Nunca Subestime Uma Mulherzinha

Nunca Subestime Uma Mulherzinha Fernanda Takai

Resenhas - Nunca Subestime Uma Mulherzinha

Mandark 19/11/2022

Ser diferente é correr perigo.
Um livro pra sorrir e pra chorar. Fernanda enche o coração da gente com sua escrita acessível e gentil. Uma alma alegre e cheia de compaixão pelo mundo e que em suas Crônicas e Contos expressa um pouco do que enche a sua existência, compartilhando beleza e arte com esse livro tão marcante. Pra ler, reler e decorar e compartilhar com amigos!

Ester664 10/03/2021

Livros para ler antes de dormir
O livro é dividido em sessões com compilados de contos fictícios e não fictícios. Achei bem gostoso de ler. Meus contos preferidos foram os não fictícios.

Evy 02/01/2021

Quando soube desse livro da Fernanda fiquei apaixonada pelo título e precisei conferir. Fernanda tem uma narrativa tão gostosa quanto sua voz e música. Em suas crônicas aborda temas do seu dia a dia, mas que podem ser nossos e alguns deles muito importantes e carregados de reflexões e até um pouco de ironia.

Todos os textos reunidos nessa coletânea foram escritos originalmente nos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. O livro traz prefácio da Zélia Duncan e com sua narrativa emocional e bem humorada, Fernanda nos envolve.

Me vi sorrindo no conto "O que se deve usar por baixo" que me fez lembrar dos conselhos da minha mãe e em outros que Fernanda nos conta sobre suas descobertas do idioma Japonês. Destaco as crônicas "As pessoas não suportam as diferenças" e "Você é menino ou menina?" que trazem uma importante reflexão ainda mais para os nossos dias de hoje.

Pra fechar, ela ainda cita Clarice Lispector num dos seus textos e fala do livro Correio Feminino de uma forma que nunca tinha pensado e que fiquei muito feliz de ler. Vale dizer também que o livro é todo muito bonito, a panda books arrasou nos detalhes da editoração!

Fica minha recomendação de leitura, pois adorei conhecer um pouco mais desse lado cronista da Fernanda!
Débora 24/01/2021minha estante
Valeu pela dica!?

Emanuel 13/03/2011

Uma surpresa agradável
Foi procurando pelo CD da Fernanda Takai "solo": "Onde brilham os olhos seus" no qual canta sucessos de Nara Leão com a produção do Midas brasileiro da música Nelson Freire, o qual tudo que toca vira ouro, mas eu dizia, foi então procurando pelo CD que esbarrei neste livro da autora. Nem sabia que ela havia lançado um livro, ou sequer que ela escrevesse algo. Peguei, olhei a capa e decidi por levá-lo em menos de um minuto.

E o livro "Nunca subestime uma mulherzinha" é maravilhoso. Uma coletânea de textos que ela escreveu para "O Estado de Minas" e alguns outros, extremamente auto-biográficos mas ao mesmo tempo fala das futilidades e pequenas dores de cabeça do dia-a-dia, bem como as imensas recompensas da vida que se escondem nas coisas mais simples, o sorriso de uma criança, fazer pão com ajuda da filha, e fala de tudo isso com imensa desenvoltura e fluides que parece que lemos o blog de algum amigo destes íntimos.

A leitura voa página após página e a sensação que fica, fora a de "quero mais" é de que a Fernanda Takai não é mais a líder, voz e rosto do Pato Fú, mas uma destas grandes amigas de velhas eras, da infância talvez, de tanto que sabemos sobre ela, e do tanto que passamos a gostar mais dela, seja pela delicadesa com que escreve e/ou descrever a forma como enfrenta o mundo, seja a franqueza escandarada de cada vez que confessou que chorou (e nós também choraríamos em seu lugar, mas nunca diríamos isso a ninguém).

Não há uma queija do livro, fora o fato de ser pequeno demais, mas isso não vale, não a tamanho de textos que nos satisfariam. Vale cada centavo. Agora ainda me falta encontrar o CD que era o motivo inicial da minha busca. Em tempo, o "solo" que menciono no início deste texto está entre áspas por que apesar do CD levar só o nome dela, foi com a banda Pato Fu que ela gravou todas as homenagens à Nara Leão, afinal o maridão não poderia ficar de fora, e aí de 2/3 da banda para a banda toda, só faltava um que, felizmente, também embarcou nessa aventura.

IsabellaGuedes 17/05/2010

Nunca Subestime Uma Mulherzinha mesmo !
Nunca subestime uma mulherzinha. Narra vários fatos que acontecem em todo o mundo, sobre a mulher e sua luta pessoal para conquistar seu lugar.

Brinca diversas vezes com o comportamento da mulher fofoqueira, irônica, engraçada, amiga, nervosa, contando atos do dia-a-dia.

Toca em todos os sentimentos, enfim, uma onda de ousadia em retratar coisas que muitas das vezes nao conseguimos perceber.

Muito bom !

Diegogreg 13/06/2009

I'm so sorry!
Literatura infantil com certeza ( das ruins) Fernanda Takai, de quem eu gosto muitissimo, não escreveu um livro entediante, escreveu algo que mônica e cebolinha jamais leriam.

Francine 27/04/2009

Preferia não ter lido
O título do livro sugere que você irá conhecer uma mulher forte e inteligente. Em alguns pequenos segundos você acha que encontra, porém a sensação vai logo embora. E você passa o livro todo procurando e procurando.... nada! As crônicas vão embora em cada página virada. Nada na memória, nada registrado. Ela é melhor cantando mesmo.