A falência

A falência Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - A falência

@tigloko 09/03/2024

"A vida tem ironias: teria ele sido um tolo?"
Além de desenvolver os personagens muito bem, através destes o contexto da época é transmitido de forma envolvente. Gostei bastante desses momentos, quando um personagem passeava pelas ruas e descrevia o dia-a-dia, os lugares, as pessoas. Fiquei surpreso com a facilidade em ler ele, sem duvida foi um dos clássicos brasileiros mais fluídos que li até hoje.

Mesmo que a falência esteja no titulo e não seja uma surpresa, Julia mantém o clima de expectativa lá no alto e o interesse (soltando pequenas ironias ao longo do texto relacionadas à falência), principalmente pelo emocional dos personagens antes do fato. Para depois do fato, ser um excelente contraponto da situação e a mudança que ocorre na dinâmica da família ser ainda mais surpreendente. Achei interessante esse desenrolar antes/depois.

São vários temas debatidos durante as paginas do livro como religião, política, família, sempre com um toque critico e afiado aos costumes. Mas em especial destaque para a construção das personagens femininas na obra, com uma visão totalmente a frente do seu tempo. Os capítulos que desenvolvem Nina e Camila foram ótimos, os melhores da obra.

Recomendo demais

Layla.Ribeiro 17/07/2020

Deveria ser mais conhecido pela nossa geração
A melhor descoberta literária do ano, a cada página que lia me perguntava o porque que ele ficou esquecido por tanto tempo sendo que ela já foi um sucesso. Escrita muito boa, consegue me transportar para o Rio de Janeiro do século XIX, ele da uma aula boa de história sobre a sociedade e economia da época, personagens bem construídos que acabamos nos apegando algum deles. Júlia crítica a sociedade, a elite, a religião e a hipocrisia de maneira geral, sem dúvidas ela estava a frente do seu tempo ao falar sobre o papel da mulher e questionar sobre esse assunto. Maravilhoso, delicioso de ler e empolgante.
Suely Cristina 12/01/2021minha estante
Estou amando!

Vania.Cristina 29/07/2023

O protagonismo é de uma pequena coletividade: uma família
Mais uma mulher brasileira, intelectual e de sucesso, que foi apagada da história cultural brasileira. Um absurdo isso! Ainda bem que está sendo minimamente lembrada agora. O livro é ótimo, fluido, com personagens sólidos. Julia publicou A Falência em 1901, trata-se de uma livro do Realismo com pitadas do Naturalismo. Traz crítica social e não idealiza personagens e suas relações. Fala da miséria na cidade, critica a burguesia e suas hipocrisias: traição matrimonial, ambição desmedida, vaidade fútil... O Naturalismo buscava estar antenado com o pensamento científico e registrar isso em suas obras, mas o determinismo e o darwinismo social, pensamentos correntes na ciência da época, hoje estão ultrapassados. Por isso alguns trechos da obra podem parecer ofensivos a nossos olhos quando trata de questões raciais. Mas Julia era uma mulher que defendia direitos civis, a abolição da escravatura, a autonomia das mulheres, o sufragismo e a República. Tinha um pensamento à frente da sociedade da época. Interessante que àprincípio o comerciante Teodoro parece ser o protagonista da história, mas não é. O protagonismo é da família como coletividade, e conforme a história toma corpo, ele passa a ser cada vez mais das mulheres dessa família. Vale dizer que a protagonista da história é a própria falência, mas a falência dessa família em especial. Achei o final surpreendente, principalmente os últimos parágrafos.

Ana Sá 04/09/2021

Romance urbano (clássico) escrito por uma mulher
Gostei!

Não vou mentir: a narrativa segue um pouco morna, mas muita se amarra na reta final... Se considerarmos o contexto de publicação, tornam-se mais interessantes o perfil e a trajetória de algumas personagens mulheres. Para mim, não foi uma leitura nem muito marcante, nem muito prazerosa, mas é evidente a qualidade do romance, então foi sim uma leitura que valeu a pena.

Um romance urbano situado na transição do séc. XIX pro XX, no RJ, que não fecha os olhos pras desigualdades socioespaciais da época. Questões raciais e de gênero aparecem de uma forma crítica, ainda que a autora faça uso de termos/imagens que hoje podem (/devem) ser questionados.

Soa paradoxal, mas minha impressão foi: a narrativa é morna, mas a escrita/ o estilo de Júlia Lopes de Almeida é bem dinâmico, quase teatral. A transição dos acontecimentos (ou cenas) se dá com rapidez, sem rodeios. Não é uma leitura pesada.

Sobre a edição da Unicamp: a apresentação feita por Regina Zilberman é uma verdadeira aula! Porém, para quem foge de spoilers, talvez seja melhor encará-la como um posfácio (eu li metade como prefácio e metade como posfácio rs). Mas vale muito mesmo a leitura desse paratexto. No final, tem ainda um resumo de cada capítulo. Unicamp cuidou bem dos leitores!

misy 08/09/2022

falência dos valores sociais
júlia, como pode ser uma escritora tão genial e, mesmo assim, nunca lembrada na literatura brasileira?

agradeço à unicamp por me dar à oportunidade de ler essa obra; o contexto dela é um brasil após a proclamação da república, marcado por instabilidade econômica e social. conta a história de uma família, na qual o patriarca é o francisco teodoro, homem português de origem humilde, sem muito estudo, porém que enriquece com a venda cafeeira e torna-se parte da burguesia. objetivando construir uma família e repassar suas conquistas, casa-se com camila. com ela, possui quatro filhos: mário (que não gosta de trabalhar), ruth (amante da arte) e as gêmeas raquel e lia (amadas pelos seus pais e que alegram a casa).
além disso, os outros personagens são extremamente importante para a construção da narrativa, como a liderança que nina adquire para coordenar a casa após o suicídio do teodoro, quando esse último perde todo o seu capital.

a história aborda diversas vezes a religiosidade, o racismo e inclui pensamentos das personagens femininas acerca dos papéis que a mulher deve exercer, impostos pela sociedade. esses temas sociais, incluso o adultério, são o foco da obra. no final, o romance mostra que as mulheres conseguem ser independentes e garantir o próprio sustento, sem um homem na casa.

é um livro com leitura consideravelmente fácil (para a escrita da época), e uma ambientação que, no início, pode ser entediante, entretanto torna-se interessante de ler. as contrastantes descrições entre o ambiente dos trabalhadores braçais e o escritório, entre as diferentes reações entre um homem cometer traição e uma mulher fazer o mesmo e, por fim, o luxo nos palacetes e as ruas mostram como essa autora merece mais reconhecimento!!
ajsjad 08/09/2022minha estante
Parabéns pela resenha; me instigou ainda mais a ler esse título ;)

Ceellyrossi_ 19/08/2023

Foi um livro que live que ler meio obrigada, mas me surpreendi com a história. Adorei e super leria de novo

helena 22/01/2022

?maldita a natureza, que a fizera, a ela, só para o amor!?
esse livro fez pra mim tudo o que madame bovary não fez em relação ao plot incrível de traição (com um plot twist no final q eu fiquei chocada e amei mto mto), e pra melhorar mais ainda o livro se passa durante o ciclo do café, no rio do século xix, q fez com q eu ficasse sorrindo igual uma palhaca toda vez q ela mencionava um lugar q eu conheço kkk

e a escrita é incrível, marquei o livro todo, as descrições são feitas tão bem, e o livro, querendo ou não, apesar de não ser explicitamente feminista, tem umas frases e partes falando sobre o direito de voto da mulher, a desigualdade e sobre o fato das mulheres serem mto julgaras e condenadas pela sociedade e na própria literatura.

além disso, a escrita, pra um clássico, é mto fácil de entender, e tem personagens mto bem construídos, com personalidades bem distintas. foi mto bom pra mim, q não leio mtos clássicos nacionais (preciso mto ler mais, sério), então acho q pra quem tbm não tem mto hábito vai ser ótimo de ler

babalu 31/07/2023

Um livro que eu nunca leria por vontade propria mas de certa forma é ate instigante aas reviravoltas, traicoes e mortes e tudo mais foi ate uma leitura legal

Mayara945 25/05/2021

Declínio de uma família
O livro retrata a história de Francisco Teodoro, um português que faz fortuna no Brasil por meio do comércio de café. Ele casa-se com Camila, uma mulher de origem pobre que vê no casamento arranjado uma forma de ascensão social. Juntos eles tem quatro filhos: Mário, um jovem mimado que vive para esbanjar o dinheiro do pai; Ruth, uma pré-adolescente com um amor intenso pela música e pela natureza; e as gêmeas espoletas de 6 anos, Lia e Rachel. Junto a família também vivem Nina, sobrinha de Camila e a empregada (ex-escrava) Noca.
Ao longo do livro, a autora explora a personalidade de cada personagem, especialmente das mulheres, dando ênfase aos costumes machistas e segregadores de sua época. O livro também tem fortes críticas a desigualdade social vivida no Brasil e a alienação das classes mais ricas quanto ao sofrimento dos mais pobres.
Sem dúvidas, é uma obra-prima da literatura brasileira. Uma grata surpresa. Apesar do enredo demorar muito a se desenvolver, vale a pena persistir na leitura.

profuilma 21/07/2021

Adorei o livro! É uma leitura que nos envolve com histórias de vidas que se misturam. Ele traz a descrição detalhada dos ambientes, dos personagens, aborda a religiosidade, a riqueza do comércio do café, a pobreza dos ex-escravos, a boêmia, a hipocrisia social e a condição da mulher. Retrata, ainda a falência financeira, mas, sobretudo, a falência de alguns valores humanos que vão se reformulando pela força dos personagens.
O núcleo principal do enredo é composto por Francisco Teodoro, um imigrante português que enriqueceu com o comércio do café e casou com Camila, uma jovem linda de origem humilde. Eles tiveram 4 filhos: Mário, o mais velho, um boêmio que se envolvia com belas prostitutas; Ruth, a filha do meio, uma excelente violinista; e as pequenas gêmeas Lia e Raquel. No casarão em Botafogo, residem, ainda, Noca, uma ex-escrava que cuida das tarefas domésticas e Nina, a sobrinha de Camila, uma jovem tímida e bondosa que está sempre cuidando da família. A vida no casarão é de fartura e festas. Por isso, repleto de agregados que trazem novas camadas e surpresas ao enredo.

okkmaria 08/08/2021

Esse livro me fez parar de odiar clássicos
Li pro vestibular e me APAIXONEI, não consigo nem colocar em palavras o quanto eu amei essa leitura, são muitos pontos positivos mas vou deixar um que foi essencial: a ironia na escrita (não vou falar muito dissso pra nao dar spoilers). Fora que os poucos diálogos políticos desse livro são impecáveis e a história é bem construída.
Um dos únicos pontos que me incomodou foi que senti que tudo ficou entulhado no final, um monte de informações que poderiam ser distribuídas ao longo do livro.

isapoirot 17/11/2020

júlia lopes tem uma escrita realmente cativante! apesar de ser uma leitura obrigatória pro vestibular, foi um livro leve e fluido, diferente da escrita densa de muitos autores antigos nacionais.
apesar de ter encontrado alguns termos pejorativos um pouco racistas, sei que o contexto era outro e muitos escritores homens que utilizavam esses termos continuam sendo divulgados ainda hoje. além disso, apesar de forma sutil, júlia lopes conseguiu trabalhar com algumas pequenas alfinetadas a ideia da emancipação da mulher, podendo esta escolher servir ou não o seu marido, casar-se ou não, ter objetivos maiores que o amor como a música e os negócios. no entanto, essa ideia foi muito mais trabalhada nas filhas da personagem principal, que não tiveram tanto destaque como a mãe.
enfim, vale a pena leitura! a escritora realmente merece mais destaque do que lhe foi permitido, tendo suas obras ocultadas na época simplesmente por ser mulher.

Marcelo217 15/06/2021

Realismo/Naturalismo que ninguém fala
Esse é um daqueles livros dos quais ninguém fala e que acaba sendo soterrado pelo clichê canônico masculino que todo mundo conhece. Na graduação, mesmo, inclusive, citam brevemente essa escritora e esse livro, que por sinal, é maravilhoso.

Pelo período de publicação, o livro se encaixa muito nas tendências da época. O livro é um exímio exemplo do Realismo/Naturalismo brasileiro.

A crítica social é presente em toda a história e em todos os núcleos. Contemporâneo da ascenção e queda cafeeira no Brasil, a história irá narrar famílias e personagens do Rio de Janeiro no seu cotidiano. A falência e o adultéreo são os temas centrais da história, mas dão espaço à critica da igreja católica, o comportamento da alta sociedade e também a discriminação racial. Praticamente todos os personagens são envoltos de defeitos e possuem péssima reputação, o que me agradou muito na história, mesmo não simpatizando com 90% dos personagens, foi esse retrato fiel a esses núcleos sociais da época.

Acho que a proposta maior da autora foi retratar essa resiliência das personagens femininas em lidar com os contratempos da vida. Quando a vida de luxos se transformam em tempos dificeis, as personagens tentam dar a volta por cima. Um toque aí de feminismo ao retratar o poder de adaptação de Ruth, Nina, Noca e até mesmo de Camila, casada e desejada por vários, vive um adultéreo sem um desfecho conveniente para ela.

O livro é muito bem escrito. A autora tem dominio de assuntos e passeia por diversos ambientes, descrevendo-os e mantendo as características dos lugares e assuntos retratados na história. Uma pena não se ouvir falar tanto dela. Sem dúvidas, uma história para se figurar entre as de Machado de Assis e Aluisio Azevedo.

Ruannita 21/11/2021

Narrativa maravilhosa
Esse foi o meu primeiro contato com a obra dessa autora, desde a primeira vez que ouvi falar de "A Falência" no booktube brasileiro fiquei instigada a realizar a leitura. A booktuber do canal "Vá ler um livro" realizou uma leitura coletiva que por motivos de trabalho e faculdade não segui o cronograma de leitura mas as aulas e encontros estão disponíveis no canal (fica a dica).

O livro conta com personagens cativantes, um plano de fundo no Rio de Janeiro no início da República bem explorado, falência (é claro!) e exalta a autonomia da mulher, coisa muito rara na época em que foi escrito. Gostei de como o arco de todos os personagens se encerraram no fim. Todos tiveran um destino e não ficou nenhum fio solto na trama.

Deve ser lido com calma, sem atropelos e só assim desfrutará dessa história que fará você buscar por mais livros da autora, tenho certeza disso!