Hans Staden: Duas Viagens ao Brasil

Hans Staden: Duas Viagens ao Brasil Hans Staden

Resenhas - Duas Viagens ao Brasil

1 | 2 | 3 | 4

Isabelle 11/03/2024

Muito interessante! Os relatos escritos são intrigantes, tentar entender a dinâmica da época e as relações entre os povos, apesar de muitas passagens xenofóbicas e racistas. Tem que saber filtrar.

ArSamogin 05/03/2024

Um relato contemporânea do Brasil colônia
A história de Staden mostra como a era das navegações deu início a nossa atual globalização, um mercenário alemão vindo para a América do sul, defendendo um assentamento português em Pernambuco, interagindo com indigenas e espanhóis, defendendo um forte recém construído em Bertioga e relata sua captura e cárcere por nativos em Ubatuba.

Para finalizar a obra traz um último capítulo com descrições de costumes, objetos e frutas do Brasil.

Gabyyy_bezerra 27/01/2024

Ótimo para entender melhor o Brasil Colonial
Esse livro é um material histórico que explica o Brasil colonial. O alemão Hans Staden esteve no Brasil no período em que o país ainda era Colônia de Portugal. Segundo sua descrição ele foi aprisionado por indígenas nativos desse território na época e relata como se fosse um diário toda sua experiência durante os 9 meses de prisão, em que quase virou churrasco (literalmente).
Descreve como escapou por meio de sua fé, ele era Cristão e devido a essa fé lutou pela vida com perspicácia e com ela manteu sua esperança em sobreviver. O livro é uma obra rica em detalhes, com ilustrações, onde relata sua visão sobre o Novo Mundo, costumes nativos, animais, como se formou as primeiras cidades, guerras entre tribos, principalmente entre Tupiniquins (aliados aos Portugueses) e Tupinambas (aliados aos Franceses), desavenças entre países, sobre a monocultura e economia de Portugal, baseada na plantação de cana de açúcar como estratégia para ocupar o território brasileiro e domina-lo, fazendo dinheiro com isso. Dessa forma o governo envia 15 donatários para ocupar essas terras e gerar lucro com os latifúndios (grandes espaços de terra para plantações). O autor da presente obra, ao ser aprisionado pelos Tupinambas, pôde relatar inúmeros costumes dos nativos indígenas naquele momento histórico, embora de forma etnocentrica e eurocentrica.

Rick Shandler 31/12/2023

Duas viagens ao Brasil - Hans Staden
Um livro para devorar. Hans Staden faz um dos mais famosos relatos da história. Um Brasil primitivo é palco de aventuras dignas de uma fantasia, porém incrivelmente reais. O impacto e a importância dessa obra são incomensuráveis, só comparáveis com o prazer que é lê-la.

Duas viagens ao Brasil descreve as passagens do alemão Hans Staden por nosso país em pleno século XVI. As contribuições históricas e antropológicas deste livro são surreais. Staden dá seu relato, atento e detalhista, de testemunha ocular da colonização do Brasil. Encontramos detalhes da viagem entre Portugal e Brasil, compreendemos a intrincada relação entre Portugal, Espanha, França e os diferentes povos indígenas e vemos como se organizaram as primeiras cidades no Brasil.

Entretanto, o grande marco do livro é a imersão única na cultura dos povos indígenas. Conhecemos seus hábitos, costumes e rituais. Vemos como eles se vestiam, como se adornavam, como se organizavam, como guerreavam, como se alimentavam (inclusive de humanos). Temos a mais rica descrição do ritual antropofágico. E, detalhe, Staden não se contentou em apenas nos contar suas aventuras com os Tupinambás, ele também as desenhou.

O melhor de tudo é que todo esse relato é descrito de um ponto de vista extremamente ativo na história. Duas viagens ao Brasil é uma verdadeira aventura. Staden era uma aventureiro e as peripécias pelas quais passou aqui em nosso país já valem a leitura. É perrengue em cima de perrengue. Fica difícil não se apegar a Staden e tentar descobrir como que ele superou cada uma das dificuldades que passou.

Duas viagens ao Brasil é uma imersão nas origens de nosso país. Um icônico relato histórico de um Brasil tão distante mas que deixou marcas em nossa sociedade. Ler este livro é entender o quão único é o nosso país. Tem que ler.

Déh 07/08/2023

Ótimo para conhecer os costumes dos indígenas
Muito bom para conhecer e entender um pouco mais os custumea e cerimônias dos povos indígenas no início da colonização.

É uma leitura bem leve, com descrições muito ricas e ilustrações.

Jeff_Rodrigo 30/07/2023

Que relato!
Me surpreendeu. O livro não é maçante, tem uma linguagem fácil de entender.
Fiquei intrigado não só com o relato do Staden, mas também com a cultura e o processo que ele presenciou. Ainda penso muito não só sobre a peça que o destino lhe pregou, como também sobre os lugares do litoral paulista que conheci até agora. Me atiçou à não só querer conhecer maiores detalhes daquele momento histórico, como também a entender quem eram aqueles povos originários e o quê realmente aconteceu com eles.

Rogério 07/07/2023

Pena.
Li por indicação do Peninha, escritor do prefácio, inclusive. É um dos relatos mais impressionantes da ?pré-história? brasileira. Um dos escassos do Brasil diante do colonialismo. A questão apresentada é a diferença do comportamento das tribos indígenas da época. Os tupiniquins se aliaram aos portugueses, enquanto os tupinambás, com o qual Hans Staden teve contato ?imediato?, eram cambiais e contra os portugueses.
Aqui, ao meu ver, o debate não é sobre indígenas maus ou bons, mas, principalmente, sobre como estamos vendo a história?

Reccanello 27/06/2023

Como era gostoso...
Que livro delicioso, que história saborosa! Sério! O relato de Hans Staden é uma das melhores coisas que você lerá na vida! Rápido, fluido, divertido, instrutivo e nutritivo, ele te alimentará a alma e o cérebro com emoções e conhecimentos que você nunca soube que precisava, até agora. Leia! Leia enquanto come um bom pedaço de fígado! Hummmmmmm!

renat.of.ábriga 28/04/2023

Hans Staden, um cara de sorte
Relato de Hans Staden sobre o período em que foi prisioneiro dos Tupinambás, em meados do séc. XVI, e de como, por diversas vezes, escapou de ser devorado por seus captores (foi ele quem escreveu o livro, então não é spoiler). Este é um relato de viagem do período inicial de colonização das Américas e que fez muito sucesso na Europa. As ilustrações do autor são um charme à parte da publicação. Vale não só como relato de viagem, mas também como um ensaio antropológico dos primórdios da era moderna, não só a respeito de uma nova civilização que forçosamente se apresentava ao mundo, mas também e principalmente sobre o pensamento dominante do europeu católico no período.

Cjack 30/01/2023

Hans staden
Jrjdjjdjdjdjdjdjjdjdjdkskskkskskskskksjsjsjsjsjsjsjjsjsjsjsjsjsjsjjsjsjsjsjsjsndnejsbsnjsjsjsjsjsjsjsjjs

Thelma 27/01/2023

Um relato surreal
Hans Staden faz um relato simples e impactante da sua experiência traumática em terras brasileiras. Muito esperto e genial para se safar das maiores enrascadas. Uma descrição impressionante do Brasil e de seus habitantes originários. No final fica um gosto de quero mais.

1 | 2 | 3 | 4