Véu da Verdade

Véu da Verdade J.M. Beraldo

Resenhas - Véu da Verdade

Aninha de Tróia 06/10/2015

Véu da Verdade foi uma leitura bastante divertida. Cheio de ironias, lembra um pouco O guia do mochileiro das galáxias. Ainda não decidi o que achei dos personagens; não quis matar nenhum, o que talvez seja significativo, e adorei me surpreender com alguns deles. Gostei bastante do Awerg e o U-Thaw. Tive um pouco de dificuldade com a quantidade de nomes de alienígenas, planetas, mas não me importei muito com isso pois sei o quanto sou distraída. Achei o final um pouco cansativo. Mesmo assim, recomendo.

Isabela.Bodanese 06/03/2019

Um livro brasileiro incrível
Véu da verdade me encantou do começo ao fim, um livro brasileiro, com protagonista brasileira, super bem escrito e com a minha temática favorita dos últimos tempos.
A história se passa em um futuro em que nós, seres humanos, descobrimos a existência de outras civilizações no Universo.
Com um enredo repleto de reviravoltas, muitas das quais eu realmente não consegui prever, esse livro ganhou meu coração. Os personagens são bem construídos, as naves, planetas e seres super bem descritos.
O livro é cheio de comentários sarcásticos e bem humorados que me remeteram muito ao Guia do Mochileiro das Galáxias.
Outro ponto bacana do livro são as reflexões a respeito do quão pequenos nós humanos somos em relação a todo o Universo além de nós.
João Beraldo é um autor incrível e extremamente criativo. Recomendo demais esse livro pra quem, assim como eu, ama ficção científica e histórias com temática universo/extraterrestres.

Davenir - Diário de Anarres 24/01/2024

O primeiro Véu da Verdade revela um universo para o leitor!
Véu da Verdade é uma space ópera brasileira escrita por J. M. Beraldo e chegou as minhas mãos em uma promoção que o próprio autor fez antes de se mudar para o Brasil. Já conhecia o autor da sua série Reinos Eternos, e quis saber como seria uma space ópera e a surpresa foi muito grata.

Acompanhamos as aventuras da tripulação do cargueiro Lucille pelo futuro daqui há dois séculos, onde descobrimos a existência de vida alienígena. E bota vida nisso. A verdade é que somos uma espécie de "reserva ambiental" para as raças da Liga dos Mundos, de tão atrasados que somos. E não há nenhuma chance de sermos aceitos na Liga, pois seria como um formigueiro pedir adesão a ONU. Esta é apenas uma das diversas ironias e sacadas do autor para a raça humana que sempre se vê como o centro da vida inteligente no universo. Falava sobre um cargueiro, não né?! O Capitão da nave é Alex Bourdain, que tem na tripulação um ser insetoide prestativo, uma inteligência artificial que pilota a nave e não tem muita consideração pela vida humana; Flávia, uma carioca fugida de uma guerra no Brasil e do minerador nascido no Cinturão de Asteroides. Como se trata de uma nave que faz todo tipo de frete, mais personagens vão surgindo como passageiros, entre eles um cientista desastrado de São Paulo, um ser que muda de forma e um bilionário nobre. Em meio a tudo isso, temos a perseguição de um mercenário chamado Arturo que deseja a cabeça de do Capitão Bourdain.

Temos uma história muito movimentada e cheio de elementos, e um mundo rico e retratado cheio de humor, mas sem sacrificar uma história bem contada para nos fazer rir. Inclusive temos uma virada (plot-twist) sensacional para o desfecho da história. A edição é comemorativa dos 10 anos de lançamento da obra e é de 2015. Infelizmente tem uns erros de digitação, mas não atrapalha a fluidez da leitura. Contudo, merece ser resgatada principalmente para os leitores que querem uma leitura com humor, ação e um mundo muito bem construído. Se este livro cair em suas mãos, leia e me agradeça. Se não, dê seu jeito e me agradeça também.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2024/01/resenha-319-veu-da-verdade-j-m-beraldo.html