A Mulher do Viajante no Tempo Audrey Niffenegger

Resenhas - A Mulher do Viajante no Tempo

Fran Kotipelto 23/04/2011

Pink Floyd - Wish You Were Here

Quando leio um livro, ou qualquer coisa que de certa forma me ensine uma lição proveitosa, meus pensamentos são irremediavelmente remetidos para uma casinha branca da cidade de Ouro Preto, onde havia uma dupla de mestres sem diploma dessa magnífica arte que chamamos de "VIDA".Longe de qualquer saudosismo eu costumo sempre atribuir tudo que tenho de bom a esses dois sábios.

Uma dessas duas pessoas a senhora Morte levou ainda em minha infância, a outra muito mais reservada mas nem por isso menos importante,a senhora Morte recrutou em minha adolescência. E como todos os sábios não vivem em silêncio, ou sem dizer nada de reflexivo que possamos um dia ainda que demore séculos compreender,essas duas pessoas,meus pais,meus mentores e acima de tudo meus heróis, também me disseram frases que até hoje ecoam em minha mente nos momentos que mais preciso ouví-las, e após ler "A Mulher do Viajante no Tempo" e fechar o livro chorando desesperadamente, uma dessas frases proferidas por meu querido pai me veio à mente: "Amor tem quatro letras, mas não existem letras suficientes em todo o universo que possam explicá-lo, amor não se entende,mas entenda que você precisa amar, amor não se explica, amor é sentimento,então apenas sinta, acredite,apenas acredite..."

Lembrar do meu pai após ler o livro me fez correr atrás dos meus álbuns de infância, e para mim, ver aquelas fotos em que ele e minha mãe estão tão sorridentes juntos, fizeram-me recordar das noites em que eu ainda muito jovem via meu pai chorando em silêncio vendo essas mesmas fotos, e era possível respirar o mesmo ar de amor e saudade em que ele estava imerso, numa solidão atemporal...

Em "A Mulher do Viajante no Tempo" Henry sofre de um distúrbio genético raro. De tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele se vê viajando no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Causados por acontecimentos estressantes, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação.

Eu passei anos em devaneios sobre o amor, para somente através deste livro entender aquilo que meu pai havia me dito, e Audrey Niffenegger conseguiu ilustrar de maneira divina que a palavra amor pode ser banalizada hoje em dia, mas a sua essência continua intacta, o sentimento ainda é real, é possivel vivê-lo, é possível sentí-lo, e ninguém pode impedir que ele aconteça, não são as pessoas, nem as palavras, não são os desencontros, desilusões e muito menos o tempo,porque o amor é sem dúvida nenhuma atemporal.
Erika Rayane 23/04/2011minha estante
Nossa,você me fez chorar, ainda colocou a música preferida do papai como título da resenha. Ele ouvia essa canção toda noite, e chorava lembrando da mamãe,do jeito que você descreveu. Ah guria,você é genial. Parabéns. Te amo.

Alan Ventura 23/04/2011minha estante
O livro que mais me fez chorar até hoje,e sua resenha ficou maravilhosa, muito sentimental, e duvido que alguém consiga ouvir Wish You Were Here enquanto lê esta resenha, e não chorar!

Jow 23/04/2011minha estante
Jamais vi tamanha dedicação, paixão e empenho numa resenha! Parabéns Fran, conheço pouquíssimas pessoas que possuam a coragem de se entregar tão fortemente em palavras.
Palavras mais que dignas para uma obra mais que inesquecível!

Luh Costa 25/04/2011minha estante
Eu fico ausente por um tempo (sem net) e me deparo com mais uma de suas magnificas resenhas. Cada vez melhor hein querida?
Essa senhora Morte sempre nos pregando peças.
Me emocionei com sua resenha.
O livro está na lista das próximas aquisições. Viu o filme?

Samy 27/04/2011minha estante
lindo.... nem preciso falar né?
já sei q vou precisar reservar uma caixinha de lenços qdo for ler.... :)

Roseli Camargo 29/04/2011minha estante
Por isso eu amo livros, eles nos sacodem, mexem como nosso sentimento. Eu o li e para mim foi um livro com uma história legal e só e no entanto para outras pessoas torna-se uma marco por ir de encontro à realidade vivida e às lembranças delas. Quando lemos algo que nos toca e é escrito em uma resenha como esta quem a lê passa ver o que foi escrito de uma outra forma.

Fabinho 27/05/2011minha estante
Aqui estou!
Muito emocionante tudo que vc escreveu, e ainda compartilhar algo tão particular como do seu pai e lembrar da sua mãe.
Esse é realmente o verdadeiro "Amor", que simplesmente vai além dessa vida e ultrapassa todas as barreiras! É nesse Amor que eu acredito que nem mesmo a "morte" pode separar...
Enfim, coloquei hj no meu facebook um post mencionando essa parte que me tocou profundamente assim como tudo que escreveu...
segue:

Escrito por Fran Kotipelto:
Após ler "A Mulher do Viajante no Tempo" e fechar o livro chorando desesperadamente, uma dessas frases proferidas por meu pai me veio à mente: "Amor tem 4 letras, mas ñ existem letras suficientes em todo o universo que possam explicá-lo, amor ñ se entende, mas entenda que você precisa amar, amor ñ se explica, amor é sentimento, então apenas sinta, acredite, apenas acredite." #Amei

Obrigado por compartilhar algo tão singelo, lindo, especial... Mtas coisas boas pra ti sempre! Paz!

hpsoares 05/06/2011minha estante
Sua resenha me fez derramar algumas lágrimas, uma das resenhas mais perfeitas que li. O amor sempre me soou confuso, com essa resenha ele me pareceu mais claro e bonito, imagino como será após ler o livro.
Parabéns por essa resenha, é maravilhosa!
E essa música é absolutamente perfeita!
Super beijinhos

Jayane S 20/06/2011minha estante
Quase chorando aqui,eu vir só o filme apesar de não tem entendido direito o final eu amei,e to loca para lé o livro.
PS:está 1 pessoa que não gostou da sua resenha não tem sentimentos.

Fernanda 16/08/2011minha estante
Chorei ao terminar o livro e tenho que dizer que chorei novamente ao ler sua resenha...
Belas palavras para descrever um belíssimo livro.

Ju 06/11/2011minha estante
Resenha maravilhosa, que me trouxe lágrimas aos olhos, com certeza está na lista das minhas futuras aquisições.

Geovani 10/12/2011minha estante
Não pude conter as lágrimas! O que é o amor...

Ana Lúcia 21/01/2012minha estante
Lindas palavras!

Danika 07/03/2012minha estante
Belas palavras, Fran. Um lindo texto.

Filipi Lopes 21/04/2012minha estante
É impossivel não chorar no fim deste livro. Incrível!

Patricia 28/04/2012minha estante
Nossa Fran, parece que eu já te conheço. Você transmite uma transparência corajosa no teu texto. Eu li e re-li este livro e sempre choro muito no final e me emocionei com o teu depoimento.
Porque não usas este teu talento e escreve a história dos teus pais, aposto que será um sucesso.

Renata Céli 04/01/2013minha estante
Resenha linda, parabéns! Esse livro realmente conta uma história de amor verdadeira, mostra o que é o amor. =)

Renata CCS 16/04/2013minha estante
Que bela resenha! Instigante!

Jéssica Katyany 23/02/2014minha estante
Primeira resenha que comento aqui no skoob. Ficou linda.

Ana 27/03/2014minha estante
Resenha lindíssima, só me deu mais e mais vontade de ler o livro! :)

anacasimiroadv 14/02/2015minha estante
Também me emocionei muito ao ler a sua resenha. Que lindo! Vou ler esse livro com certeza.

Andreia Martins 07/02/2020minha estante
Maravilhosa sua resenha!!! Sua declaração de amor aos seus pais, me emocionou muito.

Jussara91 24/04/2021minha estante
Adorei a resenha e o livro.

Grazi 30/06/2021minha estante
4O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

5Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

6O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

7Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta
1 corintios 13:4-7

Grazi 30/06/2021minha estante
Amei a resenha.

Ana Lúcia 14/02/2023minha estante
Essa foi a primeira resenha que li e me fez querer ler o livro A Mulher do Viajante no Tempo. Sempre volto para reler e sempre me emociono com a narrativa da Fran. As vezes me pego pensando nas ladeiras da vida e nessa casinha branca !

Well 01/10/2022

A morte estará sentada na cozinha de calcinha as três manhã.
A história aborda a vida de Henry, um rapaz que aos cinco anos de idade descobriu que possuí uma condição genética que lhe permite viajar entre o presente, o passado e o futuro, sempre em momentos e situações que envolvam seus entes queridos, mesmo que eles ainda não se conheçam. Henry não tem controle sobre como, quando e para onde irá viajar. Os pulos, como ele chama, ocorrem sem que ele espere, sempre em momentos de estresse e pressão, contudo com o passar do tempo tais saltos vão ficando tão frequentes que qualquer emoção mais forte o faz viajar. Além da perda do controle de sua própria história, tais viagens no tempo também deterioram a saúde de Henry.
Em um desses pulos, ele conhece Clare. É uma criança quando conhece o estranho que se tornará alvo de sua ambição, amor e dúvidas. A menina é valente e sonhadora e mantém seus encontros com Henry escondidos de sua família. Com o tempo, a garota passa a perceber que cada vez que Henry aparece ele está com uma aparência diferente; algumas vezes mais maduro, com cabelos grisalhos, marcas de expressão e uma sabedoria discreta no falar, outras vezes, ele aparece jovem, com cabelos negros e com um espírito impulsivo, mas sempre cuidadoso com aquela que será sua esposa. Henry nunca conta como eles irão se encontrar, namorar e casar. Apenas lhe conta que ela será sua esposa. Clare passa seus dias sonhando e esperando por esse acontecimento. À medida que a menina cresce ela tem seu amado presente nos momentos mais importantes de sua vida, infância, adolescência e início da vida adulta. Juntos eles descobrem as alegrias e dores do amor, reunindo forças para enfrentar a condição genética de Henry.

A leitura é fluente e gostosa. Audrey nos faz acompanhar as trajetórias desses amantes até o momento em que estamos vivenciando o futuro, passado e presente de Henry. Momentos em que o vimos saltar no princípio do livro e que apenas no meio da história entendemos o que aconteceu com aquele pulo no tempo. Como escritor, me encantei com a forma como a autora criou tal contexto, história e personagens. A construção do livro é primorosa, o romance é encantador e os sentimentos são reais.
Lanna 12/10/2022minha estante
Céus! Se o filme é perfeito o livro deve ser indescritível.
Vou ler com certeza, amei a resenha.

Well 12/10/2022minha estante
Vai por mim, o livro é incrível. Também amo o filme. E a série nova da HBO é muito boa também. Obrigado fico feliz em saber que gostou da resenha ?

Lanna 12/10/2022minha estante
Não sabia que tinha lançado a série já. Notícia maravilhosa Haha

Well 13/10/2022minha estante
Heheh Quando assistir, me conta me chama no chat. E me conta a sua opinião kksks

Ju Neves 21/02/2011

"Te amo, sempre. O tempo não é nada."
Na minha lista das “5 melhores sensações do mundo” está “terminar de ler um livro e descobrir que ele é o seu novo preferido.” E foi o que senti quando fechei esse livro às 5 da manhã e uma dor de cabeça por ter chorado a noite inteira. A última vez que eu tinha chorado assim foi com Marley & Eu, e eu não sou muito sensível! Mas não pensem que é porque tem um final feliz ou triste. É porque ele tem um final real, apesar do enredo ser uma ficção. É revoltante, e nos faz pensar que existem coisas que estão fora do nosso alcance. Não podemos fazer nada a não ser sentar e esperar.

A primeira vez que ouvi falar de A Mulher do Viajante no Tempo pensei logo que seria um livro extremamente confuso e eu, com a magnitude da minha lerdeza, ficaria mais perdida que cego em tiroteio... ou Henry no tempo, haha. Mas foi o contrário. Audrey levou o livro com facilidade e leveza, deixando clara toda sua teoria de viagem no tempo, que nos deixa revoltados às vezes ao ver que Henry não pode alterar nada em seu passado, apenas assistir as coisas se repetirem em sua frente. Algumas terríveis que ele não pode impedir.

Mas ainda assim não foi isso o que me deixou maravilhada, e sim o controle que Audrey tem sobre sua história, chegavam certas partes em que eu pensava “ah, mas e aquele acontecimento de 1960 e poucos? Ela se esqueceu de explicar.” Mas ela esperando o momento certo para as revelações. Sendo assim, descobrimos que o fato que dá final ao livro, na verdade acontece no começo dele, só que não sabemos ainda. Tanto foi que eu jurei que ficariam algumas lacunas no livro, mas TUDO foi se encaixando como se fosse um quebra cabeça.

Aconselho a ficarem atentos aos detalhes e acontecimentos que podem parecer aleatórios, esse é um livro bem detalhista, tem que prestar bem atenção nas idades deles, e nas datas. Achei isso bem tranqüilo, mas algumas pessoas acharam ruim no começo, mas se adaptaram.

Este não é um mero livro de romance em que o casal tem que enfrentar suas dificuldades. Ele nos faz pensar em como perdemos nosso tempo com tanta besteira, quando devíamos estar aproveitando cada minuto e cada segundo. Num piscar de olhos tudo pode sumir. A vida é curta demais para deixar os momentos ruins prevalecerem. Infelizmente o tempo não é nosso amigo. Henry e Clare foram prova disso.

O filme “Te Amarei para Sempre” tirou MUITOS detalhes importantes, e personagens que eu amava no livro. Como Nell, Etta, Kimy e Ben. Alterou bruscamente a aparência de outros, como Gomez e Clare (A Rachel é linda, mas é muito diferente do que o Henry descreveu). O final também ficou um pouco distorcido, mas também foi muito emocionante, não tanto quanto o livro, mais ainda assim... Fechei o livro fazendo as contas na minha cabeça de quando teria tempo para reler!

Mais resenhas em:
CafécomBaunilha 12/04/2011minha estante
amei sua resenha!

CamiBrito 23/07/2011minha estante
Eu me senti assim também com relação esse livro. É uma pedra preciosa que sempre indico, é apaixonante, e cheio de surpresas.
E sua resenha ficou muito boa.
Parabéns.

Renata CCS 04/02/2014

“Por si só, o tempo não é nada. A idade de nada é nada. A eternidade não existe.” (Explicação da Eternidade - José Luís Peixoto)

De forma resumida, o livro é a história do casal Henry e Clare. Henry é o tal viajante: ele tem um distúrbio genético que o faz viajar no tempo. Sem mais nem menos, ele desparece e surge completamente nu em outros momentos da sua linha do tempo. Clare é a mulher do título, e passa toda sua infância e adolescência recebendo suas visitas, sempre o vendo com idades diferentes, até que ele a conhece, de fato, aos 28 anos, quando ela tem 20. Parece complicado, eu sei, e acho que foi exatamente isso que me atraiu no livro: o poder de transformar uma história bastante complexa em algo palpável e facilmente reconhecível. Em momento nenhum as viagens ficam confusas para quem lê, pois tudo é muito bem elaborado. E nesse quesito, bizarrices temporais, o livro é ótimo e a autora não se perde: o que ela consegue fazer é contar a história de forma que as diversas lacunas vão sendo preenchidas conforme o personagem principal vai viajando pelo tempo.

O livro é uma espécie de diário de pensamentos dos personagens principais, onde Clare e Henry narram os acontecimentos, e é esta estrutura da narrativa que destacaria como um ponto forte: ao invés de escolher um único narrador, a história intercala os pontos de vista de Clare e Henry, em primeira pessoa, dando humanidade aos personagens com a oportunidade de contar sua própria história, sob seus respectivos pontos de vista.

O que faz essa história de amor banal ganhar ares atrativos é a brincadeira que Audrey Niffenegger faz com o tempo. Considero o maior mérito do livro não ter caído em lugares comuns de histórias sobre viagens temporais: não há discussões intermináveis sobre mudar o passado e reescrever o futuro ou universos paralelos que se modificam e se cruzam. É simplesmente a história simples de um casal – casamento, filhos, dinheiro, amigos, felicidade – contada de uma forma diferente, de uma maneira que eu nunca imaginaria.

A constante espera de Clare por Henry é encantadora, e Henry encontra nela seu porto seguro, seu motivo para voltar das viagens que não consegue evitar. A superação das dificuldades encontradas no relacionamento, a ausência e a saudade são tratadas com muita sensibilidade, inteligência e bom humor pela autora.

Apesar de toda a ficção, do impossível, é disto que o livro trata no fim das contas: do amor, da espera, da distância e da saudade, principalmente de quem fica. Uma leitura dinâmica, rápida, prazerosa, e que convida o leitor a refletir sobre o que está escrito. Uma história de amor incondicional que nos mostra não um final feliz, mas uma vida feliz.
Arsenio Meira 04/02/2014minha estante
Essa epígrafe, Renata! É a seta sem alvo... Belíssima.

E depois a resenha, direta, calorosa, com o destaque deste parágrafo que me fisgo literalmente:

"O que faz essa história de amor banal ganhar ares atrativos é a brincadeira que Audrey Niffenegger faz com o tempo. Considero o maior mérito do livro não ter caído em lugares comuns de histórias sobre viagens temporais: não há discussões intermináveis sobre mudar o passado e reescrever o futuro ou universos paralelos que se modificam e se cruzam. É simplesmente a história simples de um casal ? casamento, filhos, dinheiro, amigos, felicidade ? contada de uma forma diferente, de uma maneira que eu nunca imaginaria."

O título é belo, e aqui parece-me que a viagem é tratada num sentido de corrosão, desgaste e consumição inevitável diante da vida.

Com isso tudo, resistir quem há-de?
Bela resenha!
Abraços
Arsenio

Renata CCS 07/02/2014minha estante
Arsenio,
Realmente vc está certo: a história é sensível e intensa não pelas viagens em si, mas pelo que os personagens constroem. É belo acompanhar o quanto um sentimento verdadeiro é atemporal.
abraços!

Helder 17/02/2014minha estante
Também gosto muito deste livro. As idas e vindas no tempo conseguem realmente tirar tudo o que podia ser somente mais uma banal estorinha de amor! Algo que o filme não conseguiu fazer.

Nanci 21/03/2014minha estante
Adorei, Renata. Uma história de amor incondicional entre homem e mulher, sem cair no lugar-comum? Vou ler, com certeza.

Obrigada!

Renata CCS 28/03/2014minha estante
Obrigada a todos pelos gentis comentários!
Recomendo para quem busca uma leitura leve, romântica e diferente.

A.Maia 20/12/2022

A Mulher do Viajante no Tempo
Clare, aos seis anos de idade, vê alguém estranho no jardim da sua casa falando como se a conhecesse. O homem estranho na realidade é o amor da vida de Clare, Henry, e também um viajante no tempo. A jovem o conhece desde sempre e ele a conhece aos 28 anos, a história tem tudo para ser confusa, mas na verdade é bem explicada. Até o momento em que Clare encontra ele no seu presente, fica ainda mais fácil de entender, além de a cada começo de capítulo destacar a idade dos dois protagonistas!

A narrativa se mescla entre os dois e podemos ver a dor de cada um. É incrível o quão real os sentimentos e situações são apresentados, com as dificuldades de cada etapa da vida. Para Henry tudo é duas vezes mais difícil por estar sempre viajando no tempo, totalmente sem controle de para onde vai e quem vai encontrar. Ele só sabe de seu amor por Clare e que se ela estiver por perto vai ajudá-lo, também contando com a sua própria ajuda, quando ele encontra seu eu do tempo em que viaja.

Uma leitura que me prendeu muito! Eu não consegui fazer mais nada além de ler e saber o que aconteceria com Henry, se conseguiria achar uma cura ou pelo menos controlar as suas viagens.

Este livro possui um filme que é uma boa adaptação, é basicamente um resumo, mas com vários cortes importantes da narrativa. Já na série televisiva, mudaram muito a personalidade dos personagens e muitas coisas que definem os caminhos deles também são alterados, não consegui me conectar com a série por tirar a essência que há no livro.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Roberta 22/05/2022

Já conhecia a história
Acho que por ter visto o filme isso atrapalhou a leitura. Tem muito mais informações e mesmo com o acontecimentos diferentes ainda preferido o filme.

Kerolainy Sousa 08/05/2020

Sempre de novo
Terminei o livro e não consigo respirar. Sempre ficava me perguntando até quando o Henry iria aparecer e até folheei umas páginas pra ver se conseguia continuar porque não sabia se conseguiria lidar com sua ausência. Se eu pensava isso imagina a Clare. Que incrível toda a forma que foi construída essa narrativa, de forma que a gente podia voltar algumas páginas e ver como elas se citavam e era maravilhoso ver isso em momentos dele. Não tenho do que reclamar, esse livro nunca deixou a desejar, apesar de ter deixado meu coração partido faltando ainda mais de 100 páginas pra acabar. E é isto que tenho a dizer.

@bibliotecadedramas 24/09/2021

entrou pra lista de favoritos da vida
Gente que livro maravilhoso. Esse ano eu não li tanto quanto gostaria, mas em compensação eu li cada livro legal e emocionante que esse já é o segundo livro que li em 2021 e que entrou pra minha lista de favoritos da VIDA. Aqui temos os protagonistas Clare e Henry. Henry viaja no tempo: tanto no passado como no futuro de sua própria vida, então ele revive coisas que já aconteceram ou sabe o que vai acontecer. E ele não tem controle algum sobre isso. Eu confesso que não sou fã de ficção científica e achei que fosse ter um pouco de dificuldade nessa dinâmica de viajar no tempo, mas foi bem diferente porque na verdade se trata de um ótimo romance que tá faz refletir numa porção de coisas e com a pegada de viajar no tempo como pano de fundo apenas.

“Quando estou em outro tempo, estou invertido, transformado numa versão desesperada de mim. Viro um ladrão, um andarilho, um bicho que corre e se esconde. Assusto velhas e assombro crianças. Sou um truque, uma ilusão da mais alta ordem. É incrível eu ser mesmo real.”

É um livro extraordinário que nos traz diversas lições sobre perda, amor, renúncia. Temos a capacidade de mudar algumas coisas na vida, mas não temos controle sobre o tempo; o que está feito não se pode mudar e o que vai acontecer nos cabe aceitar. É inexorável. Sem duvida um dos melhores livros que já li, é daquele tipo de história que você fica ansiosa pra saber o final, mas não quer que a história termine.

Me destruiu e eu amo quando isso acontece!

site: https://shejulis.com/livro-a-mulher-do-viajante-no-tempo/
Fabricy 24/09/2021minha estante
Já quero ler!!!

Cláudio Regis 31/10/2022minha estante
Entrou na minha lista!!

Jéssica 17/01/2021

Vamos viajar?
Assisti primeiro o filme, para ser sincera nem sabia da existência de um livro, rs.
Amei o filme e amei o livro também, o filme foca mais no amor deles e omite a história do Henry. O livro é tão bom que em nem um momento fiquei fazendo associações ao filme, a história é fantástica e apaixonante, para quem gosta de romances assim como eu, leia e se apaixone também.
°°° 27/01/2021minha estante
Um dos meus favoritos da vida.

Jéssica 27/01/2021minha estante
É maravilhoso ?

edzlke 31/03/2022

Dasein
Essa foi minha segunda tentativa de ler esse livro, e deu muito certo. O título parece o tipo de livro que eu não leria nem em um milhão de anos ? e acho que essa frase combina bem com a ideia do livro, já que o tempo é nada ? mas é um romance inteligentíssimo, a autora brinca com o tempo e jamais se perde na teia que arma com datas e situações. Em alguns momentos virei o meme da Nazaré Tedesco calculando e minha cabeça virou um nó, mas após um tempo refletindo, cada pedacinho se encaixava.
Não dei cinco estrelas porque, apesar de o livro ter me prendido muito, achei que a narrativa tinha algumas partes bastante desnecessárias que pareciam amadoras em comparação com o resto: descrições muito detalhadas de roupas, comidas e fabricação de papel e muitas partes que lembravam muito aquelas séries da Disney com risada gravada no fundo. Pra quê, né?
Fora isso, é uma história linda sobre amor e espera, ainda que isso não seja saudável.

Bart 03/09/2020

*Audrey Niffenegger*
Editora Ponto de Leitura
656 page, 2011.
Esse é um dos livros que você acaba descrevendo como, excelente... do começo ao fim!! Já vou deixar minha classificação (que é inútil p/outros mas é minha kkkkkkkkk) ????????????????.
Henry é um cara que possui uma doença genética, ele viaja no tempo sem querer, não consegue controlar p/qual tempo vai, nem consegue ficar de fato no tempo em que está. Seu grande amor é Claire, p/quem ele sempre volta ao logo da vida dos dois! A primeira vez que Henry aparece p/Claire, ela tem 6 anos, virando amigos e ao longo dos anos, eles se apaixonam (você está reconhecendo esse enredo?). O livro virou filme em 2009, com o título "Te Amarei para Sempre" (não sei o porque do título em português ser esse, já que em inglês ficou igual ao livro!!) que também é um excelente filme, na verdade, eu assisti ao filme nessa época e só à 2 semanas atrás descobri que foi baseado num livro.
Indico filme e livro, podem ler e assistir que vão gostar! Não sou muito fã de romance, mas assisto alguns e muitos deles são muito bons, e quando tem ficção científica no meio... fica melhor ainda.
O livro (claaaaro), é ainda melhor porque explora as personagens mais a fundo, como por exemplo, quando Henry adulto, volta e meia ajuda e ensina seu eu criança. O livro é mais engraçado e não tem tanto pudor quanto ao sexo ?... posso dizer que o filme foi fiel apesar de cortar muita coisa boa!!
Livro e filme são excelentes
Uma curiosidade - a mesma atriz desse filme, 4 anos depois, participou do filme "Questão de Tempo/About Time", 2013, outra trama com viagens no tempo + romance... excelente também!?
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Lucilene Moraes 28/04/2021

Esse livro é o que está no topo dos melhores livros que já li, muito bem escrito e história sensacional!

Nana 23/06/2009

Muito bom!
Um livro totalmente diferente de tudo que já li!
A história é muito original e bem escrita. Vai e volta no tempo...a cada momento Henry está com uma idade diferente. Por viajar no tempo ele sabe o que acontecerá no futuro de Clare (sua esposa no futuro). Ele a conheceu quando ela era ainda criança e passa por várias etapas da vida dela, sendo que a cada encontro ele está com uma idade diferente! Parece confuso mas não é, a estória vai se encaixando conforme os capítulos vão passando.
Recomendo para quem gosta de romance, aventura e fantasia!
Valni 06/12/2009minha estante
Ainda não li o livro mas ja assite ao filme e nossa não queria q o filme acabesse espero q seja assim com o livro tb pois pretendo ler.

Pêdra Carla 18/04/2013minha estante
Divino!!! :) :)
Amei! Um dos melhores livros que já li na vida!

Pachec.o 04/08/2021

Sempre
Não tenho palavras para descrever esse livro, foi com certeza o livro que eu mais chorei na vida. Por mais que ele acabe com algumas coisas sem explicação ?que me desanimaram um pouco por causa da minha curiosidade ? eu entendo que muitas coisas na vida simplesmente não tem sentido, cabe a nós aceitar e seguir em frente.

Esse livro mudou minha visão de amor, mudou minha visão de tempo e morte. Ele me partiu em pedaços. Esse livro acertou, arrebentou e estilhaçou todos os lugares possíveis e existentes em mim.

E, sinceramente, agradeço que tenha feito isso.