O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas - O Primo Basílio

Clara_rdgs 23/12/2022

A vida "perfeita" de Luisa está prestes a desmoronar, a jovem que era casada com jorge, não espera que um primo e antigo amor abalaria as estruturas de seu casamento. Parece bobo, mas é uma leitura muito gostosa!
Tem paixão, traição, chantagem, decepção e tem a preconceituosa Lisboa.

iarakessia 21/12/2022

de tudo um pouco
minha primeira leitura do Eça e tô até agora pensando em tudo o que li nesse livro.
tem personagens cômicos e muito bem feitos. Luísa é casada com Jorge, um engenheiro que logo no início do livro viaja para uma cidade distante para trabalhar, sem data pra voltar. Um dia antes de sua partida, lê no jornal que o primo de Luísa, Basílio Brito chegou em Portugal. Jorge desconhece que Basílio, além de primo foi um antigo namorado de Luísa, por quem ela sofreu muito quando terminou. Durante sua estadia em Portugal, Basílio decide visitar sua adorada prima Luísa, e encanta-se novamente por ela, e começa então a tentar conquista-lá. Essa tentação vai mudar o rumo da vida de Luísa. só lendo pra saber no que vai dar.

Existe personagens para todos os gostos.
No final dessa edição que eu li (mas acredito que em todas deve ter) uma carta que Eça mandou para um amigo falando sobre o Primo Basílio, e sua inspiração para tal obra.

ray :) 10/12/2022

sem reação
"Rosa d'amor, rosa púrpurea e bela,
Quem entre os goivos te esfolhou na campa?"

simplesmente perfeito!!!
fazia muito tempo que um clássico da literatura não prendia a minha atenção assim, basicamente eu não consegui parar de ler.
matou minha ressaca.

todos os personagens tem características muito marcantes, impossível confundir. pra mim, a juliana foi a protagonista.
as fofocas do livro são muito boas e o livro tem um humor muito bom (e atual, por incrível que pareça), é muito engraçado ver que algumas piadas atravessam séculos e continuam vivas até hoje (como, por exemplo, aquela de odiar a sogra).

a narrativa tem muitos plot twists, eu ficava de boca aberta. juliana, principalmente, roubou a cena em muitos momentos!
o final do livro foi muito inesperado por mim, mas eu achei bom, apesar de tudo. mostra a realidade da vida, em que nem todas as pessoas são boas e nem tudo sempre acaba bem.

recomendo muito a leitura, principalmente pra quem está começando a mergulhar nos clássicos.
favoritei! ??

Alessandra.Laine 01/11/2022

Novela mexicana
Um livro tão atual, que mostra a hipocrisia da sociedade, a prisão das convenções sociais, o machismo deslavado e sem complexos ... tudo isso salpicado de drama, muito drama !

Verdade que a condição feminina melhorou um pouco em 140 anos, mas o desdém dos patrões pela classe trabalhadora continua o mesmo, o peso da religião está voltando a ser importante e a desigualdade de direitos persiste.

Que vontade de dar um bofetão nesse Basílio !

Que vontade de dar uns tapas na cara dessa Luísa ...

Que vontade de afogar a Juliana e o Jorge !

Vitoria.Santos 19/10/2022

gostei bastante
gostei da história mas só posso dizer que odeio homem. Muito triste, no fim de tudo, mas é gostoso de ler

oursapphism 18/10/2022

?O amor é essencialmente perecível, e na hora em que nasce começa a morrer. Só os começos são bons. Há então um delírio, um entusiasmo, um bocadinho do céu. Mas depois!...?

amante de romances 12/10/2022

Cansativo, mas interessante
Os capítulos são enooormes, e isso me deixou extremamente cansado, mas de 3/4 para o final mais ou menos o livro começou anfixar bem interessante e me engajei na leitura. Foi uma experiência legal, mas n sei se releria

Lê Paiva 12/10/2022

O primo Basílio
Eu queria ler esse livro faz tempo, mas com a correria nunca conseguia, já sabia como a história terminaria, mas é sempre diferente ler detalhe por detalhe ( o que o Eça sabe fazer muito bem )
A Luísa me irritava um pouco pela sua ingenuidade, sei que era proposital para mostrar o seu lado do romantismo, mas mds, que mulher fraca.
O Basílio era o realismo encarnado, totalmente frio e calculista, até demais, suas atitudes sempre me deixaram pasma.
É uma ótima história, eu recomendo muito!

Kézia 01/10/2022

Um clássico! Escrita maravilhosa, a estória me prendeu desde o início, os personagens são muito bem construídos e humanos. E é o tipo de leitura que desperta diversas emoções.
Vale a pena a leitura..

jenni 28/09/2022

+ um clássico
Eça de Queiroz ama descrever e isso é extremamente irritante? Sim, mas entendo que é uma característica do Realismo.
A narrativa é lenta, as coisas demoram para começar pra acontecer de verdade. Os personagens em sua maioria eu considero descartáveis para o enredo principal.

A crítica e descrição da sociedade da época são óbvias, onde os personagens são movidos por ganancia, luxúria, temos adultério e tal.

O final não foi surpreendente, assim como a maioria dos livros do realismo O primo Basílio descartas personagem com a morte deles.

Enfim, Jorge é muita areia para o caminhãozinho da Luísa

JuPenoni 25/09/2022

Leitura feita com o clube da leitura. Achei a leitura fluída e prendeu minha atenção. Bacana como ao longo do livro é possível observar algumas faces dos personagens, sendo Juliana a personagem que mais conseguimos conhecer.
Meus sentimentos em relação à Luísa variaram ao longo da leitura. Teve momentos em que a achei detestável, mas em outros deu até dó.
Acho que valeu muito a leitura.

Paula1735 14/09/2022

Retrata através desta história, falar também de Portugal. Um país com tradições, histórias, e etc. Principalmente conta a sobre Juliana que recebe com seu primo e com passar dos dias eles vão se aproximando cada vez. E essa aproximação acontece quando o esposo de Juliana está de viagem.

Samuel920 18/08/2022

No começo, fiquei com receio de ler por achar que se tratava de um "romancezinho bobo",mas logo percebi,quando estava lendo,que o tal "romancezinho bobo" era apenas um pano de fundo para o real assunto discutido no livro: A dura crítica à burguesia Lisboeta.
Eça de Queiroz mostra como máscaras são construídas para velarem a verdade incutida dentro de cada um.Quando essas máscaras caem, a verdade pode ser tão sufocante,deixando de ser libertadora,como muitos dizem: "a verdade sempre liberta",nesse caso ela não liberta, simplesmente se torna um martírio.