A Energia Psíquica

A Energia Psíquica Carl Gustav Jung

Resenhas - A Energia Psíquica

Less 24/12/2023

Energia!
Nesse livro Jung introduziu a ideia sobre a energia psíquica que ele chama de libido. Não devemos confundir com libido nos termos de Freud que pensa em apenas argumentos sexuais.

Luiza918 19/04/2022

??
Boa aproximação de Jung com o conceito físico de energia. Ainda há muito para ser explorado neste campo, com certeza; mas já é algo.

Natalia 10/07/2022

Essencial
Leitura essencial para psicoterapeutas (principalmente de abordagem junguiana), o livro é curto mas isso não quer dizer que seja uma leitura simples. Pela abordagem da física, ele aplica conceitos para formação do seu de energia psíquica. É preciso às vezes reler e fazer pesquisas de apoio para facilitar compreensão. De forma alguma ele descarta o conceito de libido de Freud, traz um complemento para tal e disserta sobre também no livro.

Alexandre 25/11/2021

Difícil e incrível
Apesar de bem complexo o livro é bem didático! Vemos a grande capacidade filosófica do Jung, como ele vai construindo seus conceitos práticos através da lógica.

Vanessa453 08/08/2022

Jung explana alguns conceitos a respeito da energia psíquica, buscando como referencial o conceito de energia física, de modo a compreende-la em sua manifestação final, correlacionando-a com a Teoria da Libido de Freud. Apresenta um modelo teórico em que considera a psique como um sistema energético relativamente fechado, em que a energia mantém-se constante, variando apenas a sua distribuição entre as instâncias consciente e inconsciente. Propõe, assim, que a dinâmica psíquica seja entendida pela sua finalidade e não apenas por sua causa.

CoolGabe642 19/09/2021

E vamos de Jung
Entendi nada, amei tudo. Pensando aqui quantos milhões de vezes vou ter que ler pra compreender a genialidade desse home

Hadelen 21/11/2022

Que luta
Algumas obras do Jung fluem com facilidade pra mim. Não foi o caso desse livro. Muita coisa eu só entendi porque já vi de antemão na pós graduação.
Mas, claro, tudo isso é bastante particular.

Wilson 26/03/2023

Fantástico!
Jung, em muitos momentos, consegue claro e cristalino em suas explicações. Este livro é assim: fácil de ler e elucidativo!