O Guia dos curiosos: língua portuguesa

O Guia dos curiosos: língua portuguesa Marcelo Duarte

Resenhas - O Guia dos Curiosos - Língua Portuguesa

suzanim 10/03/2012

É um livro muito bom e muito educativo.Ele nos faz perceber o quão rica é nossa língua, e quão as outras línguas são importantes no nosso "falar".Eu aconselho a leitura àqueles que tem interesse em se aprofundar na língua portuguesa.

Bru 23/04/2011

Guia para uma Curiosa
Terminei há alguns dias de ler O GUIA DOS CURIOSOS. Eu tenho este livro há muito tempo, muito tempo mesmo. Tanto é que eu já havia começado a lê-lo, porém parei para ler outros livros e acabei por esquecê-lo na estante. Então resolvi voltar a lê-lo desde o início, com o objetivo de terminar a leitura desta vez.
Este livro não é de literatura, ou seja, não conta uma história com personagens e complicações que se resolvem no decorrer da leitura. Ele é mais um livro didático do que qualquer outra coisa. Porém o diferencial é que é uma didática interativa, direcionada à língua portuguesa, como já diz no título.
Neste livro encontramos milhares de curiosidades que nos deixam de boca aberta, como por exemplo: a maior palavra da língua portuguesa é pneumoultramicroscopiscossilicovulcanoconiótico, que descreve o estado em que certas pessoas se encontram quando possuem uma doença rara, ocasionada pela aspiração de cinzas vulcânicas. Também aprendemos que puta, em latim, era sinônimo de menina ingênua, pura. E aquelas palavras ou frases que lemos dos dois lados como Arara, luz azul, como se chamam mesmo? Palíndromos. Além de explicar o significado de diversos nomes de pessoas e muito mais curiosidades. Podemos perceber que este livro é bem recheadinho de explicações incríveis sobre a nossa língua.
Eu simplesmente amei o livro. Ele explica tanta coisa que eu jamais pensaria que era da forma que é. Por exemplo, porque é utilizada a expressão AFOGAR O GANSO para referir-se a quem vai fazer sexo? Gente, nem me perguntem, pois eu estou apavorada até agora com a explicação. Então o que eu posso dizer do livro é que ele é muito bom mesmo. Retirou muitas dúvidas minhas e me agregou muito conhecimento.
E o melhor de tudo é que ele é um GUIA, ou seja, sempre que eu precisar de alguma informação que ele contenha eu posso ir direto nela e pronto. Não é um livro que lemos apenas uma vez e memorizamos a história. Não! Este servirá pro resto da vida. Óbvio que não conseguiremos decorar tudo que nele está descrito, mas toda vez que quisermos relembrar é só ler novamente aquela informação específica.
E claro que existem informações ali que nem todos desejamos conhecer. Por exemplo, no livro eles explicam boa parte das expressões utilizadas em um jogo de futebol. O que eu quero saber com isso? Então a pessoa simplesmente passa para o próximo capítulo, sem ter problemas na leitura como quebra de cronologia ou falta de informações necessárias, afinal o livro não segue uma ideia contínua, fazendo com que possamos ler apenas aqueles assuntos que nos interessam.
Adorei o livro e claro que recebeu todas as estrelinhas. O fato de conter informações que não me são interessantes não é motivo para tirar qualquer estrela, pois essas mesmas informações podem ser de grande valia à outras pessoas que lerem o livro. Portanto não é nem de longe um ponto fraco do livro. Simplesmente amei este GUIA DOS CURIOSOS.

Thiago 02/08/2011

Uma ótima distração.
Competente ao que se propõe: conteúdo amplo e bem organizado.
Leitura de caráter consultivo, muito interessante.

O nome diz tudo.

Ana Carolina 23/07/2013

Resenha originalmente publicada no blog Palavra Sonhada
Eu amo curiosidades! Já li outros livros do Marcelo Duarte, como "O guia dos curiosos", "O livro das invenções" e "O guia das curiosas" (o último foi escrito em parceria com a Inês de Castro). Todos recomendadíssimos!
Li recentemente "O guia dos curiosos - Língua Portuguesa" e adorei! É muito legal para quem gosta de ler e escrever, pois podemos entender um pouco mais do surgimento da fala, das línguas e da comunicação em si.
É um livro para ser lido aos poucos, saciando lentamente a curiosidade, dia a dia. Com capítulos bem divididos, fica fácil de encontrar alguma informação específica, como o que é um palíndromo. Se você também é super curioso e quer conhecer mais sobre peculiaridades da língua portuguesa, expressões, origem de palavras, etc não deixe de ler este livro!

site: http://palavrasonhada.blogspot.com.br/2012/01/o-guia-dos-curiosos-lingua-portuguesa.html

Davi 28/11/2015

Um excelente livro! Boa diagramação, texto rico e divertido, ilustrações agradáveis, bem planejado, etc.
Só uma dica: não saia lendo como se fosse um livro literário. Leia meia duzia de paginas por vez e deixe de lado para o dia seguinte, pois é uma leitura agradável, mas bem pesada (no sentido de dar muitas informações)