Ilíada e Odisséia de Homero

Ilíada e Odisséia de Homero Homero
Alberto Manguel

Resenhas - Ilíada e Odisséia de Homero

Dávila 29/05/2020

Livros que mudaram o mundo.
Alberto Manguel faz uma viagem dissecando a Ilíada e a Odisseia.
Com toda a sua erudição o autor nos entrega um maravilhoso compêndio para entender melhor essas obras tão fundamentais para a literatura

Ramon 09/03/2011

Alberto Manguel consegue transmitir uma boa noção das razões da importância da Ilíada e da Odisseia para a cultura ocidental, em ensaios curtos, inteligentes e muito prazerosos. O livro reconstitui a história da recepção e da permanência das duas epopeias homéricas ao longo dos séculos, exemplifica as diversas formas como elas foram apropriadas para produções literárias posteriores e demonstra, por meio de ensaios temáticos, como elas abarcam a totalidade do humano. Livro recomendadíssimo.

"Como é espantoso que um poeta ou vários poetas cujas faces e atributos não podemos conceber, que viveram numa sociedade de cujos costumes e crenças temos apenas uma vaga ideia, numa língua que não sabemos mais precisamente como pronunciar, tenham descrito para nós nossas próprias vidas no presente, com cada felicidade secreta e cada pecado oculto."

"pode-se dizer que o mesmo limite é estabelecido para Homero e para a vida."