A falência

Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - A falência

lala.literaria 19/04/2024

Alegria da falência
Amei demais!! Este livro conta a vida de mulheres em meio e uma vida de falências iminentes.
Uma família, agora com somente mulheres restantes, são obrigadas a sobreviver nesse mundo após perder tudo.
História muito divertida e fácil de ler, recomendo.

bellaaRB 16/04/2024

Um clássico que vale a pena ler!!
Comecei a ler por causa da escola e confesso que não tinha muitas expectativas, mas me surpreendi completamente! No começo é um pouco cansativo, mas depois a história fica muito interessante e bem trabalhada.

A autora criou personagens com personalidades muito complexas e diferentes, além de quebrar muitos padrões e estereótipos da época.

O final me pegou de surpresa e achei que ficou excelente na narrativa!

Marina 12/04/2024

A falência (da minha alegria)
Ok, é um livro importante, julia é feminista e uma mulher foda pra época dela, cai no vestibular e bla bla bla bla bla... mas meus deuses que livro chato! Uma cacetada de personagens chatos em um enredo chato com um final mais chato ainda, cada página que passava minha vontade de ir de Francisco Teodoro só aumentava.

gabisjcb 06/04/2024

Demorei muito pra terminar de ler esse livro, infelizmente ele foi uma leitura obrigatória então isso não me motivou muito. Apesar disso, gostei bastante da construção da narrativa e é mto interessante ver o desenvolvimento das personagens femininas naquele contexto. Além das discussões acerca do adultério feminino, tiveram muitos outros assuntos abordados sobre a sociedade da época, ajudando muito na imersão do leitor. Pra época, é impressionante a reflexão da Júlia sobre como a mulher é vista na sociedade

Filipe 03/04/2024

É muito prazeroso ler um livro ambientado em ruas pela qual você passa diariamente, uma divertida sensação de proximidade.

A Falência é uma obra bem interessante no sentido em que todos os acontecimentos principais são comandados ou ?tomados? por figuras femininas, ainda mais quando se considera a data de publicação do livro.

A história é boa, mas senti falta de reafirmações sobre as identidades dos personagens no sentido de nos ajudar a lembrar quem é quem, já que são tantos.

vitoraprado 31/03/2024

A falência - 5/5
Se Machado de Assis fosse bom (e mulher), ele se chamaria Júlia Lopes de Almeida
Talvez esse livro seja uma das maiores surpresas que eu tive esse ano
Uma narrativa que se passa no início do século XX, mas que se mostra extremamente atual, visibilizando o dilema da emancipação feminina e do machismo na sociedade brasileira (resumo: o problema do mundo é o homem)
Apesar de ser um livro publicado a mais de cem anos, tem uma linguagem simples e acessível, que não é nem um pouco cansativa
Adorei a protagonista, já que ela se mostra como uma personagem muito imperfeita, mas que cativa o leitor e faz você torcer por ela, de alguma forma

Daiana 17/03/2024

A emancipação feminina.
Esse livro de Julia Lopes de Almeida trás muitas camadas ao discutir sobre o papel da mulher na sociedade no final do século XIX. A protagonista desse livro é Camila, uma mulher linda e rica, casada com um homem que ascendeu financeiramente devido ao boom das exportações de café que houve nesse período, mas para além de Camila o livro é permeado por inúmeras outras mulheres fortes e sobrecarregadas do trabalho doméstico, na criação dos filhos, nos cuidados com os enfermos e com maridos. Essa autora deveria ser mais lida, as editoras podiam fazer um resgate da sua obra que diga-se de passagem é incrível!

Vivi 16/03/2024

Retrato de um brasil (rio de janeiro do século XIX) que aborda temas atuais com muitas doses de hipocrisia e crítica social. uma falência? sim. abundância na escrita? também.
"que direito teriam uns a todas as primícias e regalos da vida, se havia outros que nem por uma nesga viam a felicidade?"

@tigloko 09/03/2024

"A vida tem ironias: teria ele sido um tolo?"
Além de desenvolver os personagens muito bem, através destes o contexto da época é transmitido de forma envolvente. Gostei bastante desses momentos, quando um personagem passeava pelas ruas e descrevia o dia-a-dia, os lugares, as pessoas. Fiquei surpreso com a facilidade em ler ele, sem duvida foi um dos clássicos brasileiros mais fluídos que li até hoje.

Mesmo que a falência esteja no titulo e não seja uma surpresa, Julia mantém o clima de expectativa lá no alto e o interesse (soltando pequenas ironias ao longo do texto relacionadas à falência), principalmente pelo emocional dos personagens antes do fato. Para depois do fato, ser um excelente contraponto da situação e a mudança que ocorre na dinâmica da família ser ainda mais surpreendente. Achei interessante esse desenrolar antes/depois.

São vários temas debatidos durante as paginas do livro como religião, política, família, sempre com um toque critico e afiado aos costumes. Mas em especial destaque para a construção das personagens femininas na obra, com uma visão totalmente a frente do seu tempo. Os capítulos que desenvolvem Nina e Camila foram ótimos, os melhores da obra.

Recomendo demais

Leitura.antiquada 05/03/2024

Leitura rápida
Texto de fácil compreensão, leitura de época e de fato a autora se expressou bem, me senti naquela época, uma tragicomédia de uma família em ?ascensão?; mentiras, traições, muitos causos.

arthurzito 04/03/2024

Essa leitura me fez pensar sobre a História e em como ela construída de forma a ser excludente, já que é escrita sempre pelo vencedor, a versão do perdedor é deixada de lado e a História se faz num perspectiva de marginalização. Julia Lopes de Almeida foi uma mulher influente, uma escritora de qualidade ímpar, ajudou a construir a Academia Brasileira de Letras, recebeu em em sua casa grandes dos vários escritores importantes do século XX. O seu legado? Deixado de lado, não ingressou na ABL mas seu esposo sim. São detalhes que fazem refletir.
O enredo de "A falência" segue a trajetória da família Teodoro em meados do século XX. Francisco Teodoro é um empresário do café que se casa com Camila, juntos constroem uma família influente na vida urbana carioca. Pelo menos todas as resenhas que eu li já deixam explícito que haverá uma falência seguido do suicídio de Francisco Teodoro. Mas o enredo é construído de forma linear, sem menções ao futuro e com poucos flashbacks do passado, então eu tive durante toda a leitura essa expectativa de um tremendo desastre. Ler o cotidiano dessa família, assitir a vida tumultuada de Francisco, o caso de Camila com dr. Gervásio, as irresponsabilidades do filho mais velho, as aspirações das caçulas e sabendo que tudo isso está por um fio é extremamente inteligente, interessante e bem feito.
Além disso, Júlia Lopes faz um romance cheio de críticas sarcásticas à sociedade carioca e à Igreja, especialmente voltado ao papel da mulher nesses dois ambientes. Camila tem um caso duradouro com médico e amigo da família, dr. Gervásio, e sente a fúria da hipocrisia de suas tias católicas e de seu filho mais velho boêmio e irresponsável (mimado por ela mesma, mas mesmo assim hipócrita). Eu consigo sentir as inspirações que fizeram ela escrever os diálogos, principalmente quando depois da morte do esposo, Camila tem um monólogo que me deixou emocionado. É uma leitura que vale a pena!

Cris 01/03/2024

Acabei gostando!
“Os senhores romancistas não perdoam às mulheres; fazem-nas responsáveis por tudo - como se não pagássemos caro a felicidade que fruimos! Nesses livros tenho sempre medo do fim; revolto-me contra os castigos que eles infringem às nossas culpas, e desespero-me por não poder gritar-lhes: hipócritas! hipócritas! Leve o seu livro; não me torne a trazer desses romances. Basta-me o nosso, para eu ter medo do fim.”

A história deste livro se passa no Rio de Janeiro no final do século XIX. Francisco Teodoro é um português que enriqueceu no Brasil com o negócio do café. Conforme ele começa a prosperar, ele resolve se casar, e então entra em cena Camila, uma mulher linda que vem de uma família humilde.

Eu demorei um tempão para ler, empaquei na leitura. Por conta da época em que foi escrito, o livro apresenta um tipo de escrita mais rebuscado, e os primeiros capítulos foram difíceis de digerir, porém, fiquei feliz por insistir na leitura, porque acabei gostando bastante da história.

A história é tipo um novelão de época, em que acompanhamos a história de uma família abastada, cheia de filhos e agregados. Dos filhos, o único que foi insuportável de aturar é o mais velho, Mário. Ele é o reclamão, só gasta o dinheiro da família e é muito ingrato.

E como toda novela que se preze, temos os galãs e as mocinhas, muitos amores, casamentos por conveniência, brigas, ciúmes, traições e muita fofoca. Eu adorei ver neste livro um pouco de como era a sociedade na época, e achei que a autora fez várias críticas a esta sociedade aqui: o machismo, o preconceito e o maior destaque que foi o papel da mulher nesta sociedade. Interessante notar também, que apesar de já ter sido abolida a escravidão no Brasil, vemos pessoas negras em situações bem desprezíveis.

Se quiser ler, não leia a sinopse, traz um spoiler muito desnecessário!

“Cumpria a sua missão de mulher, adoçando sofrimentos, serenando tempestades e conservando-se na meia-sombra de um papel secundário.”

site: http://instagram.com/li_numlivro

Dora Ies 01/03/2024

A Falência ??????1/2
Livro com alguns termos mais antigos mas mesmo assim fácil de entender.
Tive que ler como leitura obrigatória então por esse fato não gosto muito desse tipo de livro kkkkkkk
Mas assim a história me surpreendeu no final de verdade mas não sinto que é muito mais que isso

Giovana917 25/02/2024

Não esperava que esse livro fosse tão bom e tão fácil de ler. Por ser de um século diferente do nosso ele possuiu comentários bem racistas e machistas mas levando em consideração que a sociedade da época funcionava assim não tenho o que reclamar da historia .