Contos de aprendiz

Contos de aprendiz Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Contos de Aprendiz

Maria 07/03/2024

Eu juro de verdade, eu me esforcei para entender algum conto e eu não entendi porcaria nenhuma e foi exatamente por isso que eu não gostei

Ba Lima 06/12/2023

Contos de Aprendiz - Resenha
''Contos de Aprendiz'' é um livro que aborda, de maneira geral, a forma como o Brasil se deslumbrou com o surgimento do cinema, do telefone, televisão e outras modernidades importadas da Europa. Seguindo um caráter geral, as quinze histórias apresentam a infância, o êxodo rural e a urbanização/industrialização da capital e dos grandes centros urbanos.

Em relação ao enredo das histórias, elas tratam de impressões efêmeras, acontecimentos insólitos e cenas do cotidiano (tanto do cotidiano do século XX, quanto da contemporaneidade), a partir disso, são comuns cenários como conversas em ônibus; diálogos em restaurantes, sorveterias, escolas; passeios de bonde, entre outros.

Ademais, o narrador apresenta ao leitor contextos singulares, visto que narra atitudes do presente, do passado, faz reflexões sobre a vida, relembra histórias curiosas, vivências e memórias.

Não mais, Drummond também aponta um olhar crítico sobre o contexto de alguns contos, como a vida na pobreza, a participação da violência na formação de identidades, a dificuldade no acesso à educação, a presença da Igreja Católica na cultura brasileira, o abandono de idosos, a designação do trabalho doméstico às mulheres, o abuso da mão de obra trabalhadora, a ausência de acesso ao saneamento básico, o descaso governamental, a industrialização do campo, a busca pelo álcool como forma de lidar com problemas, a importância da relação de animais com seres humanos, entre outros.

A titulo de curiosidade, meus contos favoritos foram: ''A doida, Presépio, Beira-rio, Flor telefone moça, A baronesa e O gerente''.

De acordo com minha leitura do posfácio, essa obra foi uma espécie de ''treino'' para Drummond, já que ele não tinha o hábito de escrever contos, por isso, acredito que esse livro merece atenção, já que muitos leitores só estão acostumados com o Drummond poeta.

Ba Lima 06/12/2023

Contos de Aprendiz - Resenha

jota 11/09/2023

Drummond cronista e contista, mas acima de tudo poeta
Meses atrás, ao findar a leitura de Boca de Luar, coletânea de crônicas de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), cometei que o autor escrevia poesias por prazer, enquanto que suas crônicas eram encomendadas pelos jornais, então me pareceu que ele sempre se saiu melhor como poeta, claro.

O mesmo ocorre com as histórias curtas desse volume – elas são catorze propriamente, mais uma pequena novela, O Gerente –, Contos de Aprendiz (1951), embora elas contenham uma grande carga de sensibilidade, que os melhores poetas também conseguem imprimir aos seus textos em prosa.

O que se pode encontrar nesses contos? Destaca a Companhia das Letras: “(...) memorialismo, o relato da vida acanhada no interior do Brasil do início do século XX, a observação do cotidiano mais miúdo, uma ironia gentil, a observação - despida de qualquer sentimentalismo - da inevitável passagem do tempo. Tudo arranjado com delicadeza e inteligência.” É exatamente isso, sem tirar nem pôr.

Destaque para os três primeiros contos: A Salvação da Alma, O Sorvete e A Doida, além da novela citada e também para essa edição de 2012, trazendo várias fotos de Drummond e de algumas capas de seus livros. Há ainda um extenso posfácio de Ana Paula Pacheco e uma útil cronologia com os principais acontecimentos da vida do autor e de sua obra.

Lido entre 01 e 09 de setembro de 2023.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 28/08/2023

Sobre Contos de Aprendiz de Drummond

O livro perfeito para ler durante aquela longa viagem de ônibus enquanto você transita pela cidade!
Foi exatamente isso que pensei enquanto lia no ônibus esse achado de apenas R$: 2,50 em um domingo na praça.

Drummond não escreveu muitos contos ao longo de sua carreira, por isso é tão importante ler essa obra que parte para o lado da ficção.
Esses 15 contos giram também em torno da poesia do autor, mas de uma maneira mais leve e cômica ainda.

Não posso deixar de mencionar os meus contos favoritos, (os quais não entrarei em detalhes) que nos instigam e ao mesmo tempo nos fazem refletir e rir bastante!
O sorvete
A doida
O gerente
Extraordinária conversa com uma senhora de minhas relações
Um escritor nasce e morre

É inegável o talento de um dos nossos maiores escritores e nesse livro podemos acompanhar uma outra narrativa que passeia por histórias únicas e que claro, só poderiam ter sido escritas por ele!

Leiam! Leiam "Contos de aprendiz", enquanto você toma um café, está na companhia do seu pet, ou transita pela cidade!
É genial!

"Os rostos que conhecemos são a síntese de vários flagrantes sucessivos e superpostos, máscaras, perfis e ângulos não raro divergentes, mas que a convivência elabora num todo compatível."

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Eu poeta 22/08/2023

"a salvação da alma"
Vocês, criados em cidade grande, não se espantem com esse jeito de nossa infância no interior. Ah, no interior se briga muito. Até mesmo no meu estado, símbolo de ordem e moderação, terra de bois pacificos e de políticos suaves e bem comportados...

Ivanildo16 24/06/2023

Um mestre aprendiz
Contos de um aprendiz mostra um lado diferente da escrita de Drummond que ainda não conhecia. Estava acostumado com a maestria de seus poemas, mas ainda não havia lidos nenhum de seus contos. A simplicidade e a profundidsde desses contos revelam o mestre na forma de um aprendiz, que com uma escrita cheia de significados, vai trilhando um aprendizado com sua escrita.

Renata.Loren 02/06/2023

Excelente obra
Muito bom, li em menos de 3 horas, obra leve e rápida, nota 10, enrolei por mt tempo por medo de uma leitura antiga, mas li como um livro atual

Pantaleoniano 12/04/2023

De aprendiz a homem feito
Conhecendo apenas (e ainda pouco) a obra poética de Drummond, o interesse e as espectativas que tive de conhecer o trabalho do autor enquanto contista não eram pequenos.

O aprendiz do título, era óbvio pra mim, se referia à não "familiaridade" do autor com esse gênero textual. Ao finalizar a leitura, porém, a ideia de aprendizado e formação adquiri novo sentido: o aprendiz é, de fato, o autor aprendiz, mas também o homem em formação.

O ensino deformador possibilitado pelo mundo deformado (a violência cotidiana da infância à vida adulta, a modernização exploradora etc.) e aprendizado internalizador dessa formação deformada (também no primeiro contato com a morte, nas conversas alheias e nos encontros casuais) cria o indivíduo próprio de um Brasil que também tentava se afirmar como urbano, mas de origens rurais; moderno, mas tradicional.

O menino do campo que nasce pra literatura ainda muito jovem, que cresce aprendendo a apanhar e a bater e que se vislumbra com a cidade grande (mas não tão grande), é o homem que presencia o concreto esmagar a gente, que vê as gentes viverem mas que, ao final, não se vê nelas.

Morre o aprendiz e nasce o homem feito (ou os homens prontos pra fazer).

Amanda Vinco Toneti 28/03/2023

Gostei batante6
Achei os contos muito bons. A maioria relatando o cotidiano e outros mais diferentões. Os meus preferidos são Meu companheiro", "Conversa de velho com criança", "Miguel e seu furto" e, principalmente, "O gerente".

Coelho 28/01/2023

Contos de aprendiz
Pelo o que li, é o primeiro livro de contos do autor, trazendo algumas histórias engraçadas, emocionantes e pouco críticas, expondo alguns alguns sistemas da época. Tive uma expectativa muito alta quando o peguei por se tratar do renomado Carlos Drummond, então esperava mais, porém, é a minha primeira leitura de qualquer obra dele e não sinto que foi desgastante, então não vou desistir de seus livros.

escaravelhoss 12/12/2022

Um livrinho de contos interessantes uau
Achei esse livro na biblioteca da escola, no último ano do ensino fundamental, 5 anos atrás. Até hoje eu ainda me lembro de alguns contos que li nele, e como alguns me prendiam profundamente. O que mais me marcou foi: "Flor, Telefone, Moça" acho que cheguei a ler umas 11 vezes; e o do cachorrinho Pirolito me fez chorar um pouco.

luiza3339 18/10/2022

abandonei essa bomba na metade ,o começo explicam uma coisa totalmente sem sentido .depois uma enrolação que só Jesus e muito chato são bem poucas histórias que 'salvam'

Henrique Fendrich 30/08/2022

Li há muito tempo, quanto ainda não tinha o hábito de ler contos, que também não era o gênero que fez a fama do Drummond, mas, mesmo assim, lembro de ter gostado do estilo do autor e da trama da histórias, inclusive a ponto de cogitar também eu escrever os meus continhos.

fernanda 02/08/2022

"Não deixaria a mulher para chamar ninguém. Sabia que não
poderia fazer nada para ajudá-la, a não ser sentar-se à beira da cama, pegar-lhe nas mãos e esperar o que ia acontecer.
"