O Corno que Sabia Demais

O Corno que Sabia Demais Wander Antunes

Resenhas - O Corno que Sabia Demais

Che 21/10/2017

QUADRINHO RODRIGUEANO
Fui ler como quem não quer nada essa HQ nacional de um certo Wander Antunes e acabei sendo grandiosamente surpreendido por um produto de humor adulto muito melhor do que eu esperava. Trata-se de uma coletânea de 'contos' no formato da nona arte, ao estilo "A Vida Como ela É", embora com muito mais leveza e ainda mais cinismo.

Conforme o próprio Antunes faz questão de situar logo no começo, é uma 'chanchada noir' com um detetive que investiga casos extraconjugais (estilo J. J. Gittes do meu filme noir favorito, "Chinatown"), cercado de personagens que seriam pouco típicos na literatura noir estrangeira, mas que caem como uma luva para a cultura tupiniquim. O Bonitão, por exemplo, me parece saído diretamente da peça "O Pagador de Promessas".

Mas a influência mais clara da HQ, que o próprio autor também faz questão de escancarar, é mesmo Nelson Rodrigues. A começar pelo fato de todas as narrativas curtas se situarem no Rio de Janeiro dos anos cinquenta (com direito a mencionar o suicídio de Getúlio Vargas logo de cara) e várias gírias características da época (algumas infelizmente Antunes usa de modo muito repetitivo, como 'espeto'). A melhor e mais divertida narrativa, que é a história que dá título ao volume, me lembrou demais "A Mulher Sem Pecado", primeira peça do dramaturgo pernambucano.

Há outras histórias ótimas (todas são, embora algumas sejam melhores), como a do velho no asilo, que até se dá ao direito de fazer sentenças estilo rodrigueano, como "todo velho é um FDP". O traço é de vários artistas, mas bem homogêneo e cartunesco em todos os 'contos'. Pra quem gosta de Nelson Rodrigues - é um dos meus autores nacionais favoritos - e tem uma queda por literatura noir com humor claramente malicioso, mas plenamente abrasileirado, é uma ótima pedida.