Contos de Aprendiz

Contos de Aprendiz Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Contos de Aprendiz

1 | 2 | 3 | 4

fernanda 02/08/2022

"Não deixaria a mulher para chamar ninguém. Sabia que não
poderia fazer nada para ajudá-la, a não ser sentar-se à beira da cama, pegar-lhe nas mãos e esperar o que ia acontecer.
"

Flávia 21/07/2022

Terminei
Não foi uma leitura que eu amei, foi um pouco cansativo. Mas alguns contos são legais e interessantes.

vitoria293 17/06/2022

Lindo
Todo o livro é incrível, mas o posfácio é a melhor parte! Simplesmente espetacular, eu estou maravilhada com os detalhes dessa edição!

Homelia 06/05/2022

Sempre fui apaixonada na literatura brasileira, lembro da primeira vez que li Carlos Drummond, de início fiquei confusa, e depois me apaixonei. Suas construções são únicas, seus ideais são perceptíveis e faz uma enorme diferença nas críticas. Este foi o primeiro livro que eu li dele, e inclusive, é o seu primeiro livro de contos. É nostálgico, e ao mesmo traz um sentimento infantil que não tenho sequer um vocábulo a designar, é simplesmente sensacional.

Isadora.Oliveira 23/04/2022

Contos de aprendiz
O livro é muito bom, mesmo não sendo o meu tipo de leitura, acabou que o li muito devagar, talvez mais pela escrita com palavras e modos desconhecidos do que pelos contos, esses eu gostei bastante da maioria.
A doida, com toda certeza foi o que mais mexeu comigo, lindo e trágico.
Câmara e cadeia muito bom tbm, gargalhei gostoso com algumas partes, acontece.
E por último, O gerente, que homem doido era aquele, as casadas, e viúvas, que se cuidem.
No mas, gostei. É isso.

pedro villar 17/03/2022

Drummond tem altos e baixos nesses contos. Gosto bastante dos primeiros, focados na infância, e naqueles que são observações de cenas cotidianas. Agora , alguns eu não consegui entender muito bem o propósito, em especial o maior conto do livro, O Gerente, que pra mim foi bem qualquer nota.

No geral uma coletânea de saldo irregular mas positivo.

Min 29/01/2022

"De repente nasci, isto é, senti necessidade de escrever"
Primeiro livro de contos que li e logo de início a experiência foi muito agradável, já me senti conectada com a história porquê o primeiro conto 'A salvação da alma' me lembrou a minha infância e arrancou de mim altas gargalhadas!

Em 'Flor, telefone, moça' apesar de já saber o desfecho fiquei com um pouco de medo, ainda mais que tava lendo de noite e os mais velhos já me contaram histórias parecidas quando criança. E o que dizer de 'O gerente' fiquei intrigada demais e até hoje não sei dizer se o Samuel é culpado ou não, como pode?! Haha talvez eu tenha sido influênciada pelos seus encantos.

Até agora já li duas obras do autor e o meu hype de ele se tornar um dos meus autores preferidos só cresce

Vivi 11/01/2022

Contos de aprendiz
Estou retornando com as leituras agora e talvez não tenha sido minha melhor leitura, não consegui me aprofundar muito.

No entanto não é necessário isso para ressaltar o quão magnífico é a escrita de Drummond.

Biel 09/01/2022

Faz jus ao seu título
Na primeira leitura do ano, conheço o lado prosador de um dos meus poetas favoritos. Devo dizer que, apesar dos contos serem bem construídos, não chegam aos pés do que Drummond fez na poesia. Mas, acredito que ele tinha consciência que esta obra daria apenas os primeiros passos no gênero, por isso a nomeou de "Contos de Aprendiz".

A edição que eu tenho conta com um prefácio do José Castello, mais uma cronologia e uma bibliografia do autor.
No total, são 189 páginas, com 15 contos, sendo que o menor tem quatro páginas e o maior vinte e oito.

O que deve esperar desta obra ?
Carlos Drummond nos entrega uma obra bem equilibrada. Os contos oscilam, com naturalidade, por histórias bem interioranas, como "A Salvação da Alma" e o "O Sorvete", e até se arrisca em algo mais fora da curva como "O Gerente", a história sobre um homem que mordia dedos alheios. O humor mineiro do autor está presente em alguns contos.

Recomendo para uma única leitura, pois não há grandes motivos para manter em sua estante.

lau 30/05/2021

Um conjunto de contos que mostram situações do cotidiano de formas que você provavelmente nunca viu. Recomendo muito!

Di Morais 04/04/2021

Contos de Aprendiz
Lindos contos do mestre Carlos Drummond de Andrade pra nos fazer pensar e ao mesmo tempo esquecer um pouco essa realidade tão conturbada. Super recomendo.

Guilherme.Oliveira 01/02/2021

Livro de escrita simples, como característica do poeta.
Avaliei como bom mas sinto que estou sendo injusto, afinal, Drummond é meu preferido!

Alguns contos tem o modo único de cativar do autor, mas outros não me senti tão ligado com a escrita.

_linamayra 28/12/2020

Carlos sendo perfeito
Sempre gostei de poema e o primeiro poeta que me inspirou foi o Carlos, esse foi o primeiro livro que li dele no tempo, e hoje tive o prazer de ganha-lo e poder ler ele de novo.

Clara 04/09/2020

Descobri que uma lenda urbana é um dos contos desse livro, é o da Flor, telefone, moça, com certeza foi o que mais me empolgou no livro. Fora esse conto, eu gostei bastante de A Doida, gera muitas reflexões.

1 | 2 | 3 | 4