixo. Gostei bastante do confronto entre Luísa e Juliana.

Por fim, é um abre-olhos para relações amorosas e de como é fácil ser enganado/a quando a paixão reina. Luísa é frágil e ingênua, mas não pura e inocente. Basílio é um escroto, sem escrúpulos, sem pensar em mais ninguém senão no que lhe convém e no seu amigo de baixo. As últimas palavras do livro , como outros diálogos, são esclarecedores disso mesmo.

Julio.Argibay 31/03/2022

Ah, primo escroto.
1 O primo Basílio, Eça de Queirós. Luísa e Jorge formam um casal comum. Ele tem um grande amigo chamado Sebastião. Juliana e Joana são as empregadas da casa. A primeira não tem simpatia da esposa. Eles estão na expectativa da chegada do primo Basílio, que foi um namoradinho da esposa no passado, mas o marido não sabe. 2 Já a amiga Leopoldina é uma confidente da moça e às vezes aparece, mas Jorge não gosta desta relação porque a mesma é mal falada na vizinhança. De vez em quando há uma reunião na casa e alguns amigos são convidados: Julião Zuzarte, parente afastado (Luísa não gosta dele, mas disfarça); Dona Felicidade, coroa de 50 anos, bem nutrida; Acácio; Esnestinho e o Sr Conselheiro. Eles conversam sobre amenidades. Jorge é obrigado a viajar um tempo a serviço. 3 Um certo dia Basílio chega de viagem e visita Luísa. Eles conversam, Basílio faz um resumo de suas viagens, inclusive o Brasil, mas rola um clima em entre eles. Juliana teve uma vida muito difícil e se tornou mau de saúde, amarga, dissimulada e rancorosa. 4 Luísa, D Felicidade e Basílio vão dá uma passeio na cidade. Dias depois, Basílio toma a iniciativa e beija a prima. O tempo passa e certo dia vão passear juntos. Os vizinhos já notam a presença constante do moço e começam a falar sobre as  visitas do primo. 5 Sebastião conversa com ela e informa sobre o falatório na rua. 6 Vocês lembram a citação de Arnaldo Antunes, naquela música de Marisa Monte, Amor, I love you? Então: ? E Luísa tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo conduzia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!? Uau. Putz. Poesia pura. Bom, voltando, o romance flui e o casal já tem uma alcova para se encontrarem. Mas, a vizinhança está comentando as saídas frequentas da moça de casa e olhe, Sebastião bem que tenta ajudar. O casal tem algumas crises, mas vida que segue. Depois de uma discursão com Juliana eis que a casa caiu. 8 A empregada inicia o processo de extorsão à Luísa, pois ela se apossa de algumas cartas trocadas entre os namorados. Basílio, depois de uma conversa com Luísa, foge, viaja para Paris. 9 Juliana tem Luísa nas mãos. São vestidos, móveis, comida boa, Luísa ajuda nas tarefas de casa. A vizinhança já fala a respeito. Jorge chega, inicialmente, não suspeita de nada, está muito ocupado. A situação se agrava Luísa pede ajuda a Leopoldina. 11 O encontro não foi bem o esperado. O senhor Castro deu em cima da moça. Ela desiste de pedir o dinheiro emprestado. A irritação de Jorge com as regalias de Juliana chega ao seu limite. Há uma discursão entre as mulheres. Joana é mandada embora a pedido de Juliana e a situação torna-se insuportável para Luísa. Então ela, em prantos, recorre a Sebastião e conta sobre as cartas. Ele se compromete a ajudá-la. Sebastião se arranjou de tudo. Enquanto o casal e dona Felicidade estão no teatro. Sebastião solicitou ajuda a um primo que trabalha na polícia e foi com um guarda atrás de Juliana, conseguindo as cartas, porém a mulher não aguentou a pressão e teve uma parada cardíaca. A noite, o casal chega em casa e são noticiados. 14 Luísa se adoenta e todos cuidam dela. Neste ínterim Jorge intercepta uma carta enviada por Basílio em resposta a ela, alguns meses atrás e descobre a traição. 15 Luísa está adoentada com crises nervosas cada dia piores, assim ele se segura para não explodir de tanta raiva e piorar a situação dela. Sebastião tenta amenizar a situação. 15 Luísa adoece mais ainda, Jorge está preocupado. Os médicos não conseguem curar a jovem. A esposa vai definhando ao longo do tempo... enquanto isto seu primo está de volta à Lisboa e é informado. Sua reação é inesperada. Putz, que cilada Luísa. Considerações: gostei muito, tive vários tipos de emoções ao ler. De fato tem muitos méritos este romance. A estória, apesar de batida, é bem crível, bem desenvolvida. Os personagens são bem interessantes, humanos. A narrativa é rápida e bem inteligível, sem arestas.