Os Japoneses

Os Japoneses Célia Sakurai

Resenhas - Os Japoneses

kabisconcini 15/02/2024

Uma viagem maravilhosa pela história japonesa
Iniciei a leitura pois queria uma espécie de guia pelo Japão, já que eu viajaria para lá. Demorei para concluir a leitura, o livro é denso e bastante aprofundado em muitas questões históricas e em suas descrições.
Terminei o livro querendo saber ainda mais sobre esse país e os japoneses, mesmo tendo terminado a leitura depois da minha viagem, valeu a pena cada página lida.
A autora é muito clara em sua escrita e conduz o leitor por uma viagem na história e nos tantos personagens que podemos imaginar. Grata por essa leitura!

Nícolas_Moura 15/01/2024

Ótima experiência
O livro Os Japoneses de Célia Sakurai é uma obra que busca desvendar a história e a cultura do povo japonês, desde as suas origens até os dias atuais. A autora é uma historiadora e antropóloga que se dedica ao estudo da imigração japonesa no Brasil e no mundo. Ela apresenta um panorama abrangente e atualizado sobre os aspectos políticos, econômicos, sociais, religiosos e artísticos dos japoneses, mostrando como eles se adaptaram às diferentes circunstâncias e influenciaram outras nações. O livro também explora as imagens e os estereótipos que são atribuídos aos japoneses, tanto positivos quanto negativos, e como eles se relacionam com a sua identidade e autoimagem. O livro é dividido em sete capítulos, que abordam os seguintes temas:

A formação do Japão e do povo japonês, desde a pré-história até o período feudal.
O isolamento e a abertura do Japão para o mundo, desde o século XVI até o final do século XIX.

O milagre japonês e a ascensão do Japão como potência econômica e tecnológica, desde o final da Segunda Guerra Mundial até os anos 1980.

A crise e a reinvenção do Japão, desde os anos 1990 até o século XXI.

A religião e a espiritualidade dos japoneses, desde o xintoísmo e o budismo até as novas religiões e movimentos.

A arte e a cultura dos japoneses, desde a literatura e o teatro até o cinema e a música.

O Japão pop e a globalização da cultura japonesa, desde os mangás e os animes até a moda e a gastronomia.

O livro é uma fonte de informação e de reflexão para quem quer conhecer melhor o Japão e os japoneses, tanto no passado quanto no presente. Ele também é uma obra de valorização e de respeito pela diversidade e pela riqueza cultural desse povo fascinante. 🇯🇵

Barbara Martins 05/12/2023

Uma história do Japão
O livro começa mostrando alguns estereótipos e a maneira como as pessoas vêem os japoneses e assim se traça uma linha do tempo, que nem sempre é linear, contando a história desde os mitos, até as guerras e conquistas. O que me atraiu nesse livro foi a possibilidade de adentrar no assunto "Imigração Japonesa no Brasil", mas esse livro não se aprofunda no assunto, o tema gira em torno do próprio Japão. O livro é fácil de entender e tem muitas fotos. É uma ótima opção para deixar na estante. É uma leitura introdutória, não traz assuntos muito densos, mas contém muitas referências a livros e filmes de cultura japonesa. Valeu a pena a experiência.

Na Na 08/10/2023

Balão
Uma leitura pesada q eu fiz muito nova, porém pretendo reler agora com mais cabeça. Mesmo assim, na época, lembro de ter sido sensacional!

Ivan 10/07/2023

Japão
Nesse livro da historiadora Célia Sakurai é mostrado toda a história do Japão, uma dos países mais facinantes, senão o mais facinantes de todos na cultura pop atual, junto dos Estados Unidos.
Aqui acompanhamos desde as eras remotas quanto o país era totalmente divido, passando pelos períodos da unificação, segunda guerra mundial e além.
Um países que se transformou tanto através dos tempos e que mesmo assim ainda continua mantendo a sua indentidade, tanto o seu lado bom quanto o seu lado mal.
Recomendo para os curiosos, leitura fácil e rápida!

Cintia177 12/04/2023

Reconstrução histórica
Sou de família japonesa e amo a cultura japonesa. O livro nos permite conhecer mais sobre as raízes de costumes e traços culturais, com imagens e fotos que só enriquecem a experiência.

Nicolas29 04/12/2021

Finalmente terminei!
Comprei este livro a pelo menos 10 anos atrás e comecei a ler, no início não tinha maturidade e achei muito complicado a explicação da autora para o período da história japonesa antes da Primeira Guerra Mundial...

Na época, mesmo estando muito empolgado com a cultura japonesa, não consegui seguir leitura, retornando só agora depois de 10 anos. (Antes tarde do que nunca!)

O livro é realmente um guia completo para cultura japonesa, talvez não a sociedade atual, já que ele é de 2011. A leitura as vezes é truncada, algumas partes de difícil entendimento porque a autora mistura alguns assuntos e tempos históricos... Mas de modo geral, a leitura é uma boa pedida para quem quer entender mais sobre os japoneses.

Paula 21/10/2021

Arigato
Mais uma bola dentro da editora contexto. Como praticamente todos da coleção ?povos e civilizações?, é um excelente livro para se ter um panorama geral da história e cultura japonesa.

Caroline 17/08/2021

Livro bem completo sobre o Japão e seu povo.
Indico a leitura , a obra é bem completa e se propõe a dirimir os estereótipos e mostrar todas as facetas desse povo e sua nação. São 368 páginas que tratam temas desde mitologia, samurais , Japão medieval até o Japão pop de Pokémons, Godzilla e Hello kitty.

O livro faz parte da coleção Povos e Civilizações da Editora Contexto , use o Cupom Carol30 para 30% off no site da Editora.

Rodrigo.Rodrigo 30/04/2021

O livro traz um conhecimento bem básico sobre o povo japonês e faltou uma boa cronologia. Bom para quem quer ter uma visão geral e mais superficial.

Jamile 06/09/2015

Uma ótima fonte de história
É muito bom pra quem tem interesse em saber mais sobre a história do Japão.
O livro conta vários fatos importantes e que não são conhecidos e também desmistifica algumas histórias difundidas erroneamente por aí.

Felipe_K 09/02/2015

Os Japoneses
O livro ajuda a entender algumas coisas básicas e importantes. Não é uma leitura complexa. ??

Carla 06/09/2012

Para quem gosta de entender atitudes e a causa dos fatos, esta leitura é obrigatória!!!
Contando a história japonesa desde o início da civilização até a Era Pokemon, é possível entender toda a sistemática cultural e situações cotidianas que estão aos nossos olhos...
RECOMENDADÍSSIMO!!!

Aguinaldo 07/02/2012

os japoneses
No final dos anos 1970 eu me interessei pelas coisas do Japão e passei a ler alguns livros sobre o tema. Lembro de meu encantamento com "Japão, passado e presente", de José Yamashiro. Fiz cópias de um mapa grande do Japão e tentava acompanhar ali a descrição dos lugares e das muitas batalhas do período dos bakufus. Depois tive a chance de conhecer e ficar amigo de alguns descendentes de japoneses. Minha curiosidade fez-me aprofundar um tanto no mundo mágico que é entender um povo diferente do nosso. Noutro dia vi "Os japoneses" em uma livraria (da mesma editora que publicou "os espanhóis", que já resenhei aqui) e não me furtei da vontade de voltar a este tema. Escrito por encomenda da editora por uma especialista (Célia Sakurai, historiadora e antropóloga) trata-se de um belo texto introdutório sobre a história e os costumes japoneses. Dois terços do livro são escritos em ordem mais ou menos cronológica, desde o período paleolítico até o final do século XX. A última terça parte do livro descreve em capítulos curtos tópicos específicos da cultura japonesa, como o papel da mulher na sociedade; as imigrações, principalmente para o Brasil; a língua e a escrita; a mítica samurai; o japão contemporâneo e a influência ocidental na cultura. Este formato torna esta parte final um tanto repetitiva, pois vários destes temas já haviam sido mais superficialmente tratados anteriormente no livro. Não é exatamente um problema, claro, mas torna o texto um tanto prolixo. O livro é fartamente ilustrado e traz muitos mapas, bem como muitas informações factuais sobre a geografia e a economia do país. Cada um dos capítulos tem notas que remetem a textos mais completos sobre cada um dos assuntos abordados ou curtas explicações sobre pontos controversos. No final há uma bibliografia completa sobre o tema. Por fim a autora incluíu uma cronologia dos fatos mais marcantes da história japonesa, útil quando queremos localizar alguma informação rapidamente. Embora o livro transpareça o grande domínio que a autora tem sobre o tema, ele é escrito em uma linguagem quase coloquial. Escrito com o intuito de eliminar alguns dos muitos esteriótipos que usualmente se atribui aos japoneses o livro propicía bons momentos de informação e prazer na leitura.
Os japoneses, Célia Sakurai, editora Contexto, 1a. edição (2007) brochura 17x22,5cm, 368 pág., ISBN: 978-85-7244-378-4