Antologia

Antologia Rui Barbosa




Resenhas - Antologia de Rui Barbosa


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Paulo Silas 03/01/2024

"Antologia" reúne diversos discursos de Rui Barbosa proferidos ao longo de algumas décadas, abrangendo assim diferentes momentos e ocasiões de sua vida na qual foi instado, pelas mais variadas razões, a registrar a sua fala. Há discussões políticas e jurídicas, além de enunciações sobre questões de fundo nas quais se discorre de alguma forma sobre o homem e a sociedade, sendo possível constatar a partir desses textos muito da visão do autor sobre os temas tantos sobre os quais aborda em seus discursivos, tratando-se a obra de uma espécie de compêndio da visão do autor sobre o mundo que em sua vida foi compartilhado pela fala.

É uma obra densa - que assim pode ser considerada tanto ao se levar em conta a conhecida linguagem rebuscada empregada por Rui Barbosa em seus discursos, quanto pela quantidade de textos reunidos. São quase 200 páginas que contam com dezenas de textos discursivos escritos e proferidos pelo autor, os quais foram assim produzidos por ocasião de solenidades, homenagens, embates políticos, falas no senado, sustentações orais enquanto advogado e manifestações tantas outras.

Luís Viana Filho, responsável pela organização dos textos reunidos na obra, registra no prefácio que "por mais que nos encantem e seduzam as belezas da forma, não esqueçamos que o que dá vida às páginas desta Antologia é a sinceridade, não raro a bravura com que foram escritas ou proferidas, e que, sem dúvida, constituíram a própria razão da sua existência" - menção essa que merece ser considerada quando da leitura dos textos. A leitura pode se tornar cansativa ao considerar o conjunto da obra (são muitos textos diferentes que empregam semelhante tom - formal, polido, rebuscado... - em seus registros), o que não retira, de todo modo, o brilhantismo das palavras registradas.
comentários(0)comente



isa.dantas 31/07/2017

Reunião dos grandes discursos de Rui Barbosa. Poderia se resumir aos 30 melhores, mas com 76, torna-se uma leitura bem cansativa...
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR