De Martí a Fidel

De Martí a Fidel Moniz Bandeira

Resenhas - De Martí a Fidel

Igor13 30/01/2018

Excelente livro. Porém, com viés claro para a Rússia - mais uma vez
'De Martí a Fidel' é meu segundo livro do professor Moniz Bandeira. O primeiro foi 'As Relações Perigosas. Brasil-Estados Unidos' e já estou no meu terceiro: 'A Desordem Mundial'.

Sucintamente:
Pontos Positivos:
1) Pesquisa vasta. Uma quantidade 'assustadora' de referências de diversas fontes;
2) Coerente do começo ao fim;
3) Ponto de vista único do processo. Muito bem contextualizado;
4) Balanceado. Tenta demonstrar os efeitos positivos e negativos de cada decisão e 'jogada' política.

Pontos Negativos:
1) Uma clara tendência em favorecer a URSS/Rússia. Esse viés é interessante, pois poucos a fazem tão bem. O problema é que as 'sujeiras' dos EUA são muito bem documentadas e demonstradas - o que é ótimo. Mas não ataca o outro lado. Obs: essa tendência é mais intensa ainda no livro 'A Desordem Mundial' - do mesmo autor;

2) Além desse problema de só destacar 'os podres' dos EUA (o que agradeço), o autor defende que os russos não teriam interesse numa revolta armada por aqui. E que o financiamento de grupos comunistas teriam vindo de outros países, como Cuba. Porém, o livro '1964 - O Elo Perdido', de outro acadêmico, e com base em documentos originais da Checoslováquia traz informações bombásticas que contrariam frontalmente o Moniz Bandeira nesse aspecto. O russos teriam, sim, interesse numa revolução e instalação de um regime comunista no Brasil

Mesmo com esses vieses claros, vale a pena.

Vitor 31/03/2023

Interessante
Um prato cheio para quem gosta de política internacional. O autor soube descrever bem a revolução cubana, seu efeito no restante da América e o seu contexto histórico! Não sou comunista, nem socialista e nem sequer inclinado a esquerda, sou direitista convicto mas gostei da obra. Deu pra entender bem sobre o imperialismo americano, sobre a figura Che Guevara mais a fundo e ainda ler sobre as revoluções da Bolivia, Guatemala, México, Argentina peronista... uma boa obra, apesar de eu não ser adepto ao castrismo!