Guerra e Paz Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz - Vol. 1

Renata Rezende 07/04/2023

Nunca levei tanto tempo para ler 360 páginas. ?

Vou entrar no volume 2 e espero que tenha mais tempo para dedicar. A história é muito interessante.

Johnny Blue Heart 14/10/2022

All those russians?
É preciso reconhecer a nossa pequenez diante dos grandiosos russos: entre eles, Tolstói. O autor criou um romance para narrar a invasão napoleônica coração do império russo adentro. Não ousarei redigir uma resenha de tamanho épico como o livro, mas em uma dado momento do livro o próprio escritor resume a obra em duas páginas. A experiência da leitura reforça a grandeza e a grandiosidade do traço e do conteúdo expostos por Tolstói. O brinde ocorre no epílogo, em que, ao longo de quase 200 páginas, é-nos apresentado um tratado sobre o poder, o objeto de estudo da História e a liberdade dos indivíduos. Magistral!

Dafneness 24/06/2022

Jantares e Mexericos
Esse romance tem uma excelente qualidade, que o precede, por isso, tudo o que eu possa comentar sobre ele me parece supérfluo. Mas vamos à minha experiência.
Comecei lendo no formato e-book e já adianto que, para mim, não funcionou. Esse primeiro livro faz um panorama de cada personagem e das famílias principais, mas a questão é que são muitos personagens, por isso a lista de nomes e também os mapas das batalhas presentes nas primeiras páginas dessa edição são muito úteis pra consulta. A edição de bolso em si é uma aliada nesse quesito, porque permite idas e vindas nas páginas com mais facilidade.
Sobre a história em si, como é agradável ler algo tão bem escrito! Algo que me impressionou bastante foi a forma de deixar os leitores conhecerem os personagens não por enfadonhas descrições, mas por meio dos seus pensamentos e de suas falas, de modo muito eficiente e fluido. Confesso que o início pode ser sim um pouco complicado, pois são muitas coisas acontecendo, mas uma vez que você pega ritmo, parar de ler não é mais uma opção.
Outro destaque é o contraste entre o front da guerra e o ambiente aristocrático de Moscou. Enquanto as coisas mais impactantes acontecem em batalha, inclusive as reflexões mais profundas (muitos grifos foram feitos aqui), nos salões de festa tudo é mais raso, superficial, como diz Bóris ?Nós, aqui em Moscou, preocupamo-nos mais com jantares e mexericos do que com política?. Há um certo humor nisso. Aliás, claro que o senso de humor de Tolstói se faz notar na narrativa (muitas vezes me peguei rolando de rir!).
Às vezes o horror da guerra me fez sentir saudade dos mexericos moscovitas, mas ela está acontecendo e revelando o que há dentro de cada um. O livro promete uma jornada pela alma humana e eu já embarquei bem antes de perceber.
Virgínia Woolf teceu uma belíssima recomendação dessa leitura, presente na contracapa, então, me vejo na obrigação de endossar.
Já estou ansiosa pela parte dois.

Adriana261 23/04/2022

Expectativas frustradas
Guerra e Paz é o livro que eu tenho como meta ler antes de morrer. Não sei o que eu esperava, mas o que encontrei nesse primeiro volume que se divide em três partes: uma primeira parte mediana, a segunda entediante e a terceira volta a melhorar um pouquinho, tanto que você consegue chegar ao fim. Deve ter uma razão para ser um clássico.
Se vou ler os outros volumes? Sim, certamente, mas não seguidos. Quem sabe daqui uns dois meses volto para encarar o volume 2 e quem sabe Tolstói me surpreenda positivamente. Veremos!

Mateus293 10/08/2020

ÚNICO
uau, monumental e grandioso, bem escrito e bem pesquisado, riquíssimo em realismo... uma experiência incrível e única ao ler esta parte inicial dessa obra titânica.

Rebeka.Cirqueira 14/04/2020

Guerra e Paz vol 1
Guerra e Paz, considerado um clássico da literatura russa e mundial, nos apresenta uma Rússia Czarista em meio as guerras napoleônicas. Acompanhados cinco famílias importantes, os Rostov, os Bezukov, os Bolkonski, os Drubetskoi e os Karaguine. Suas vidas sociais como nobres e suas desventuras em meio a guerra.
Esta edição foi dividida em 4 volumes, sendo o primeiro composto pelos 3 primeiros livros. Essa edição acompanha um índice com os integrantes de cada uma das cinco famílias, um índice histórico e alguns mapas.
Apesar de ter uma escrita fácil, o livro é recheado de personagens o que pode ser algo confuso, principalmente nas cenas de guerra. Além da organização do governo, com seu czar, príncipes e princesas e outros cargos.
Algo que me chamou a atenção foi o nome do meio dos personagens, dado a partir do nome do pai, mas com terminação feminina ovna ou evna e masculina ovich ou evich. Também estou acompanhando a minissérie da BBC de 2016 e estou gostando muito, apesar de só ter assistido um episódio ??.

Eduardo Kaliniewicz 27/01/2020

Guerra & Paz parte I
"(...) mesmo se você sabe que nunca fez nada de bom, não se sente tão mal, pois Tólstoi realiza o suficiente por todo mundo.

A. Tchekhov
Igorsiecz 28/01/2020minha estante
Entendi foi nada dessa frase huehuehe

Rafaela 14/10/2018

"Se as pessoas fossem para a guerra só por convicção não haveria guerra". Guerra e paz, Leon Tostói. Pág. 27. Vol. 1

DeiaMolder 13/08/2018

Guerra e Paz
O que achei de Guerra e Paz?
A impressão que me deu é que Tolstoi simplesmente queria falar sobre guerra. Para isso usou como fio condutor a vida em sociedade de algumas famílias aristocratas da época. Essa parte da narrativa foi deveras fútil e enfadonha, mas quando a guerra os atinge alguns até começam a refletir sobre suas vidas. Pedro e André são personagens interessantes, Pedro passa a história toda tentando amadurecer e enfiando os pés pelas mãos, já André amadurece rapidamente por causa de sua imersão no front de batalha.
as batalhas do lado russo chegavam as raias da burrice, russos não sabiam o que faziam. Já os franceses sabiam bem o que faziam, mas depois da invasão de Moscou se perdem e perdem a guerra. Se é que é relevante quem perdeu ou quem ganhou, haja vista a quantidade de vidas dizimadas por conta de uma loucura.
Tolstoi vai fundo em suas conclusões do porquê os homens fazem guerra que me deu a impressão do prazer que teve em discorrer sobre o assunto. Tive uma experiência única em ler essa obra, vários sentimentos permeavam a minha leitura até a desistência andou me rondando, mas aguentei firme.

Gabriel Moura 17/02/2016

Guerra e Paz
Duas situações tão oposta e mesmo assim tão desejadas. Guerra e Paz mostra como a invasão de Napoleão Bonaparte à Russia em 1812 foi vista pela corte russa. O livro é bem interessante ao retratar a sociedade russa, com suas festas pomposas contrastando com a miséria do povo, com a aristocracia dividida entre o horror e a idolatria à Napoleão, tudo permeado pela religiosidade. O jogo da política, as intrigas da corte e as tramas da sociedade com seus casamentos arranjados e suas paixões proibidas são descritas de forma instigante. Os horrores da guerra vividos pelos mais altos dignatários russos, que mantinham sua fé em Deus e no Czar com a mesma intensidade. Tudo muito bem descrito por Tolstói.
O cenário são as Guerras Napoleônicas entre 1805 e 1815, mas o que mais chama a atenção são os personagens: a aristocracia russa e suas peculiaridades.
Observação: Esta versão faz uma compilação do original que possui mais de mil páginas e uma centena de personagens. A leitura fica mais agradável e inteligível. Continua sendo um clássico da literatura.

site: https://resumodelivro.wordpress.com/2016/02/16/guerra-e-paz/

Mad28 22/12/2015

Depois de ouvir tantos elogios a este grande clássico decidi aventurar-me na sua leitura e, infelizmente, não gostei tanto como a maior parte das pessoas. Se vou ler os 3 que se seguem a este? Sem dúvida, mas não estou super curiosa e ansiosa para ler o próximo.
Este livro vai seguir a batalha entre a Rússia e a França e muita da nobreza (e alguns soldados) envolvidos, como o príncipe Andrei (uma das personagens principais mais acompanhadas) que parte para lutar na guerra nos primeiros capítulos do livro.
Quanto à obra em si, acho que existem demasiadas personagens, o que torna tudo mais confuso. Para ser mais fácil ler, comecei por fazer uma lista das personagens, o que não correu bem e tive de desistir logo porque eram demasiados nomes.
Outra coisa que dificultou a leitura foi o facto de que está sempre a mudar de ação, ou seja, numa altura acompanha algo que está a acontecer num sítio e a seguir já está num sítio completamente diferente, o que também acaba por dificultar, e muito, o fluir da leitura.
O livro em si eu achei muito chato e algumas personagens muito irritantes, e foi um livro que realmente me custou a ler, apesar de, para o final, o livro ficar melhor e a ação deixar de ser tão chata. Uma vez que a ação se torna muito melhor para o fim eu realmente acho que este primeiro livro quase todo foi meio que uma introdução para toda a verdadeira ação da guerra que começou nos últimos capítulos deste primeiro volume e que, espero eu, vai continuar nos outros todos.
É um livro que eu acabo por recomendar só mesmo por ser um clássico e porque eu vou ler os outros 3 na esperança de que melhore.
Resenha completa e frases/quotes no site a seguir

site: http://presa-nas-palavras.blogspot.com/2015/12/guerra-e-paz-resenha.html

Hellen 15/08/2012

comentário
Minha intenção não é de fato resenhar muito menos definir ou resumir “Guerra e Paz”, defini-lo seria limitá-lo. Este livro é simplesmente fantástico, aborda questões sociais da Rússia durante as Guerras Napoleônicas neste país. Cada personagem tem suas particularidades, seus desejos e hipocrisia, assim como todo e qualquer ser humano. As personagens representam o interesse das pessoas da época, interesses estes ainda atuais na sociedade contemporânea.
Sem dúvida um dos melhores livros que li.
Hellen 03/01/2016minha estante
"interesses estes ainda presentes na sociedade contemporânea.
Sem dúvida um dos melhores livros que li".

Amanda Fernandes @livroslidospormim 28/07/2018minha estante
undefined