Letramento

Letramento Magda Soares




Resenhas - Letramento:


12 encontrados | exibindo 1 a 12


Jamille Santos 18/11/2010

Letramento
A autora aborda o tema de forma simples e precisa. Os conceitos de analfabetismo, analfabeto, alfabetizar e alfabetização. Além de abordar vários questionamentos que cercam estas quatro definições sanando as principais duvidas com exemplos extraídos do nosso cotidiano.
comentários(0)comente



Cibele 29/08/2021

Muito bom
Magda Soares como sempre sendo muito precisa e didática, expõe os conceitos muito claramente, ótimo livro para quem é profissional da educação.
comentários(0)comente



Syntia Tainan @pequeninaestante 29/08/2023

Letramento
Li este livro para colaborar na escrita da monografia, sendo um trabalho de conclusão de curso, do curso de pedagogia. Mas acredito ser uma leitura necessária para todos professores da educação básica ao nível superior.
comentários(0)comente



Cláudia 30/10/2012

Resenha do livro: Letramento um tema em três gêneros de Magda Soares.
Soares, Magda.
Letramento um tema em três gêneros/Magda Soares
2 ed. 10.rimpr – Belo Horizonte: Autêntica,2005
128p,
ISBN 85-86583-16-12
1.Alfabetização, 2. Leitura, 3. Escrita.1. Título
CDU – 372.4


A palavra letramento é um fenômeno relativamente recente entre nós.
Letramento é uma tradução em português da palavra inglesa, literacy, que é a condição de ser "Letrado", diferente daquele em português, versado em letras, erudito.
Letrado é o indivíduo que vive em estado de letramento, e não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele usa socialmente e pratica a leitura e a escrita, respondendo adequadamente as demandas sociais de leitura e de escrita.
A palavra letramento surgiu pela necessidade de nomear a pessoa com as características acima, assim como inventaram as palavras, globalização, internautas, deletar e etc.
A definição de letramento envolve um conjunto de fatores que variam de habilidades e conhecimentos individuais, à práticas sociais.
A UNESCO recomenda que "é letrada a pessoa que consegue tanto ler quanto escrever com compreensão uma frase simples e curta sobre sua vida cotidiana".
Em nosso país tivemos cursos de alfabetização, como o mobral, sem resultado satisfatório. As pessoas aprendiam a ler e a escrever, mas esqueciam essas habilidades por não terem acesso a materiais didáticos como, livros, revistas, bibliotecas. Tinham sido alfabetizadas, mas não se tornaram letradas.
Em Cuba, após a alfabetização, o governo disponibilizou materiais de leitura que foram distribuídos por todas as localidades do país. Hoje os cubanos são alfabetizados e letrados.
À necessidade de incorporar a palavra letramento no vocabulário educacional, contribuirá para que adultos e crianças se envolvam mais em práticas sociais de leitura e escrita.
comentários(0)comente



Priscila 10/01/2016

Letramento: um tema em três gêneros
Magda Soares abordar as diferentes formas de ver o que é alfabetização e o que é letramento. Mas é o letramento que é mais explorado pela autora. Magda escreve de forma interessante, simples e de fácil compreensão. Para ela é perceptível ver falhas na alfabetização no Brasil, não tanto pelas metodologias, mas por questões sociopolíticas e ideológicas da educação brasileira, pois, enquanto em países desenvolvidos a preocupação é o letramento, no Brasil a preocupação é a alfabetização.
comentários(0)comente



TalesVR 30/09/2019

Literacia x iliteracia
É possível dizer, após a leitura de ''Letramento'' de Magda Soares, que o grande problema enfrentado hoje na Academia não é o analfabetismo, mas a iliteracia. Os alunos entram na faculdade sabendo ler e escrever porém extremamente limitados nas conexões feitas pela sua escrita. A produção de texto se torna fraca, as palavras se perdem, a construção de sentidos para além do senso comum é muito baixa. Quase não há interiorização da linguagem científica, há no máximo uma repetição das palavras do professor.

É um tema grave e não necessariamente novo, visto que Paulo Freire já apresentava propostas para isso nos anos 70. É preciso urgentemente combater o analfabetismo funcional dentro do Ensino Superior brasileiro.
comentários(0)comente



linne 19/06/2021

Rápido e didático...
A leitura é muito rápida e os textos são bem explicativos. Dá para entender os conceitos facilmente.
comentários(0)comente



sofia 06/09/2022

Um livro muito didático
Confesso que quando estava nas páginas finais não via a hora de que o livro acabasse.
Apesar de ser muito repetitivo, é um livro esclarecedor e didático.
comentários(0)comente



Vih @quemevclivro 22/10/2022

A Magda escreve esse livro de modo didático, amoo como a leitura flui tão rápido, e como consegue resolver de um jeito simples e prático o que é alfabetização e o que é letramento. Magda trás luz a um debate importante, mesmo não tendo sido esse o objetivo que é o "fracasso escolar".
comentários(0)comente



Dayvid Simplicio 29/05/2018

Magda Soares, mineira, graduada em Letras Neolatinas (1953) e doutora em Didática (1962), ambas as formações pela Universidade Federal de Minas Gerais, e também professora titular da mesma. Autora de vários livros na área do ensino de língua materna, dentre os quais destacamos: Cultura escrita e letramento (2010) e Alfabetização e Letramento (2003).
O livro “Letramento: um tema em três gêneros” vem introduzir novos conceitos e discutir outros já trabalhados na área de Educação voltada à alfabetização. É dividida em três partes (daí justifica-se o título), em cada qual vai ser abordado o tema do letramento, em três perspectivas, isto é, em três gêneros textuais. Logo na apresentação, a autora esclarece esta divisão: a primeira parte trabalha a definição de Letramento - um novo conceito introduzido recentemente ao vocabulário da Linguística; a segunda parte dedica-se a tratar do mesmo tema numa perspectiva de práticas didáticas, voltada mais para o professor em seus trabalhos; a terceira, por fim, destinada aos profissionais linguísticos da área, vem discutir o letramento numa tentativa de medição e avaliação, ou seja, para saber como podemos aplicar e medir este conceito nas diversas situações sociais.
A autora começa esclarecendo as definições comumente utilizadas no processo de desenvolver habilidades de leitura e escrita, a saber: alfabetização, analfabetismo, letrado, iletrado, para chegar ao conceito de letramento. Segundo a autora, letramento vai ser definido como a capacidade que um grupo ou um indivíduo tem de utilizar-se bem dos recursos de leitura e escrita, envolvendo-se em práticas sociais que exijam estas habilidades; este conceito vai abarcar a dimensão dos usos. É diferente de alfabetização, que vai ser definido como o processo de ensinar a ler e a escrever. Em outras palavras, o letramento é o resultado da alfabetização. Há pessoas que, segundo a autora, podem não saber ler, nem escrever, mas se fazem uso dessas práticas e reconhecem a sua importância e a sua aplicabilidade, podem ser consideradas letradas.
A autora explica, de modo simples e objetivo, o porquê de se trazer à discussão um novo conceito, alegando que para o surgimento de um novo fato social, exige-se um novo nome. O novo fato social mostrado pela autora é a superação gradativa do problema do analfabetismo ao longo do tempo. Ela constata que, apesar da relatividade dos índices de analfabetismo em cada sociedade, o número de analfabetos hoje é bem menor do que foi há algumas décadas atrás. Por isso um novo fenômeno surge e é necessário defini-lo: já não se preocupa com o índice de analfabetos, mas em que medida os alfabetizados se utilizam daquilo que aprenderam nas práticas sociais.
Soares, ao trabalhar tal conceito, apresenta a ideia de que há diferentes níveis e tipos de letramento que vão variar de acordo com as exigências sociais e as necessidades dos grupos ou do indivíduo. Ao exemplificar, ela afirma que este conceito vai variar entre os países em desenvolvimento e os desenvolvidos, baseando-se nas condições de letramento oferecidas por cada país ou por cada cultura. Em outras palavras, as práticas sociais de leitura e escrita vão ser mais incentivadas nos países desenvolvidos, em detrimento dos outros.
Magda Soares sugere uma base de conceitos sobre o que é letramento, como avaliá-lo e como medi-lo. Começa definindo-o em duas dimensões, a individual e a social. Nesta ela aborda o letramento numa perspectiva cultural que envolve as práticas de leitura e escrita de um grupo; naquela, aborda no âmbito pessoal que envolve as habilidades individuais de cada um. Em seguida ela problematiza a definição de letramento, propondo que consideremo-la no plural, já que envolve mais de uma habilidade.
Por fim a autora procura medir e avaliar os níveis de letramento, e menciona que as avaliações realizadas pelos censos e pela escola são por vezes equivocadas, porque não exploram toda a dimensão deste tema. Porém aponta um problema para esta tentativa, uma vez que não há uma escala fixa que faça o “diagnóstico” do nível de letramento, pois como vimos e como ela mesma afirma, esta definição é relativa. A autora reconhece que seus estudos sobre letramento não estão acabados, e que suas ideias vêm constituir um contributo para uma teoria que é nova e pouco trabalhada, daí porque ela não pode apresentar definições precisas para os termos nem soluções práticas para o problema.
Concluímos que esta obra é muito valiosa para os estudos sobre letramento e ensino de língua materna, porque vai trazer um novo olhar do professor para esse processo de ensino. Também vai servir para a formulação por parte do governo de políticas de alfabetização no Brasil. Além disso, é direcionada para os estudantes de Letras, de Pedagogia e para os pesquisadores da área.
comentários(0)comente



Esther Netto 06/04/2020

O livro tem a intenção de introduzir o tema Letramento em três gêneros (verbete, texto didático e ensaio) e, a cada gênero, a autora aprofunda mais as explicações, por isso, o livro acaba sendo bem repetitivo, porém, essa repetição é de grande importância, principalmente para entender como o letramento acontece na prática e como ele é medido.

É um livro muito importante para começar a se aprofundar na área do ensino, principalmente o ensino de português.
comentários(0)comente



andreza236 13/04/2024

Grande autora da educação, grande perda
Leitura obrigatória da faculdade, uma surpresa ser uma escrita tão acessível. a alfabetização sem letramento realmente não leva a lugar nenhum. muito bom, grande educadora!
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR