Os Japoneses

Os Japoneses Célia Sakurai

Resenhas - Os Japoneses

Jamile 06/09/2015

Uma ótima fonte de história
É muito bom pra quem tem interesse em saber mais sobre a história do Japão.
O livro conta vários fatos importantes e que não são conhecidos e também desmistifica algumas histórias difundidas erroneamente por aí.

Kuks 09/02/2015

Os Japoneses
O livro ajuda a entender algumas coisas básicas e importantes. Não é uma leitura complexa. ??

Carla 06/09/2012

Para quem gosta de entender atitudes e a causa dos fatos, esta leitura é obrigatória!!!
Contando a história japonesa desde o início da civilização até a Era Pokemon, é possível entender toda a sistemática cultural e situações cotidianas que estão aos nossos olhos...
RECOMENDADÍSSIMO!!!

Aguinaldo 07/02/2012

os japoneses
No final dos anos 1970 eu me interessei pelas coisas do Japão e passei a ler alguns livros sobre o tema. Lembro de meu encantamento com "Japão, passado e presente", de José Yamashiro. Fiz cópias de um mapa grande do Japão e tentava acompanhar ali a descrição dos lugares e das muitas batalhas do período dos bakufus. Depois tive a chance de conhecer e ficar amigo de alguns descendentes de japoneses. Minha curiosidade fez-me aprofundar um tanto no mundo mágico que é entender um povo diferente do nosso. Noutro dia vi "Os japoneses" em uma livraria (da mesma editora que publicou "os espanhóis", que já resenhei aqui) e não me furtei da vontade de voltar a este tema. Escrito por encomenda da editora por uma especialista (Célia Sakurai, historiadora e antropóloga) trata-se de um belo texto introdutório sobre a história e os costumes japoneses. Dois terços do livro são escritos em ordem mais ou menos cronológica, desde o período paleolítico até o final do século XX. A última terça parte do livro descreve em capítulos curtos tópicos específicos da cultura japonesa, como o papel da mulher na sociedade; as imigrações, principalmente para o Brasil; a língua e a escrita; a mítica samurai; o japão contemporâneo e a influência ocidental na cultura. Este formato torna esta parte final um tanto repetitiva, pois vários destes temas já haviam sido mais superficialmente tratados anteriormente no livro. Não é exatamente um problema, claro, mas torna o texto um tanto prolixo. O livro é fartamente ilustrado e traz muitos mapas, bem como muitas informações factuais sobre a geografia e a economia do país. Cada um dos capítulos tem notas que remetem a textos mais completos sobre cada um dos assuntos abordados ou curtas explicações sobre pontos controversos. No final há uma bibliografia completa sobre o tema. Por fim a autora incluíu uma cronologia dos fatos mais marcantes da história japonesa, útil quando queremos localizar alguma informação rapidamente. Embora o livro transpareça o grande domínio que a autora tem sobre o tema, ele é escrito em uma linguagem quase coloquial. Escrito com o intuito de eliminar alguns dos muitos esteriótipos que usualmente se atribui aos japoneses o livro propicía bons momentos de informação e prazer na leitura.
Os japoneses, Célia Sakurai, editora Contexto, 1a. edição (2007) brochura 17x22,5cm, 368 pág., ISBN: 978-85-7244-378-4

Antoniolee 15/11/2010

Cumpre seu papel
Como já foi dito abaixo, este é um ótimo livro introdutório para quem tem interesse no Japão e em seu povo.

Naturalmente ele generaliza em alguns pontos, não aprofunda em muitos outros, mas esse problema é intrínseco à proposta do livro. Para evitar isso, seria indispensável um pouco de ranço acadêmico e muitas outras centenas de páginas. Os títulos acadêmicos americanos sobre o assunto formam vários volumes.

Como introdução, o livro abrange de forma competente inúmeros assuntos e dá uma base interessante para quem busca algo a mais nos estudos que envolvem Japão. Portanto a nota 5. Trouxe uma proposta e a cumpriu satisfatoriamente. Não pretendeu ser mais do que foi.

Para os interessados na cultura otaku, recomendo o Japop que consta na bibliografia da Sakurai.

T. Richter 19/02/2010

Livro de divulgação científica escrito de forma séria e competente. A autora Célia Sakurai fala sobre uma quantidade notável de aspectos do Japão (cultura histíra, panorama geográfico,etc) em linguagem clara e acessível a um público mais amplo que o acadêmico.

O livro tem os problemas esperados de qualquer obra de divulgação que trata de um tema complicado de forma ampla. Em alguns pontos é simplista, em outros é generalista, por vezes sucinta demais em algumas explicações. Falando de forma geral o livro é bem escrito e a autora fundamenta o que fala em uma bibliografia séria.

Recomendado a todos que tenham interessem em Japão/ cultura japonesa/ Oriente, como leitura inicial/ introdutória.

Mukunda Dasa 17/03/2009

Muito bom!
O livro é realmente muito bom! Em linguagem simples e acessível, a autora mostra um pouco sobre a história do Japão, suas origens, fatos interessantes e que nos auxiliam a entender um pouco melhor o passado e a atualidade japonesa. Indispensável para os amantes da cultura nipônica! Só senti falta dos ninjas, que nem foram citados! :-)