A Mulher do Viajante no Tempo

A Mulher do Viajante no Tempo Audrey Niffenegger

Resenhas - A Mulher do Viajante no Tempo

Mikaela9 08/06/2022

Que viagem. Que história.
Assim como alguns que já fizeram resenha desse livro, eu também cheguei aqui por causa de uma produção feira baseada nele. No meu caso foi o filme, que comecei assistindo despretensiosamente e acabei amando - como tudo que envolve viagem no tempo.

Não sabia que era baseado numa história já publicada e quando descobri, claro, corri pra ler e, como já dizia o meme do Pica-Pau, minha nossa nossa nossa... É tudo tão mais complexo e embaralhado do que qualquer produção audiovisual poderia tentar reproduzir e, ainda sim, fácil de entender e de se apegar.

Sempre quando leio sobre viagem no tempo (série/filme/livro/mangá), há algo externo que faz com que a "magia" aconteça. Mas aqui o fato de ser uma doença, ou defeito genético, deu um contexto incrível pra história. Henry, por ter nascido assim, não podia controlar então acho que esse não poder é o que faz a gente ficar prendido na narrativa, torcendo pra que dê tudo certo e tudo fique bem - e meio que fica, não é mesmo?

As idas e vindas, o meio acontecendo no fim, o início no meio e o fim sabe-se lá Deus quando poderia acontecer é muito bom, tanto que nenhuma ponta solta fica pra trás. Tudo já foi ou será explicado.

Só há um porém quanto a minha avaliação desse livro: a relação do Henry com a Clare. Sim, eu sei que eles seriam casados no futuro, que eles ficariam juntos de qualquer modo, mas precisava colocar uma interação tão estranhamente adulta e sexual desde quando ela era tão nova? E o fato da Helen, amiga da Clare, ter citado Lolita não ajudou muito na minha opinião (porque era exatamente isso que eu vinha pensando e parece que a autora só confirmou minha ideia - rindo de nervosa).

Como eles se encontram por quase todo livro nessa situação, mesmo já na parte II em que só há breves passagens a respeito, então a leitura foi dúbia em vários momentos. Eu esquecia isso e voltava a lembrar na mesma proporção, o que me agoniou bastante. Mas persisti e terminei!

Só não digo que foi um dos melhores livros sobre viagem no tempo que eu já li por causa desse incômodo, mas, com toda a certeza, foi um dos melhores em questão de premissa.

DAbora.Saltorio 05/06/2022

Amor, não importa o tempo, não importa as circunstâncias. Se for de verdade vai acontecer e não tem como mudar. Essa história é uma bela lição de amor

Ray Shenayder 28/05/2022

História incrível
Chorei no livro, chorei assistindo filme e chorei assistindo a série. Devorei cada página. Maravilhoso. Acho que de hoje em diante nenhum outro casal irá superar Henry e Clare para mim.

stardust 28/05/2022

Ele vem, e eu estou aqui...
Como começar a falar dessa obra que simplesmente alcançou o meu âmago e retirou de lá o maior da curiosidade e sensações?
Eu agradeço a você, Audrey Niffenegger, por não ter desistido da escrita de tal obra referida.

Bom, faz exatamente dois meses que eu comecei este livro e hoje terminei. Um dos motivos de ter demorado tanto foi por ser PDF, mas também me dediquei a apreciar cada parte dele e a interligar acontecimentos. Fiz uma ótima escolha, é uma obra que te leva à asfixia de angústia, procedido de um alívio cômico, mas que também te leva aos prantos inevitáveis. A leitura é fluida e fácil de se compreender, mas às vezes temos que colocar a mente para funcionar um pouco, o que torna mais interessante ainda. Eu amei do início ao fim, e ah! Obrigado, Audrey, por esse final, foi emocionante.

Inefável.

Lesilva58 28/05/2022

Lindo
A mulher do viajante no tempo é um livro emocionante de uma história de amor. Tem umas partes que é meio enroladinha? Tem!. Mas é uma história linda que deixa o coração quentinho. Tem cara daquele dia que você precisa de uma história que não necessariamente tem um final feliz mas que fala de amor?. Então se é esse seu tipo de história, esse é o livro pra você. Chorei 354 mil vezes lendo, mas sou chorana então, talvez pode ser isso, kkkkkk.

Guilherme.Peres 24/05/2022

Conhecimento é poder. Espera é dúvida e descontrole
Conhecimento é poder, mas e se o conhecimento sobre um fato estiver a atrelado à incapacidade de altera-lo? Esse livro foi uma experiência maravilhosa, me fez refletir sobre muitas coisas. Acompanhar a vida dos protagonistas fez eu ficar muito apegado ao Henry e a Clare. Ao mesmo tempo que eu precisava saber o que aconteceria (nunca tinha visto o filme até o final) eu tinha medo do que o futuro guardava para o casal. A escrita Audrey Niffenegger transmitiu os conflitos internos de cada fase da vida dos personagens. Através das palavras de Audrey, foi possível acompanhar as insegurança da infância de Clare, as dúvidas e medos de sua adolescência e vida adulta. Henry e Clare tinha pontos de vistas divergentes sobre o relacionamento deles. Eles tinham expectativas diferentes, então é no mínimo complicado. É complicado ser incapaz de se manter presente. É complicado ficar esperando seu marido voltar, sem saber para onde ele foi e quando irá voltar. Essa história é complicada, mas é linda!, Aliais, aproveitando a data de hoje, feliz aniversário Clare Abshire !

Roberta 22/05/2022

Já conhecia a história
Acho que por ter visto o filme isso atrapalhou a leitura. Tem muito mais informações e mesmo com o acontecimentos diferentes ainda preferido o filme.

clementine 08/05/2022

Um história de amor além do tempo
Quando resolvi pegar esse livro para ler foi porque descobri que haveria uma adaptação dele esse ano para a HBO Max esse ano em forma de série e também pois estava numa ressaca literária há meses e queria ler algo numa temática que eu amasse muito que é a viagem no tempo.
O que eu mais gostei nessa história foi a viagem no tempo em si ser tratada como uma desordem genética e não feita por meio máquinas ou portais isso deu mais realismo a história além do que a própria viagem no tempo é quase como uma ''vilã'' na história principal. O fato é que esse livro é um romance em que o desenvolvimento vai além do casal Henry e Clare terem o seu ''felizes para sempre'' aliás poderia muito bem ir para esse clichê e terminasse assim que Clare reencontrasse Henry no presente porém vai além disso.
O que eu mais amei nessa história foi evidenciar o problema do Henry como parte do início do romance dele com a Clare e também como principal parte principal dos conflitos do casal em meio o caos da doença do Henry sentido a cada página acompanhamos sua rotina sem sabemos o que vai acontecer pois a imprevisibilidade é o guia principal dessa trama.
A Mulher do Viajante é um romance agridoce para quem ama história de casais apaixonados mas também uma história dura e realista sobre um relacionamento ao longo dos anos.

romulo mafra 29/04/2022

E que venha a série!
E lá se vai mais um livro pra minha imensa estante dos preferidos. E como adoro o tema "viagem no tempo", esse se posiciona como um dos melhores neste quesito também, apesar das diferenças entre os outros que sugerem que seja possível viajar no tempo-espaço.
Já tinha ouvido falar dele, e, qdo algumas semanas atrás vi que iria estrear a série na HBO, corri para lê-lo antes da série.
Um livro que te deixa devastado, no final, mas, uma história que merece ser lida. Já tem um filme de uns dez anos atrás, porém, a série parece que conseguirá contar melhor a história de Henry (o viajante no tempo) e sua esposa, Clare -- e todos os que estão a sua volta.
E resumindo o livro, Clare conhece Henry quando tinha 6 anos e ele quase 30. E ela o conhece a medida que ela cresce e ele aparece para ela, e, obviamente, acaba se apaixonando por Hnery, até que descobre que um dia eles serão casados.
Porém, só o Henry de quase 30 anos a conhece, e os dois se conhecerão NO PRESENTE quando ele estiver com 29 anos (e Clare com 20, se não me engano) e ele ñ sabe quem ela é -- sim, falando aqui, é complicado, porém, no livro, fica fácil de entender, dps de algum tempo de leitura.
Ah, Henry não controla sua viagem no tempo e sempre qdo viaja, aparece naquele lugar e tempo sem roupa alguma.

brendasnb 25/04/2022

Filme >>>>>>>>> Livro
Eis uma das pouquíssimas vezes em que eu desgosto de um livro que originou um filme que eu gosto muito. Sempre achei o filme meio corrido, queria mais fatos, e realmente poderia ter tido. No entanto, o livro se arrasta com dezenas de informações desnecessárias à trama, com uma linguagem vulgar e intimidade excessiva. O filme é encantador, dá um ar mágico e doloroso, o livro é cansativo e nada mágico.

Nat Locastro 21/04/2022

Uma leitura bem simples e gostosinha, só tinha visto o filme e apesar d ser bem fiel o livro é tão rico em acontecimentos q é d longe bem melhor, aguardando a série agora!

Beatriz.Manzolino 08/04/2022

A mulher do viajante do tempo
Gosto muito de como a leitura desse livro me fez questionar, e se eu viajasse no tempo?
É impossível deixar de lado os pensamentos de quem já se foi, e se desse para voltar e olhar pela janela da sala um jantar com o passado?
Henry tem essa experiência quase sempre, ele conhece sua esposa quando ele tem 36 e ela 6, ele está viajando e volta para quando ela é pequena.
Clare passa a vida esperando Henry, quando ele vai? E quando volta?
Esse livro me lembrou muito "as virgens suicidas", o jeito como sabemos que está tudo desabando e não conseguimos segurar, não temos tempo. Não temos tempo algum, e é inevitável.
Mas é muito bonito ver a relação e construção do relacionamento da Claire e do Henry, o amor deles que transpoem tempo e espaço. A viagem no tempo de Henry é causa por estresse ou por coisa alguma, é esporádico. ele simplesmente some. E vai para em algum lugar no futuro ou passado.
Não estava esperando o choro que veio no final, a melancolia da espera, do ficar quando alguém parte.
É em um campo/ clareira onde Henry encontra refugio em uma Claire jovem e que não foi corroída pela vida, eles passam dias e dias ali, existindo e comendo frutas, jogando jogos, e dando mergulhos demorados ao sol. Penso muito no Oliver e no Elio também, no paraíso. Claire descobre então, que todos os momentos em que ela passou com Henry na infância e adolescência, são momentos em que ela estará sozinha em casa, se sentindo aflita e com medo, sozinha. Esperando ele retornar. Eu achei essa uma das partes mais bonitas do livro todo, onde ela aprende que não podemos ter tudo.
"se apressem, é mais tarde do que pensam" - essa citação fica voltando na minha cabeça agora que eu terminei o livro, ela é de um filme que eu assisti recentemente, me lembra o Henry.
as vezes eu penso em como seria legal voltar no tempo e poder ver quem eu só vejo em sonhos, em quem eu queria ver uma última vez andando na multidão.

itsmoon 04/04/2022

Eu gostei muito dele mas pensei em abandonar várias vezes, a escrita da autora tem muita descrição o que torna a leitura muito cansativa e enfadonha. Umas das razões que não dei cinco estrelas foi essa. Tinha páginas e mais páginas descrevendo coisas que podiam ter sido cortadas que no final não iam fazer diferença nenhuma. Vc tem que tá bastante envolvido na história pra conseguir aproveitar.
Mas o plot é interessante, o desenvolvimento que teve entre as as viagens no tempo e o romance foi genial.
Me apeguei demais aos personagens e quando chegou o final eu fiquei destruída, chorei muito mais do que esperava.