Literatura e Revolução

Literatura e Revolução Leon Trotsky

Resenhas - Literatura e Revolução

joaoggur 11/01/2022

Arte revolucionária?
Nesses escritos, Leon Trotsky comenta sobre um ponto específico da Revolução Russa, acontecida anos antes: como seria a arte pós revolução?

Trotsky realmente tinha um desprezo enorme pela burguesia. Esse desprezo é tão exacerbado que, toda a literatura criada na época que os burgueses dominavam a Rússia, deve ser esquecida e excluída. Para ele, a ditadura do proletariado so realmente se prosperaria com o pais realmente se destacando de todas as amarras que ainda se prendiam a burguesia. Defendia isso, pois como ele mesmo falava, tudo que fora produzido na época burguesa seria como uma cria da burguesia. Eu veementemente discordo. Não é porque algo foi feito em uma época de sofrimento e dor que, consequentemente, será uma cria desse período: posso pegar como exemplo a época da ditadura militar no Brasil, o que mais tínhamos era literatura, filmes, e músicas contra o que se passava na época. Então é uma enorme blasfêmia taxarmos toda a arte russa pré-revolução como uma desinência dos poderosos.

Mesmo eu discordando do que foi lido, para quem tem embasamento sobre os acontecimentos russos em 1917, até que é uma boa leitura.