A Mulher do Viajante no Tempo

A Mulher do Viajante no Tempo Audrey Niffenegger

Resenhas - A Mulher do Viajante no Tempo

Márcia 10/07/2011

Brincar com o tempo nunca foi tão possível

Só há uma coisa a dizer sobre esse livro: você nunca, jamais, leu algo igual. Eu pelo menos nunca li nada nem sumariamente parecido. “A Mulher do Viajante no Tempo” vai além de qualquer romance ou aventura.

No início me pareceu bastante confuso. Não sou muito adepta à livros que especificam muitas datas, sempre me perco, não gosto de prestar atenção a esses detalhes. Mas o que fica evidenciado logo de cara é o estilo peculiar da autora. Desde as primeiras páginas ela cria um labirinto de datas maravilhoso de se percorrer. Você pode se confundir sim, mas é uma confusão incrivelmente interessante e desafiadora.

A Audrey Niffenegger escreve sobre o tempo e toda a sua complexidade; ela vai, volta e vai mais longe ainda na história dos seus personagens, num zigzag que sobrenaturalmente cria formas sem problemas na leitura. A narrativa é suave e despretensiosa, o que dá mais charme ainda à história. Tudo faz sentido, absolutamente tudo tem importância nesse livro; até mesmo o detalhe mais ínfimo, uns são mais importantes que os outros, mas todos fazem diferença. São os detalhes que compõem esse romance tão original.

Essa é a maior história de amor que leio desde “P.S. Eu te Amo”. Deliciosa. E os personagens tem a maior fatia do bolo porque são o que os livros tem de melhor. Uma história pode ser original, bem fundada, coerente e bem escrita, mas se ela não for bem vivida (pelos personagens) morrerá, porque o leitor também não poderá bem vivê-las.

Henry é um daqueles personagens inesquecíveis. Não somente por ser um viajante no tempo (meu primeiro), mas por sua própria personalidade. Não dá para descrevê-lo, mas apenas digo que ele é aquele tipo de cara que faz seu coração disparar quando fala. Não necessariamente bonito, não rico de forma alguma, mas inteligente, charmoso e incrivelmente misterioso (sem o papinho de “escondo minhas presas e bebo suco de mortais”). Não. Henry tem aquele mistério humano que todos carregamos, mas que nele vibra a cada expiração. Desse jeito nem parece que falo apenas de um personagem de tinta e papel, mas espero mesmo que em algum lugar por ai exista um Henry amando uma Clare.

Drogas, sexo e Rock’n Roll também fazem parte dessa trama. Henry é punk, e quando jovem, inconseqüente e mulherengo ferrenho, bebia e se drogava. Mas ele era apenas um jovem que, mais frequentemente do que gostaria, dava uma guinada para frente ou para trás no seu tempo, sem qualquer controle da situação. Num piscar de olhos ele poderia estar de volta à cena em que perdeu sua mãe, quando ainda pequeno, ou poderia estar de volta ao lugar onde conheceu sua futura mulher. Tudo na vida dele era passageiro e diáfano, até que Clare aparece onde deveria, em seu presente.

Clare é outra personagem maravilhosa; surpreendentemente forte, é o alicerce da história, mas realmente não é a estrela. Não somente ela, como os personagens secundários também fazem toda a diferença. Ingrid é um caso à parte, mesmo com tão pouca participação.

O interessante é que a autora soube manejar os fatos do enredo a fim de que tudo fizesse sentido. E, mexendo com o tempo, isso é um grande feito. O fato de Henry sempre viajar para o tempo nu é uma grande sacada. O futuro ser nebuloso evita precauções que tirariam o gostinho do livro e faz com que as ocasiões dessas viagens sejam extremamente valorizadas tanto por personagem quanto por leitor.

A história toma rumos angustiantes para o leitor tão afeiçoado aos personagens. Eu fiquei louca pelo final e quando cheguei lá, ensandecida e aos prantos, decidi que essa foi a história mais romântica que já li na vida.
Vale a pena cada volta no tempo.

Manoela 19/07/2011minha estante
ótima resenha, márcia! nem cheguei ao fim do livro e sinto que você traduziu tudo que eu penso sobre ele. nenhum spoiler mas cheia de descrições que fazem a gente ficar com ainda mais vontade de ler, de não querer largar o livro, ou senão, recomeçar ele a todo momento (: e ah, sim, os personagens são o melhor da história. poucas vezes vi alguns tão reais ou apaixonados (ou seria apaixonantes? xD) quanto Henry e Clare.

Ká Guimaraes 11/03/2010

lindo,muito lindo
amei muito bom,melhor que o filme
me deu ate vontade de chorar

Ana Lívia Mourão 16/05/2021

Eu já era apaixonada pelo filme, o livro é ainda melhor! Superou as expectativas, que já eram altas! Clare foi corajosa demais e Henry mais ainda! ??

Tay 10/02/2012

Me desapontei com o livro, acho que ele tinha tudo pra ter tido uma grande estória, mas em vez disso vou um livro cansativo com vários momentos confusos.
Fer Kaczynski 09/01/2013minha estante
Concordo, muito confuso, insisti até onde deu, não consegui me apegar, achei chato e monótono...
Talvez um livro superestimado, não sei, um dia quem sabe termine a leitura.

Maria 13/10/2021

Um amor que venceu o tempo
Esse livro foi encantador e me prendeu desde o começo, foi diferente de tudo que eu já li, e com certeza lê-lo foi uma das melhores experiências literárias que eu já tive, o livro é perfeito nos mínimos detalhes, não houve nenhuma ponta solta (que com certeza poderia ter acontecido) e o final foi lindo lindo lindo, esse livro me tocou muito e eu me sinto feliz e realizada por ter descoberto esse livro, acho que estou até com um pouco de ciúmes dele hahaha mas espero que fique famoso e receba o reconhecimento que ele merece.

patita 23/08/2011

Minha nossa...
Que livro chato! Fui seca pra ler depois de tantas resenhas maravilhosas mas que decepção... A mesma lenga-lenga interminável
Hester1 21/10/2015minha estante
Ah! Patita vc me deixou super feliz. Assim como vc fui com muita sede ao pote, e nao goste do livro. Como todos amaram, me senti pior que um peixe fora d'água. Achei suuuper chato o livro.

Renata Cavalcante 11/01/2017minha estante
Estou lendo ainda, mas estou achando um saco. Muito chato até agora. Uma ida e vinda no tempo q fico perdida. E volta no tempo só pra falar besteiras, ensinar a ele mesmo no passado a roubar e por aí vai. Não tem um motivo forte q o leve a voltar ou ir para o futuro. Sem nexo.

patita 03/02/2017minha estante
Eu também me sentia assim Hester!?

patita 03/02/2017minha estante
Boa sorte com ele Renata. Depois nós diga se conseguiu terminar.

Schädell 08/07/2010

"Todo livro aqui no Brasil só é valorizado depois que vira filme"

É uma realidade infeliz, vi isso principalmente neste livro, em que o filme foi tão fraco em relação a tão brilhante obra.

Adorei a forma inovadora - e sem frescuras - de retratar uma paixão conturbada mas acima de tudo forte e firme.

Um dos livros que mais rápido li, e que logo de cara gostei.
A forma realista em que os personagens estão inseridos, até me fez esquecer que existiu uma autora e personagens, fez parecer que Henry era meu amigo e muitas vezes me reconheci em diversos aspectos e atitudes, entrando na própria realidade deles, e na esperança de uma mulher igual a Clare.

Excelente livro a quem aconselhei adorou e tem como este um dos melhores livros já lidos.

O título é brega - apesar de real - se comparado a obra, uma tradução ao pé da letra que ficou horrível.

Fabi129 15/02/2017

REQUER MUITA ATENÇÃO DURANTE A LEITURA
''"O tempo é precioso, mas é gratuito. Você não pode possui-lo, você pode usa-lo. Você pode gasta-lo. Mas você não pode mantê-lo. Uma vez que você o perdeu nunca poderá recuperá-lo.''

Há alguns anos, comecei ler este livro. Mas como naquela época não tava com muita paciência, desisti dele.
Neste ano, resolvi dar uma nova chance a esta leitura. E devo admitir que valeu sim a pena. No começo achei meio lento e tal, mas depois quando eu consegui me envolver na história, a história do casal me comoveu.
A mulher do viajante no tempo aborda a história de Henry, que possui uma doença genética, que o faz viajar no tempo. Henry é casado com Clare.
No livro, saberemos como ele conheceu Clare, que tinha apenas 6 anos de idade, e ele já era adulto.
Uma hora Henry está em 1994, outra em 2001 e assim por diante...
Confesso que no começo, isso me deixou muita confusa, este é um livro que requer muita atenção, recomendo lê-lo sem muitas interrupções.
Henry e Clare passarão por muitas provas e dificuldades em seu relacionamento. Uma delas será Clare gerar uma criança em seu ventre.
É linda as passagens em que Henry no futuro, se comunica com a sua filha Alba. Uma das partes mais fofas de se ler.
O personagem que por mim, não teria neste livro é o amigo de Henry e Clare, chamado Gomez. Este cara é um cretino total, falso, que queria só ter Clare para si, mesmo ela não o amando.
O filme Te amarei para sempre foi baseado neste livro. O ator Eric Bana é quem encarna o personagem Henry. Ps: Eu acho este ator lindãoooooo demais, um colírio para os olhos no filme kkkkkkkkk
Só que como sempre, o livro é mais emocionante, o final mesmo é bem diferente do filme.
Porém, os dois são dignos de te levar as lágrimas!
A história de amor de Henry & Clare retrata fielmente que o amor transpõe as barreiras do tempo S2
No geral, recomendo o livro, gostei, mas não releria de novo, prefiro o filme, que tem mais leveza quanto à história retratada.
PPS: Leiam o livro antes de ver o filme, se não ficarão confusos à beça.

''Sonhos são diferentes da vida real, mas são importantes também.''

''Há apenas uma página para escrever. Vou enchê-la com palavras de apenas uma sílaba. Eu amo. Eu amei. Eu amarei.''

''Nosso amor foi o fio no labirinto, a rede embaixo de quem caminha na corda bamba, a única coisa verdadeira e confiável nessa minha vida estranha.''

''''Tenho a sensação de que cada minuto de espera é um ano, uma eternidade. Cada minuto é lento e transparente como vidro. A cada minuto que passa, vejo uma fila de infinitos minutos, à espera.''

S2 =)
Edméia 08/05/2017minha estante
*Será ... mais ou menos como o "Outlander - A Viajante do Tempo " ?!

Fabi129 18/07/2017minha estante
é tipo parecido sim Edméia =)

GiGi 15/05/2020

Perfeição em forma de livro
O livro é detalhista e bem construído, a autora consegue vencer o desafio de fazer o leitor sentir e entender as viagens no tempo sem fazer o leitor e o livro de perderem....você percebe que tudo se encaixa no final.
Foi uma leitura maravilhosa, e fico muito feliz de ter embarcado na vida de Henry e Clare??

Mitty 13/01/2021

Romântico, dramático... e superficial
Peguei este livro para ler por dois motivos: Porque janeiro é o mês de ficção científica e também porque o livro encaixava para a #MLV2021 do meu timão #TimePoseidon. Foi uma experiência boa, gostei muito do romance e minha cabeça dava vários nós tentando entender a linha do tempo mas depois de um tempo você passa a entender sem mais problemas. Os personagens são extremamente humanos, creio que não há jeito melhor de descrever. São egoístas, mesquinhos, mas também altruístas, gentis e carinhosos. O casal principal se encontra em uma situação tão complicada que não sei se posso julgá-los por suas ações e sentimentos, pelo menos não totalmente. É muito claro e bonito o amor dos protagonistas e o coração chega a dar aquela apertada no final. É um amor intenso e verdadeiro que muitos apenas sonham em alcançar um dia, que sempre vence mesmo contra o pior inimigo de todos – o tempo.

A autora não consegue decidir se queria fazer uma ficção científica ou romance ou sobre arte e música ou um experimento social e no fim vira uma mistureba superficial. O livro também abusa um pouco com a sua vontade latente de exibir seus próprios conhecimentos, 90% das coisas citadas – livros, autores, músicos – eu nunca nem ouvi falar. Se fosse uma vez ou outra eu falava nada, mas o fato de ser o /tempo todo/ irrita. Tanto Clare quanto Henry tem vozes extremamente parecidas, e como a narração é em primeira pessoa, isso pode confundir leitores que param no meio de um capítulo ou algo assim.

Lohanne.Melo 28/06/2021

pq demorei tanto pra ler?
esse livro é maravilhoso. É muito legal ver o crescimento dos personagens e ver o amor deles superando o tempo e todas as coisas.

Letícia 27/06/2021

Uma leitura que me conquistou do início ao fim. Simplesmente apaixonada por tudo que envolve esses personagens.

Renata Céli 04/01/2013

História de Amor
Esse livro me encantou muito. Impossível não se apaixonar pelo casal Henry e Clare.

Como todos já devem ter visto na sinopse, o livro conta a história de Henry, um viajante no tempo. Isso ocorre, porque ele tem um problema genético que o faz se transportar no tempo - passado e futuro - quando passa por momentos estressantes. Nesse vai e vem, ele conhece Clare e eles vivem uma linda história de amor.

Um ponto que achei muito legal no livro foi o fato de mostrar a vida desse casal desde os tempos de criança até a fase adulta. A gente acaba ficando íntimo dos personagens e criando um vínculo com eles.

Voltando à questão da viagem no tempo, como Henry possui esse "problema", a vida deles deveria ser bastante instável, afinal, um relacionamento com uma pessoa assim, que some e aparece em diversas épocas, deveria ter um mínimo de oscilação e incerteza. E o mais interessante é o paradoxo que existe aí. A vida deles deveria ser instável, mas não é. O amor deles é tão lindo, tão verdadeiro, tão real, que faz com que a vida deles seja estável e permanente. Eles se amam, confiam um no outro e sabem que o amor deles é eterno. Eles têm certeza disso e essa certeza reduz a instabilidade de suas vidas, eles estarão juntos para sempre, não importa como. Pode haver momentos estressantes, em que ocorre a dúvida: Onde Henry está dessa vez? Será que está seguro? Mas isso não faz de suas vidas algo instável. Isso só faz aumentar o amor entre eles e a estabilidade desse amor. A viagem no tempo acaba sendo algo normal em muitos momentos, eles convivem com isso, aprendem a lidar. Ou seja, isso é algo constante no dia a dia e eles não deixam que isso seja um empecilho em suas vidas, isso não pode atrapalhá-los. Aconteça o que acontecer, o amor deles resiste a qualquer coisa, qualquer tempo, qualquer ausência, qualquer presença, qualquer dúvida. Essa é uma verdadeira história de amor...
Renata CCS 09/10/2013minha estante
Uma de minhas mais novas aquisições. Boa resenha!